Nota do blog: Na Semana do Meio Ambiente, nenhum meio de comunicação celebrou o fato de que o Estado do Amazonas há cinco anos consecutivos não registra desmatamento em escala preocupante, como a que atinge outras regiões da Amazônia. Temos o que celebrar (salvo no município de Lábrea onde a autoridade estadual enfrenta empresas madeireiras inescrupulosas). Os povos indígenas também têm motivos para celebrar: está sendo elaborado o currículo temático da Universidade Indígena do Amazonas, criada pelo Governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga. Aqui ele é visto ao lado da Reitora da Universidade do Estado do Amazonas, Marilene Freitas e do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Francelino Grando, no dia em que foi anunciada a sua criação.
Enquanto isso, os parentes da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol há anos estão comendo o pão que o diabo amassou, depois da inescrupulosa invasão de suas terras pelos arrozeiros. A demarcação dessas terras estará sob julgamento do STF ainda este mês. Estamos de olho.
Agora leia a mensagem do Professor Doutor José Ribamar Bessa Freire, Coordenador do Pro-Indio da UERJ, sobre a questão das Terras Indígenas Raposa/Serra do Sol:
Prezados,
http://www.programafaixalivre.org.br/?id=278
Ai vai a entrevista dada em 07 de junho 2008 ao Programa Faixa-Livre, da Rádio Bandeirantes, produzido pela jornalista Celestre Cintra e apresentado por Paulo Passarinho. A entrevista sobre Raposa Serra do Sol começa quando o reloginho marcar 49:00. Contou com a participação do General Neri e Ricardo Maranhão, do antropólogo Milton Guran e do coordenador do Pro-Indio da Uerj, José R. Bessa
Abs.
Bessa
O Programa Faixa Livre é uma iniciativa democrática de um conjunto de entidades - associativas, sindicais, profissionais - que se irmanam na luta por um Brasil socialmente mais justo, politicamente mais democrático e, enquanto Nação, mais soberano.Criado em dezembro de 1994, desde então é veiculado pela rádio Bandeirantes AM 1360.De segunda a sexta-feira, das 8 às 10h, você poderá não somente assistí-lo, mas dele participar.Com uma pauta diária de assuntos sobre política, economia, energia, meio-ambiente e demais questões nacionais e internacionais, em sintonia com os problemas contemporâneos do Brasil e do mundo, o Programa Faixa Livre, além de procurar informá-lo, tem um compromisso com a justiça, com a militância social e com a formação ideológica daqueles que acreditam que um outro Brasil e um outro mundo sejam possíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário