maio 23, 2008

Quando a cidade atraca nas aldeias: Barreira da Missão, Tefé – AM

Tefé - Médio Solimões

Resumo do trabalho do professor Guilherme Githay de Figueiredo, da Universidade do Estado do Amazonas, para a 26ª. Reunião Brasileira de Antropologia

Quando a cidade atraca nas aldeias: Barreira da Missão, Tefé – AM

Autoria: Prof. Ms. Guilherme Gitahy de Figueiredo

Por: Raquel Moraes ( Brasília-DF )

Quando a cidade atraca nas aldeias: Barreira da Missão, Tefé – AM1

Prof. Ms. Guilherme Gitahy de Figueiredo
Centro de Estudos Superiores de Tefé
Universidade do Estado do Amazonas

Resumo
Políticas públicas e projetos de pesquisa e extensão costumam chegar a lugares onde ocorreram tragédias. Mas poucos pesquisadores têm a oportunidade de acompanhar um problema social desde o seu começo. Teve início na Barreira da Missão, sob minha coordenação, a execução do projeto “Nova Cartografia Social da Amazônia de Tefé” (PNCSAde Tefé). Trata-se de área indígena localizada próxima à área urbana do município de Tefé, cidade pólo da região do médio Solimões e com mais de 70 mil habitantes. As quatro aldeias, oficialmente das etnias Ticuna, Kambeba e Kokama, têm se organizado e lutado para recuperar suas tradições e reaprender as suas línguas num contexto de proximidade com a área urbana. Enquanto isso, o novo porto de Tefé está sendo construído a menos de 200 metros da primeira das aldeias, prometendo uma forte urbanização da área. Além do mapeamento do espaço e da identidade dos indígenas, feito por eles mesmos – proposta oriunda da coordenação geral em Manaus do PNCSA -, dei início a atividades de pesquisa e extensão relacionadas com a apropriação de tecnologias de comunicação pelas aldeias, como forma de fortalecê-las cultural e socialmente. Pretendo ainda realizar levantamentos de histórias de vida e estudar a inserção das aldeias nas esferas públicas (sociedade e Estado).
Esta apresentação visa apontar os primeiros achados decorrentes dessas experiências iniciais de pesquisa e extensão, e compartilhar o alerta e a reflexão que decorrem dos riscos e oportunidades que pode trazer o novo porto.

Palavras-Chave: Índios urbanos, movimento indígena, autonomia.

Trabalho apresentado na 26ª. Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de junho de 008, Porto Seguro, Bahia, Brasil.

http://201.48.149.88/abant/
http://201.48.149.88/abant/arquivos/22_5_2008_17_17_47.pdf

Fonte: Portal Mundo Acadêmico
Posted by Picasa

Nenhum comentário: