maio 29, 2008

2 de Junho - Dia Internacional da Prostituta: mutirão da cidadania

Arte de Picasso - As damas d'Avignon
A Associação das Prostitutas do Amazonas e a Associação Garotos da Noite, estarão realizando no dia 02 de junho em comemoração ao Dia Internacional da Prostituta um mutirão da cidadania.

Na oportunidade além das informações sobre as atividades das Associações sobre a prevenção as DST/HIV e AIDS entre as profissionais do sexo de Manaus, haverá emissão de RG (1ª e 2ª via), emissão de Carteira do Trabalho e corte de cabelo.

O evento acontecerá no auditório do Sindicato dos Estivadores de Manaus e conta com o apoio do: Centro de Referência de Combate a Homofobia Adamor Guedes, SEAS, SEMDIH, Associação Amazonense de Gays Lésbicas e Travestis e Transexuais, Fundação Alfredo da Mata, Sindicato dos Estivadores, Coordenação Estadual de DST/AIDS, Remulos, Delegacia Regional do Trabalho, Secretaria de Segurança do Estado do Amazonas e Fórum OSC/AIDS/AM

Contatos:

Denise Maia
Associação das Prostitutas do Amazonas
Fone: 8141-6955

Dartanhã Silva
Associação Garotos da Noite
8168-5231


História - No dia dois de junho de 1975, 150 prostitutas ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França. Elas protestavam contra multas e detenções, em nome de uma "guerra contra o rufianismo", e até contra assassinatos de colegas que sequer eram investigados. No dia 10 de junho, as mulheres na igreja de Saint-Nizier foram brutalmente expulsas pela polícia. Ao ter a coragem de romper o silêncio e denunciar o preconceito as prostitutas de Lyon entraram para a história.

Conquistas - Algumas conquistas já foram atingidas. Entre elas, o reconhecimento pelo Ministério do Trabalho da atividade da prostituta, na Classificação Brasileira de Ocupações; ações de promoção da cidadania e de prevenção das DST/Aids, em parceria com o Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde; e a apresentação ao Congresso Nacional de projeto de lei que formaliza a profissão e dá direitos às profissionais do sexo, pelo deputado Fernando Gabeira.

Classificação Brasileira de Ocupações

5198-05 - Profissional do sexo - Garota de programa, Garoto de programa, Meretriz, Messalina, Michê, Mulher da vida, Prostituta, Puta, Quenga, Rapariga, Trabalhador do sexo, Transexual (profissionais do sexo), Travesti (profissionais do sexo).

Descrição sumária

Batalham programas sexuais em locais privados, vias públicas e garimpos; atendem e acompanham clientes homens e mulheres, de orientações sexuais diversas; administram orçamentos individuais e familiares; promovem a organização da categoria. Realizam ações educativas no campo da sexualidade; propagandeiam os serviços prestados. As atividades são exercidas seguindo normas e procedimentos que minimizam as vulnerabilidades da profissão.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: