maio 26, 2008

Morre. no Rio de Janeiro, João Ferreira Filho

João Ferreira Filho
Nota de falecimento: João Ferreira Filho

Queridos amigos:
com muita tristeza, informo a todos o falecimento súbito, ontem à noite (sábado, dia 24.05), no Rio, do Prof. João Ferreira, da UFRJ. João foi diretor do Instituto de Psiquiatria, e desde a época de aluno da pós-graduação apoiou decididamente as lutas pela reforma psiquiátrica. Na semana passada, lançou um livro sobre A Saúde Mental e Maio de 1968, com uma mesa-redonda muito concorrida no Fórum de Ciência e Cultura, que fica no mesmo prédio histórico do antigo Hospício Nacional de Alienados, na Praia Vermelha. João era um companheiro da Reforma, um grande amigo de muitos de nós. Amigo é coisa pra se guardar, no lado esquerdo do peito. Estamos muito tristes. Abraços a todos, Pedro Gabriel

*****

Tive a sorte de entrar no IPUB no primeiro ano da primeira gestão do João, e de ficar lá (para mestrado etc.) ao longo de quase todo o período de suas duas gestões.
Todos os que estivemos lá nesse período vimos que o João, sem perseguir os conservadores (todo mundo que trabalhasse era apoiado por ele), fez do IPUB um ponto de apoio político e operacional às ações da reforma: o Censo dos hospitais psiquiátricos no Rio, as residências multiprofissionais, diversas iniciativas de formação de novos profissionais, o Núcleo de Políticas Públicas (NUPPSAM). Pessoalmente, muitos de nós devemos muito a ele, mas acho que mais do que a gratidão individual, deve-se louvar a entrega dele a um projeto coletivo, e público.
Estou muito emocionado. Um abraço.
Fernando Tenório

*****

perturbada pela notícia
lembro do João com carinho e já com saudades
conheci o João no SISMEC (simposio internacional de saude mental comunitária) há 20 anos atrás em Santa Maria!
o João da saúde do trabalhador
o João amigo da Ana Pitta
o João maranhense brasileiro
que sabia o valor da cultura do seu estado para o Brasil
o João dançarino e festeiro
o João polêmico
foi o médico hegemônico mais reformista que conheci
entre os "conservadores" era "revolucionário"
entre os "revolucionários" era "conservador"
o João deu suporte para que a produção gaúcha fosse publicada nacionalmente
ao me indicar para participar de uma publicação do IPUB em 2000
O João bancou tudo o que o Tenório já citou e outras cositas más
uma das últimas, que tive notícias, foi o lindo trabalho da Cristina Loyola com agentes populares e de saúde no Maranhão.
no encontro da revista Lancet em novembro de 2007
pude dizer tudo isso para ele, que bom!
obrigado João
que continues fazendo a diferença e dançando por onde andares.

abraços a todos
Sandra Fagundes

*****

Realmente uma das mensagens mais tristes transmitidas nesta rede... mas João... Professor João estará sempre em nossas mentes e na reforma psiquiátrica.

Flávio Resmini

*****

Mal sabíamos, mas o trabalho do Professor João sobre 1968 e a Saúde Mental era o seu canto de cisne. Belo e justo canto, explicitando o que para muitos de nós ele representa na Reforma Psiquiátrica Brasileira: ao mesmo tempo um erudito e um revolucionário.

Meditemos em sua homenagem. Sentiremos sua falta.

Tófoli

*****

Nota do blog: Conheci João Ferreira Filho, sem nunca vê-lo pessoalmente, através das palavras carinhosas e respeitosas do meu amigo Silvério Tundis, que também já não está mais entre nós. Dialoguei com ele, através dos seus textos, inúmeras vezes. Grande João, sua obra fica para sempre entre nós.

__._,_.___

Conheça mais:

João Ferreira da Silva Filho

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973). Residência em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975); especialização em Saúde Pública pelo Fundação Oswaldo Cruz (1974); mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979); doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e pos-doutorado pelo Istituto Mario Negri - Italia (1991). Foi Coordenador de pós-graduação (1991-1993) e Diretor Geral do Instituto de Psiquiatria - IPUB/UFRJ (1994-2002). Decano do Centro de Ciências da Saúde - CCS/UFRJ (2002-2006). É Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Consultor do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Psiquiatria, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, da Financiadora de Estudos e Projetos, da FAPEMIG, da FAPEMA, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal. Membro dos Conselhos Editorial e Consultivo do Jornal Brasileiro de Psqiuiatria; dos Arquivos Brasileiros de Neurolgia, Psiquiatria e Medicina Legal, Ciência e Saúde Coletiva, dos Cadernos IPUB; do Caderno de Currículo e Ensino - NUTES/UFRJ, da Revista Saúde e Educação para a Cidadania e da Coleção Ciência e Saúde. Parecerista das revistas Brasileira de Psiquiatria, de Enfermagem da Escola Anna Nery etc. Tem experiência na área de Medicina , com ênfase em Psiquiatria. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psiquiatria, Trabalho, Saúde Mental, Ensino em Saúde e Políticas Públicas.
Posted by Picasa

Um comentário:

Unknown disse...

Nós da sua familia no PM do IPUB continuamos perplexos com mais essa armação do João. Como disse o Tácito ( "Mestre Estácio", João o chamava), "ele fez tudo à sua moda, como sempre: e nem avisou a gente". Estamos muito tristes e saudosos. E como muito bem lembro a Sandra, perdemos também um companheiro de gafieira. Não vou falar do João acadêmico, João brilhante e genial. Quem me faz falta agora é o nosso João. O irmão arengueiro e terno. Beijão procê menino. Maria Graúna das Mercês ou Fátima Lima de Natal