maio 17, 2008

Transparência Brasil já monitora 17 Câmaras Municipais

TRANSPARÊNCIA BRASIL

Transparência Brasil já monitora 17 Câmaras Municipais

A menos de cinco meses das eleições municipais brasileiras, o projeto Excelências, da Transparência Brasil, já reúne informações sobre os ocupantes de 17 Câmaras Municipais. Entre elas estão todas as Casas legislativas das capitais do Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
Além das Câmaras de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá, estão disponíveis dados sobre os vereadores de Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís, Teresina, Belém e Manaus. As Casas legislativas das demais capitais brasileiras serão contempladas na seqüência.

Ao navegar pelo sítio de Internet do projeto Excelências, que, além das 17 Câmaras Municipais, cobre todas as Assembléias Legislativas e as duas Casas do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado), o eleitor poderá conhecer melhor os parlamentares brasileiros. Muitos desses políticos serão candidatos a prefeito ou a vereador em outubro, e é importante que o eleitor conheça melhor quem pede seu voto.

Entre as informações constantes no projeto Excelências, relativas a cada parlamentar, estão:

* Processos na Justiça e punições em Tribunais de Contas;
* Perfil do financiamento em campanhas eleitorais pregressas;
* Afinidades com grupos de interesse (evangélicos, sindicalistas, policiais, entre outros);
* Histórico de filiações partidárias;
* Cargos relevantes ocupados no passado.

Visite todos os dias o projeto Deu no Jornal, que traz o noticiário sobre corrupção e controle publicado em 59 jornais e revistas de todo o país.

Acostume-se a consultar o projeto Às Claras, que traz informações sobre quem paga quem em eleições.

Conheça a radiografia feita pela Transparência Brasil sobre as finanças dos municípios catarinenses desde 1997.

Resolva dúvidas sobre licitações públicas no projeto Assistente Interativo de Licitações. Verifique se um determinado edital está de acordo com as regras.

Utilize a Multibusca para obter informações a respeito de pessoas e empresas presentes em centenas de bancos de dados públicos.

Fonte: Transparência Brasil
Posted by Picasa

Nenhum comentário: