VIII ENCONTRO CLIO-PSYCHÉ
Histórias da Psicologia no Brasil - 10 anos depois
Período: 29, 30 e 31 de outubro de 2008
Local: UERJ
Inscrições no site do CEPUERJ: http://www.cepuerj.uerj.br/
Envio de trabalhos: até 30/06/2008
Resultado da avaliação dos trabalhos: até 21/07/2008
Prazo de efetivação da inscrição para apresentação e inclusão do resumo nos Anais do encontro: até 31/07/2008
VALORES DE INSCRIÇÃO:
Alunos – R$ 30,00
Profissionais – R$ 60,00
INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
Podem ser inscritos trabalhos de história, em especial de História da Psicologia, e preferencialmente de História da Psicologia no Brasil. Haverá duas modalidades de apresentação:
Comunicações Orais – os trabalhos serão organizados em sessões, respeitando os eixos escolhidos no momento da inscrição. Os autores disporão de 20 minutos de exposição, podendo utilizar, na apresentação, computador com datashow.
Pôsteres - trabalhos gráficos que ficarão expostos ao longo do evento, também respeitando os eixos escolhidos no momento da inscrição. Dimensões: 80 centímetros de largura e 1 metro de comprimento. Cada pôster deve facilitar a visualização das informações, maximizando figuras, esquemas, tabelas, utilizando tamanho de letra que permita leitura a pelo menos 1 metro de distância.
RESUMOS
Forma de Envio dos Resumo de Trabalho:
Todos os resumos enviados deverão seguir as normas abaixo relacionadas:
1) O resumo do trabalho deve ser enviado através do e-mail resumosclioviii.uerj@gmail.com, na forma de anexo (doc ou rtf), acompanhado da Ficha de Inscrição.
2) O resumo não deve conter gráficos, figuras, fotos ou referências bibliográficas.
3) Corpo do texto: entre 1.000 e 1.500 palavras, feito em Word for Windows, fonte Times New Roman 12, com alinhamento justificado, espaçamento 1,5, sem qualquer recuo ou entrada de parágrafo. O título deverá estar registrado no topo, em letras maiúsculas e em negrito. Na linha seguinte, situar o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), seguido(s) da Instituição(ões) a que pertence(m) e o e-mail de cada autor, assim como a agência financiadora (se for o caso).
4) O trabalho deve ser incluído em um dos 6 eixos temáticos. Sabemos que os eixos propostos não são mutuamente excludentes e poderão ocorrer dúvidas acerca de onde seria melhor situar o trabalho. Portanto, é importante a leitura atenta das descrições abaixo para que o resumo seja inscrito no eixo que parecer mais próximo da perspectiva do trabalho.
Eixo 1 – História, Memória, Comemoração – trabalhos que debatam: os modos como a memória interpela a história, desafiando-a a contar o que costuma omitir, e, por outro lado, o quanto certos lugares e instituições, inclusive a própria história como saber e discurso, configuram a memória dos agentes; o impacto das comemorações sobre a concepção de verdade histórica, os modos de conceber o curso do tempo, as definições relativas ao passado, ao presente e às perspectivas de futuro.
Eixo 2 – O Corpo da/na História – trabalhos que: desnaturalizem o antes óbvio “corpo” dos seres humanos, mediante pesquisas oriundas da genealogia, da história intelectual, da história cultural, da história das idéias e da história das mentalidades; investiguem instituições e movimentos do âmbito “psi” que incrementaram abordagens ditas “corporalistas”, em associação e/ou oposição às ditas “discursivas”; reflitam acerca das condições e efeitos do crescimento recente de enfoques biologistas e/ou neurocientíficos de temáticas anteriormente psicologizadas, etc.
Eixo 3 – História e Alteridade – trabalhos que discutam as diversas maneiras como a Psicologia se tem historicamente relacionado com variadas formas de alteridade: “os outros” que a Psicologia classifica, hierarquiza e controla – diferenças de gênero, etnia, cultura, nacionalidade, modos de vida, etc.; “formas outras” de praticar a Psicologia, em ruptura, mesmo que parcial, com essa configuração hegemônica; “saberes outros” que, articulando-se com o saber “psi”, o têm solidificado, alterado e/ou transformado, etc.
Eixo 4 – História, Subjetividade, Cidade – trabalhos que se dediquem: ao estudo dos modos de subjetivação, ou da produção de subjetividades, concebendo o sujeito como inteiramente fundado e refundado pela história; à analise das relações entre as transformações históricas do corpo das cidades brasileiras e os modos de subjetivação vigentes; ao estudo da emergência histórica de determinados espaços urbanos em correlação com modalidades de subjetivação; à análise histórica dos equipamentos de poder urbanos, etc.; à apreciação de eventuais mudanças na formação e prática dos psicólogos promovidas pelas novas formas de ensino-pesquisa em História da Psicologia, etc.
Eixo 5 – Paradigmas Historiográficos – trabalhos que: questionem o corpus documental apropriado à escrita da história e da história da Psicologia; investiguem as contribuições de historiadores da Psicologia na América Latina, estabelecendo bases para trabalhos de história comparada; debatam as relações entre a história e outros campos de saber, como a Psicanálise, a Literatura, os estudos culturais, etc.; correlacionem a produção historiográfica aos debates sobre modernidade e pós-modernidade, etc.
Eixo 6 - História e Instituições – trabalhos de pesquisa relativos: à história dos saberes e práticas “psi” nos campos jurídico, da saúde mental, da educação, do trabalho, do esporte, dos Direitos Humanos, etc.; à articulação dos saberes e práticas psi a determinados regimes políticos, tais como a Primeira República, a Era Vargas, a Ditadura Militar, etc.
5) Os resumos de trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Encontro. Solicitamos que os resumos submetidos sejam cuidadosamente revisados em seus aspectos formais e de redação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário