junho 02, 2009

Inclusão social: deficientes visuais ganham acesso à cultura nordestina

Prof. Doutor João Chamadoira

Nota do Blog: Gustavo Arruda nos envia os detalhes abaixo sobre a interessante história da "Biblioteca Falada". Trata-se um trabalho acadêmico, sem fins lucrativos, para gravação em áudios-livros (CDs) dos textos das obras da literatura brasileira, que são lidas por alunos do curso de graduação em Jornalismo da UNESP e direcionadas ao enriquecimento cultural dos deficientes visuais da ESCOLA PARA CEGOS (Lar Santa Luzia, Bauru / SP), contribuindo com a sua inclusão social. O mais recente título selecionado para passar pelo Laboratório de Rádio do Departamento de Comunicação Social da UNESP (que financia o projetos), e se transformar em áudio-livro da Biblioteca Falada, é a obra "DEU COM A PLEURA! matutices da cidade grande", do escritor pernambucano Gustavo Arruda, lançado nas livrarias pela Zit Editora (RJ) com prefácio do Mestre em Educação Adriano Medeiros Costa (UFRN). Quem quizer conhecer o Projeto, aqui vai a dica escreva para o Gustavo Arruda que está à disposição para maiores esclarecimentos: contato@deucomapleura.com.br, ou ligue para (81) 3422-0076 / 8896-0076. Não deixe de acessar http://www.deucomapleura.com.br

------------------------------------

INCLUSÃO SOCIAL - DEFICENTES VISUAIS GANHAM ACESSO À CULTURA NORDESTINA

Os alunos da ESCOLA PARA CEGOS de Bauru (SP) agora vão poder conhecer um pouco da cultura nordestina, graças à inclusão do livro de crônicas regionalistas "DEU COM A PLEURA!" na BIBLIOTECA FALADA do LAR SANTA LUZIA.

Todos os textos do livro, inclusive os glossários, com os termos nordestinos utilizados, estão sendo gravados em CD de áudio, no Laboratório de Rádio do Departamento de Comunicação Social da UNESP, para transformarem-se em mais um "áudio-livro" da Biblioteca.

A Biblioteca Falada

A "Biblioteca Falada" é um projeto didático de extensão do curso de Graduação em Jornalismo da UNESP, com financiamento da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) / Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão I, criado e coordenado pelo professor de jornalismo do Departamento de Ciências Humanas da FAAC João batista Neto Chamadoira.

"Os textos de livros, revistas, jornais e textos avulsos, previamente escolhidos pelos deficientes visuais matriculados na Escola Para Cegos do Lar Santa Luzia, são gravados em CDs, para posterior audição em grupo e discussão do conteúdo ouvido. A aluna orientanda-bolsista Ana Cláudia Lima e os alunos voluntários Renata Penzani e Nathália Botino (todos do curso de Jornalismo da UNESP), emprestam suas vozes para as gravações. O importante é a possibilidade dos alunos obterem experiência nas leituras, feitas sob orientação, que os prepara para a futura vida profissional de locutor de rádio e/ou televisão", esclarece Chamadoira.

O Livro

"Deu com a pleura! matutices da cidade grande", de autoria do escritor Gustavo Arruda (PE), e prefácio do mestre em Educação Eduardo Medeiro Costa (UFRN), foi recentemente lançado nas livrarias pela ZIT Editora (RJ), trazendo 29 crônicas de humor popular e mais de 600 expressões nordestinas contextualizadas (http://www.deucomapleura.com.br/
"Dado o conteúdo deste livro, muito fácil de ser apreendido, acredito que será útil para iniciar o programa previsto no Projeto que desenvolvo. É um livro que apresenta textos com certo humor e que, ao mesmo tempo, mostra de forma contextual as variantes regionais de nosso idioma." Profº Chamadoira.

A Escola Para Cegos

O Lar Santa Luzia, através da sua "Escola Para Cegos", ensina o método Braille, oferece atividades profissionais e curso de Informática, para os deficientes visuais terem mais acesso à informações e textos de caráter literário, aumentando a sua inclusão social.

"A Biblioteca Falada é um trabalho acadêmico sem fins lucrativos, em prol de uma instituição que, por várias razões, é muito carente, assim como os seus alunos." Complementa Chamadoira.

O Idealizador do Projeto

O Profº João Chamadoira é doutor em Letras (USP) e especialista em Língua Portuguesa (PUC/SP); coordenador do Núcleo de Produção Radiofônica do Depto. Ciências Humanas da FAAC; produtor, diretor e apresentador (com alunos) do programa "Poesia e Prosa", da Rádio UNESP FM. Criou o projeto da Biblioteca Falada a partir da sua experiência, quando professor de "Língua Portuguesa, Literatura e Redação" na Escola Técnica Federal de São Paulo (hoje Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo), como voluntário na orientação de alunos na leitura e gravação de textos para os deficientes visuais que formavam a clientela da FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS, em São Paulo capital. "Já fazem parte do acervo da Biblioteca Falada um CD com Nelson Rodrigues, um com Luiz Fernando Veríssimo, toda a coleção da série ´Para gostar de Ler´ (composta de crônicas dos mais representativos autores da nossa Literatura), além do livro ´Pequeno Príncipe´, de Antoine de Saint Exupéry, e ´O Sorvete e Outras Histórias´, de Carlos Drummond de Andrade. Minha orientanda, Ana Cláudia Lima, também incumbiu-se de passar cerca de mais 30 fitas cassetes para CDs." Conclui Chamadoira.

***

Maiores Informações

João Chamadoira

(14) 3103-6000 / 3879-2790 / 9774-5350

jobachama@uol.com.br

Posted by Picasa

Nenhum comentário: