maio 14, 2008

Comitê Irmã Dorothy no Pará espera reversão da absolvição de Bida

Comitê Irmã Dorothy no Pará espera reversão da absolvição de Bida

Os integrantes do Comitê Irmã Dorothy ainda não aceitaram a sentença da justiça paraense que absolveu Vitalmiro Bastos de Moura. Conhecido como Bida, ele e acusado de ser o mandante do assassinato da missionária Doroty Stang, que aconteceu em 2005, no município de Anapu, estado do Pará.

Em nota divulgada, o comitê ressalta a preocupação “com um suposto consórcio entre os donos do poder econômico do município”. Para o jurista Dalmo Dallari, a absolvição de Vitalmiro é uma “decisão contrária às provas dos autos", pois os acusados modificaram seus depoimentos “sem que houvesse provas que sustentassem novas versões”. A integrante da equipe de coordenação do Comitê Dorothy, Irmã Margarida Pantoja, lamenta a demora de uma decisão da justiça para o pedido de novo julgamento.

O pedido já foi encaminhado à justiça, porém, a decisão poderá sair somente no final deste ano. Para ela “a justiça continua ao lado dos criminosos”. Margarida lembra de um fato semelhante ocorrido em 1985, no caso, a morte da Irmã Adelaide Molinari. Como Dorothy, ela atuava na defesa dos direitos humanos. O acusado de ter matado a tiros a religiosa, José Ribamar Lopes, também foi absolvido em julgamento. Ela aponta “que o poder econômico prevalece na região e determina a impunidade para grandes fazendeiros, que organizados e fortalecidos voltarão a cometer novos crimes”. A Comissão Pastoral da Terra estima que no Pará 75 pessoas estejam ameaçadas de morte.

De Brasília, da Radioagência NP, Gisele Barbieri

13/05/08
Posted by Picasa

Nenhum comentário: