agosto 05, 2010

Israel: um país criado sobre mitos


Nota do blog: O jornal é israelense, o autor do artigo é de descendência judaica, portanto ambos insuspeitos. Com quem está a verdade? Com os criadores de mitos ou com aqueles que os combatem? Jacob David Blinder
 
Haaretz
 
Palestina
Lawrence Davidson, professor de história da West Chester University, da Pensilvânia, e autor de vários livros sobre o Oriente Médio, comenta a medida do governo israelense. Because Silence Is Complicity!

História de Israel
 
Israel é um país construído sobre mitos. E, evidentemente, não é o único. Nesse ponto, é muito parecido com seu patrono, os Estados Unidos. Para construir e manter um status mítico, uma nação deve criar uma imagem de si mesma, desde seu início, e passar essa imagem de geração em geração. A imagem criada pelos EUA é a de que o país é um farol da democracia e do capitalismo e que tudo o que faz em relação a sua política externa, mesmo quando em guerra, é sempre um feito altruísta. Para Israel, o mito é que o país é democrático e o último bastião de segurança para os judeus do mundo. Tudo que ele faz, mesmo quando isso equivale à expansão imperial, é feito em nome da defesa do Estado.
 
Para manter esses mitos é preciso controlar a história. A história controlada deve ser ensinada nas escolas e apoiada pelas múltiplas mídias da nação. É preciso convencer uma população para que ela assimile a visão de mundo mítica a ponto de, se algo ocorrer que contradisser essa visão, possa ser facilmente descartado como exceção à regra. No caso dos Estados Unidos, duzentos anos de doutrinação e um status de longo prazo como grande potência permitiu que seus mitos sobrevivessem, na mente de seu povo, mesmo com os horrores do Vietnã, do Iraque e do Afeganistão. Israel é uma nação muito mais jovem, com apenas três ou mais gerações submetidas à, digamos, doutrinação psicológica. E, embora possa ser uma superpotência regional, sua reputação no Oriente Médio é construída sobre o medo. No resto do mundo sua reputação é associada a atitudes igualmente instáveis e provisórias, como a culpa do holocausto. Em essência, com exceção da crença dos sionistas convictos, os mitos nacionais que Israel sustenta são frágeis.
 
Alguns anos atrás, Israel aplicou uma lei que exigia que o governo abrisse seus arquivos, para consulta pública e para pesquisas, depois de trinta anos [da fundação do Estado] para assuntos políticos e cinqüenta anos para assuntos militares. Isso trouxe à luz muitos dos documentos referentes aos anos seminais de 1947 e 1948. O resultado foi uma séria revisão, baseada em evidências, dos mitos fundadores de Israel. Em outras palavras, o Estado perdeu o controle momentâneo da sua própria história. O resultado prejudicou a auto-imagem mítica da nação entre os observadores internacionais e causou mal-estar significativo no país. Tão poderosa foi a reação das elites contra a revisão do passado realizada pelos "novos historiadores" que eles hoje em dia ensinam no estrangeiro ou, como no caso de Benny Morris, retrataram-se.
 
Nesse ínterim, as coisas só pioraram para os sionistas, defensores de um Israel idealizado. As várias invasões no Líbano e nas cidades e vilas de palestinos indefesos, a matança de inocentes, a redução da Faixa de Gaza a uma prisão a céu aberto, o confisco contínua de terras e de propriedades nos Territórios Ocupados [Gaza e Cisjordânia], a violência desenfreada dos colonos [israelenses que vivem nas colônias, ou assentamentos, construídos em terras palestinas roubadas por Israel], e as repetidas eleições de governos racistas resultaram em um esforço da sociedade civil, em todo o mundo, de isolar Israel e levá-lo a reformar-se, assim como aconteceu com a África do Sul. Com exceção dos Estados Unidos, a justificativa de que Israel age apenas para se defender não é considerada crível, e a acusação de que todos os que discordam são antissemitas não é levada a sério. No entanto, o desencantamento internacional, tão perigoso quanto poderia ser a longo prazo, não é tão ameaçador como a erosão da adesão da própria população israelense a seus mitos nacionais. Essa adesão deve ser mantida a todo custo, senão o país vai metamorfosear-se em algo que não suporta mais suas atuais elites. O destino dos "novos historiadores" demonstrou quão determinado é o establishment israelense em evitar esse tipo de erosão.
 
Sendo esse o caso, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prorrogou por mais vinte anos o período no qual os arquivos do governo devem permanecer fechados.
 
O artigo do Haaretz anunciando essa decisão diz que o primeiro-ministro agiu por causa da "pressão das agências de inteligência", mas Netanyahu provavelmente não precisa de argumentos muito convincentes. O período coberto pelos documentos considerados secretos pela decisão do premiê inclui eventos como o Caso Lavon, de 1954, a invasão do Sinai, em 1956, e a guerra de 1967 [Guerra dos Seis Dias], que viu o ataque hediondo ao USS   Liberty e o confisco das Colinas de Golã. O arquivista do Estado, Yehoshua Freundlich, disse ao Haaretz que "parte do material foi selecionada porque tem implicações sobre a adesão [de Israel] ao direito internacional". Essa é, provavelmente, uma subestimação. Para adicionar o insulto à injúria, o Haaretz informa que existe uma boa possibilidade de que a decisão do governo de classificar como "ultrassecretos" muitos fatos do passado de Israel significa que "os arquivos que já tinham sido tornados públicos seriam mais uma vez escondidos".
 
Se você estudar a história de Israel revista pelos novos historiadores ficará chocado com o comportamento maquiavélico de homens como David Ben Gurion, que fez a profissão de fé de ser "econômico em relação à verdade". Tão desonestas foram muitas das primeiras figuras do establishment israelense que seus concorrentes políticos, como o neofascista Ze'ev Jabotinsky e o terrorista Menachem Begin, parecem quase suaves em sua  assustadora honestidade. Hoje temos o pior dos mundos em Israel: líderes terroristas e escandalosamente desonestos. Agora, por admissão própria, os atuais líderes sionistas devem esconder os pecados de sua nação, temendo que o mundo inteiro se afaste de Israel e que talvez até mesmo seus próprios cidadãos comecem a recear que seus mitos nacionais não podem suportar uma análise honesta e objetiva. 

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