maio 13, 2008

Memória da Loucura

A Loucura em cartaz na Sala P.F. Gastal (13 a 18/Mai)

A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) dá início na próxima terça-feira, dia 13 de maio (até domingo, 18 de maio), a uma pequena mostra intitulada Memória da Loucura, exibindo várias produções em torno do tema. A mostra acontece justamente durante a Semana da Luta Antimanicomial, e é uma programação paralela às exposições Memória da Loucura e Programa de Volta pra Casa, inauguradas no dia 9 de maio no segundo andar da Usina do Gasômetro. As produções exibidas fazem parte, em sua maioria, do acervo de filmes do Ministério da Saúde. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura.

Entre os destaques da mostra, documentários sobre Arthur Bispo do Rosário, José Agrippino de Paula (o escritor do cultuado romance Panamérica), a TV Pinel e a já clássica trilogia Imagens do Inconsciente, que o diretor Leon Hirszman dedicou a pacientes da psiquiatra Nise da Silveira. As exibições acontecem em DVD, nas sessões das 17h15, 18h15 e 19h15.

Na terça, quarta e quinta-feira, as sessões das 19h15 serão seguidas de debate. Na sessão das 15 horas, a Sala P. F. Gastal segue exibindo Meu Nome não é Johnny, de Mauro Lima.

PROGRAMAÇÃO


Para Além do Portão, de Pádua Henriques (13 minutos)
Documentário que aborda a relação de exclusão e tutela entre o doente mental e a sociedade.

Imagens da Loucura, direção coletiva (45 minutos)
Novas imagens da loucura a partir de performances e de um desfile de moda, em que uniformes dos pacientes do Instituto Philippe Pinel (IPP) são transformados em modelos "fashion". Aborda ainda o cotidiano do Instituto Pinel e alguns de seus personagens, como Rose e Sr. Raimundo, da lavanderia.

Labirintos da Arte, Heitor Costamilan (20 minutos)
Videoinstalação com depoimentos, obras e trabalhos desenvolvidos por usuários da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santo André.

Socorro, direção coletiva (21 minutos)
Socorro é membro do Instituto Franco Basaglia, participa ativamente do Movimento da Luta Antimanicomial e trabalha como recepcionista no projeto de Bolsa de Trabalho para pacientes do Hospital de Jurujuba, em Niterói. No filme, fala de sua infância difícil na Paraíba e como foi trilhar, na cidade grande - o Rio de Janeiro -, caminhos para driblar as dificuldades e os preconceitos, em sua permanente busca de autonomia e trabalho.

Arthur Bispo do Rosário - O Prisioneiro da Passagem (24 minutos)
A vida e a obra do artista Arthur Bispo do Rosário, interno da Colônia Juliano Moreira durante 50 anos.

Passeios no Recanto Silvestre, de Miriam Chnaiderman (15 minutos)
Recolhido em Embu desde os anos 80, José Agrippino de Paula, o guru do Tropicalismo, recebeu uma pequena equipe de filmagem formada por Jorge Bodanzky, Antonio Peticov e José Roberto Aguilar. O documentário mostra que 20 anos separam a estrela da literatura beat paulista e autor do ousado Hitler IIIº Mundo (de 1968, exibido pela Sala P. F. Gastal na recente mostra dedicada ao cinema marginal) do José Agrippino de hoje, que vive recluso em uma pequena casa com objetos recobertos de pó, onde, segundo os vizinhos, as visitas rareiam e quase nunca a janela é vista aberta.

Gilete Azul, de Miriam Chnaiderman (16 minutos)
Na obra da artista plástica Nazareth Pacheco, a presença do sofrimento vivido no corpo.

Ímola - A Cidade Aberta, de Paulo Amarante (19 minutos)
Saúde mental e territorialidade em Ímola. Trata-se de um dos mais importantes processos de transformação psiquiátrica da história contemporânea, cuja idéia é a de superar o atual modelo manicomial, promovendo o processo de ressocialização.

Saúde Mental - Mudança no Tratamento faz toda a diferença, direção coletiva (15 minutos)
Expõe o que pode ser feito para respeitar as diferenças e as singularidades das pessoas com transtornos mentais e comportamentais e, também, o que já está sendo feito no Brasil para mudar o tratamento dado a essas pessoas.

Parabéns, TV Doida, direção coletiva (48 minutos)
Aborda o cotidiano do Instituto Philippe Pinel (IPP) e seus personagens, como o segurança Celestino, entrevistado do "Perfil"; Altamiro Barbosa, usuário do Centro de Atividades Integradas em Saúde Mental (Cais), que protagoniza um quadro musical; o poeta e usuário do Cais Jorge Romano, em reportagem sobre sua prisão, ocorrida em condições conturbadas. Suas produções ficcionais, como "O Vampiro da Noite", tratam com humor de temas do dia-a-dia dos usuários do Instituto.

Estrela de Oito Pontas, de Fernando Diniz (12 minutos)O filme foi inteiramente criado por Fernando Diniz e é apenas uma pequena mostra do riquíssimo trabalho desenvolvido por ele ao longo de mais de cinco anos, utilizando cinema de animação.

Terapia da Liberdade, de Sandra Regina Cacetart (50 minutos)
Reportagem que revela a situação atual dos portadores de doença mental no Brasil a partir de entrevistas realizadas em hospitais e centros de convivência do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

Fabiana, Eu Te Amo II, de Leonardo Guelman e Neimyr Guaycurus (7 minutos)
Apresenta o conceito de loucura, entremeando uma performance feita nas ruas e o depoimento sensível de um menino. Com humor, pretende estimular e sensibilizar o público para a questão da saúde mental.

Fronteiras da Mente, da Saúde e da Expressão: Imagens do Mundo Interno, direção coletiva (16 minutos)
Mostra a experiência desenvolvida desde a década de 1940 pela psiquiatra Nise da Silveira no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. Ali, os usuários fazem pintura, desenho e escultura, expressando seus conflitos internos. O vídeo começa com uma biografia de Adelina Gomes, uma interna que reviveu em sua pintura o mito grego de Dafne.

Habitante de Lugar Nenhum, de Noale Toja (56 minutos)
Histórias de vida de pessoas que fizeram de sua loucura uma via para a criação na arte, no trabalho, no dia-a-dia. Pessoas que cometem a louca ousadia de reinventar o cotidiano e as relações, desafiando estereótipos e preconceitos, conquistando espaços.

TV Pinel? Qual é o Canal?, direção coletiva (45 minutos)
Programa de lançamento da TV Pinel. São apresentados usuários e técnicos do Instituto Philippe Pinel (IPP), a comunidade dos arredores do Instituto e pessoas envolvidas com a Reforma Psiquiátrica brasileira. Traz ainda produções ficcionais, como os quadros "Freud não explica!", "Haldol" e "A Salada Louca".

A Gente Também quer Viver, de Doralice Araújo (12 minutos)
Trata da Reforma Psiquiátrica. É um movimento emergente e tem como meta a extinção dos manicômios e o reconhecimento dos usuários como cidadãos de fato e de direito, exigindo mudanças na legislação no que diz respeito aos serviços psiquiátricos.

Fronteiras da Mente, da Saúde e da Expressão: Voz e Melodia, direção coletiva (15 minutos)
Fala da importância da arte de emitir sons e da música para os seres humanos. Faz um breve histórico da evolução da música e mostra depoimentos de três musicoterapeutas da Escola de Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música: Cecília Conde, Paula Carvalho e Lia Rejane Barcelos.

Loucura e Carnaval, direção coletiva (17 minutos)
A fantasia (roupa e sonho) de Rejane Aleluia, usuária do Instituto Philippe Pinel (IPP), convida: "Vamos fugir para o paraíso da loucura, onde se é livre?" Daí nasce "Loucura e Carnaval", que aborda a relação entre a loucura e o carnaval, momento mágico de paixão e delírio coletivo. Realizado no Carnaval de 97, quando a comunidade do IPP participou do desfile da Escola de Samba Porto da Pedra, que teve como samba- enredo "No Reino da Alegria, cada Louco com sua Mania".

Fronteiras da Mente, da Saúde e da Expressão: da Loucura à Cidadania, direção coletiva (17 minutos)
Começa com uma biografia de Emygdio, um interno do Centro Psiquiátrico Pedro II, considerado um gênio da pintura. Apresenta também a evolução da psiquiatria, desde os tempos em que os loucos eram considerados possuídos pelo demônio até os dias de hoje. Trata ainda do projeto de lei que renova a legislação sobre a saúde mental no Brasil e mostra a experiência renovadora da Casa do Engenho.

Trilogia Imagens do Inconsciente, de Leon Hirszman
Fernando Diniz - Em busca do espaço cotidiano (80 minutos)
Adelina Gomes - No reino das mães (55 minutos)
Carlos Pertuis - A barca do sol (70 minutos)

Trilogia que narra a trajetória de Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis, internos do Centro Psiquiátrico Pedro II, atual Instituto Municipal Nise da Silveira

Imagens de Paulo Bueno, de Francilene Rainone e Paulo Bueno (6 minutos)
O filme foi inteiramente criado e editado por Paulo Bueno, participante da oficina de imagens e integrante do Caps II Cais Mental Centro. Paulo vai falando de seu vício com o cigarro, de suas tentativas de parar, dos cursos que já fez, permeados por entrevistas com várias pessoas que dão seus depoimentos em relação ao cigarro e o hábito de fumar.Misto de ficção e realidade.

Mãos que Fazem, de Francilene Rainone (8 minutos)
Aborda a questão de trabalhadores que realizam suas atividades, seus ofícios de suma importância para a sociedade, mas que muitas vezes não são percebidos ou valorizados. Entrevistas e imagens captadas por participantes da oficina de imagens do Caps II Cais mental centro de Porto Alegre.

GRADE DE HORÁRIOS
Terça-feira (13 de maio)
15h00 - Meu Nome não é Johnny
17h15 - Para Além do Portão (13 minutos) + Imagens da Loucura (45 minutos)
18h15 - Labirintos da Arte (20 minutos) + Socorro (20 minutos) + Arthur Bispo do Rosário - O Prisioneiro da Passagem (24 minutos)
19h15 - Passeios no Recanto Silvestre + Gilete Azul, seguido de debate com:
* Edson Luiz de Souza - Professor Adjunto da UFRGS, doutor em psicanálise e membro da Associação Psicanálítica de Porto Alegre.
* Analice Palombini - Doutora em Saúde Coletiva e professora do Instituto de Psicologia da UFRGS.

Quarta-feira (14 de maio)
15h00 - Meu Nome não é Johnny
17h15 - Canal Saúde: Equipe Itinerante (10 minutos) + Imola - A Cidade Aberta (18 minutos) + Saúde Mental - Mudança no Tratamento Faz Toda a Diferença (15 minutos)
18h15 - Parabéns, TV Doida (48 minutos)
19h15 - Estrela de Oito Pontas + Ilhas Urbanas, seguido de debate com:
* Ester Trevisan - Membro da equipe do CAPS Cais Mental Centro e da Associação Psicanalítica de Porto Alegre.
* Marcus Mello - Crítico de cinema e programador da Sala P. F. Gastal.

Quinta-feira (15 de maio)
15h00 - Meu Nome não é Johnny
17h15 - Terapia da Liberdade (50 minutos)
18h15 - Mãos que Fazem + Fabiana, Eu Te Amo II (7 minutos)
19h15 - Imagens de Paulo Bueno + Fronteiras da Mente, da Saúde e da Expressão: Imagens do Mundo Interno, seguido com:
* Liliane Froemming - Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e professora adjunta da UFRGS

Sexta-feira (16 de maio)
15h00 - Meu Nome não é Johnny
17h15 - Habitante de Lugar Nenhum (56 minutos)
18h15 - TV Pinel? Qual é o Canal? (45 minutos)
19h15 - A Gente Também Quer Viver (12 minutos) + Fronteiras da Mente, da Saúde e da Expressão: Voz e Melodia (15 minutos)
21h00 - Projeto Raros (Sombras da Noite)

Sábado (17 de maio)
15h00 - Meu Nome não é Johnny
17h15 -Terapia da Liberdade (50 minutos)
18h15 - TV Pinel? Qual é o Canal? (45 minutos)
19h15 - Loucura e Carnaval (17 minutos) + Fronteiras da Mente, da Saúde e da Expressão: da Loucura à Cidadania (16 minutos)

Domingo (18 de maio)

15h00 - Meu Nome não é Johnny
17h15 - Trilogia Imagens do Inconsciente - Em Busca do Espaço Cotidiano (80´)
18h45 - Trilogia Imagens do Inconsciente - No Reino das Mães (55 minutos)19h45 - Trilogia Imagens do Inconsciente - A Barca do Sol (70 minutos)

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre
Posted by Picasa

Nenhum comentário: