maio 28, 2008

Austregésilo Carrano Bueno - 1957-2008

Austregésilo Carrano

Foi tirar umas férias, nosso guerreiro imbatível.
Implacável com sua arma, as palavras, deixou muitos donos de manicômio sem ação.
Amoroso e atencioso com os amigos, seu legado é a coragem e a persistência de não aceitar as injustiças.
Estará para sempre em nossos corações e mentes.
A gente se vê por aí, irmão!

Nilo Neto


*************

Austregésilo Carrano Bueno foi um escritor brasileiro, integrante do Movimento da Luta Antimanicomial. Autor do livro "Canto dos Malditos" onde conta sua experiência nos hospitais psiquiátricos e denuncia os absurdos cometidos diariamente nessas instituições. O livro baseou o premiado filme "Bicho de Sete Cabeças". Morto aos 51 anos, na tarde de 27 de maio 2008.

Índice
1 História
2 O livro
3 Austregésilo Carrano Bueno
4 Obras e atividades do autor

História
Nasceu em 1957, em Curitiba, Paraná. Em 1974, então com 17 anos, era um jovem rebelde que se drogava com maconha e outros medicamentos de uso restrito. Quando o pai de Austregésilo encontrou alguns cigarros de maconha no bolso de uma jaqueta do filho, resolveu interná-lo em um hospital psiquiátrico, para tratar de seu vício (embora admitisse que era apenas usuário). Sem ao menos ter sido examinado, em um período de três anos, Austregésilo foi transferido de um hospital a outro, submetido a torturas e eletrochoques (no total de 21 sessões). Isso durou até que, desesperado, ateou fogo em sua própria cela, sendo retirado a tempo. O ato despertou seu pai, que o tirou do manicômio. Desajustado pelos eletrochoques, pela sedação pesada e torturas variadas, ele acabou sofrendo também nas mãos da polícia, que lhe proporcionou doses extras de humilhação e espancamento. [1]

O livro
O autor foi a primeira pessoa no Brasil a mover uma ação indenizatória por erros de diagnóstico, tratamentos torturantes e crimes contra médicos psiquiatras, em 13 de maio de 1998. Porém, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná a pagar a médicos psiquiatras e seus familiares 60 mil reais de indenização por danos morais devido as críticas aos "médicos" contidas em seu livro. Uma segunda ação, agora por parte das famílias dos médicos mencionados em seu livro, conseguiu que "O Canto dos Malditos" fosse retirado de circulação das lojas e livrarias de todo o país.

Austregésilo Carrano Bueno
Foi o Representante Nacional dos Usuários na Reforma Psiquiátrica do Brasil. Homenageado em 28 de Maio de 2003 pelo Ministério da Saúde e pelo Presidente da República Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, por sua Luta e Empenho na Construção da Rede Nacional de Trabalhos Substitutivos aos Hospitais Psiquiátricos no Brasil.

Obras e atividades do autor
Palestrante sobre Saúde Mental. Temas: Pequeno histórico da proliferação das Côlonias e Hospícios no Brasil; Fortunas Psiquiátricas Brasileiras; Holocausto Psiquiátrico Brasileiro com mais de trezentas mil mortes num total de seiscentas mil vítimas psiquiátricas em menos de cem anos de uma falsa psiquiatria; Indenizações Dignas como as pagas aos Presos Políticos as Vítimas do Holocausto Psiquiátrico; Nova Visão, Tratamentos e Conceitos sobre Saúde Mental; Preconceitos Sociais; Rede Nacional de Trabalhos Substitutivos aos Hospitais Psiquiátricos...
O livro "O Canto dos Malditos" já é indicado em mais de 20 Universidades e Faculdades de Psicologia, Assistentes Sociais, Terapias Ocupacionais, Direito, Enfermagem e outras.
Textos - Teatro (esgotado, a espera de nova Editora) Seis peças para Teatro.
Um dos textos, premiado da ECO 92, adaptado pelo autor para livro infanto-juvenil com o título provisório de SOS... Os senhores egoístas avarentos de tudo estão devorando a mãe natureza. Pronto e ilustrado a espera de Editora.
Filhas da noite. Pronto a espera de Editora.

Fonte: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Austreg%C3%A9silo_Carrano_Bueno"

***

Leia mais sobre a morte do escritor que inspirou o filme 'Bicho de sete cabeças' morre em SP
http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL581104-7084,00-ESCRITOR+QUE+INSPIROU+O+FILME+BICHO+DE+SETE+CABECAS+MORRE+EM+SP.html

Posted by Picasa

Um comentário:

Anônimo disse...

Outros Austregésilos devem lutar por uma socieadade sem os malditos manicomios, que degradaram, e ainda degradam, a dignidade humana. todos por uma sociadade melhor.