abril 19, 2012

"Admirável Brasil Novo", por Raphael Tsavko Garcia


Admirável Brasil Novo

O Brasil é o país do futuro, e o futuro já chegou.

PICICA: "A Amazônia será apenas uma vaga lembrança nas mentes dos mais velhos, contado nos livros de história como uma região que atrasava o progresso graças a “santuaristas” que cometiam o crime de defender a biodiversidade, seu uso racional e sua população nativa — agora aculturada ou morta. Teremos uma região coalhada por hidroelétricas, com diversos pontos desertos e grandes “desertos verdes” de soja e outros produtos cultivados com excesso de agrotóxicos, cuja chegada ao Brasil era intermediada por um antigo líder do governo."

por Raphael Tsavkko Garcia (18/04/2012)
em Brasil


Uma teocracia em que gays serão mortos sem que haja nenhuma reação, em que se exilarão para escapar da violência ou simplesmente terão de viver escondidos, com medo ao passo em que o governo suspende campanhas, dá declarações pavorosas de que não fará “propaganda de opção sexual” e amplia os poderes de uma casta fanática e intolerante de religiosos ladrões que passam a dar as cartas e definir políticas de “direitos humanos”.

Um país onde índios serão apenas lembrança do passado. Os que não aceitarem ser aculturados morrerão pelas mãos de ruralistas amigos do governo, por milícias de “atingidos pelo meio ambiente” ou serão enfileirados e fuzilados por militares e policiais à serviço de empresas construtoras de usinas numa prostituição explícita do público frente ao privado. Sustentabilidade, conservação e meio ambiente serão apenas fantasia. O que importa é apenas o “progresso”, mesmo que este seja igual à de uma ditadura que ficou no passado, assim como os arquivos ficaram secretos e os criminosos puderam escapar impunes.

A Amazônia será apenas uma vaga lembrança nas mentes dos mais velhos, contado nos livros de história como uma região que atrasava o progresso graças a “santuaristas” que cometiam o crime de defender a biodiversidade, seu uso racional e sua população nativa — agora aculturada ou morta. Teremos uma região coalhada por hidroelétricas, com diversos pontos desertos e grandes “desertos verdes” de soja e outros produtos cultivados com excesso de agrotóxicos, cuja chegada ao Brasil era intermediada por um antigo líder do governo.

O Brasil será o país em que mulheres serão apenas meros objetos de prazer, coisificadas nas TVs sem compromisso com o social e nenhuma função educativa. Entretenimento rasteiro puro, manipulativo, privado, “midiota”. Mas, claro, nada de garantia de salários iguais, nenhum direito ao próprio corpo, afinal, um punhado de células no útero terão os mesmos direitos — ou até mais — que o das mulheres…

A mídia será livre. Livre para mentir, livre para fabricar notícias, livre para criminalizar os movimentos sociais, e responderá apenas e exclusivamente aos interesses de seus donos e patrocinadores, igual ao governo, que apenas responderá aos patrocinadores e para isso investirá em obras faraônicas e destruidoras como forma de garantir o lucro de quem tanto investiu em sua viabilidade política.

O povo que ficar no caminho será removido. À força se for preciso e, se aceitar ser deslocado, receberá indenizações ínfimas e irrisórias apenas para calar a boca. Se não calar a tropa de choque estará pronta a usar armas “não-letais” para torturar e, até, matar um ou outro sem que ninguém dê muita importância.

O país estará nas mãos de empresas privadas que controlarão tudo. Da internet às estradas, passando por aeroportos e, pasme, até nossa aposentadoria. Isto é, se acharem por bem pagar algo depois de anos de contribuição, pois podem usar nosso dinheiro como bem quiserem, inclusive podem perdê-lo no “mercado”, que nada mais é que um jogo de pôquer bilionário.

O povo será controlado e amansado por geladeiras com impostos reduzidos, carros zero em mil prestações e incentivado pela ineficiência cada vez mais acentuada do transporte público — que de “público” não tem nada, pois é pago, é caro e quase proibitivo pra imensa parcela da população -, celulares comprados em 500 prestações — sem juros! — e pela promessa de um futuro melhor… Mas já estamos no futuro!

Alguns terão de ser removidos à força de casa para dar lugar ao progresso ou porque se endividaram nas prestações a juros “camaradas” mais altos do mundo e irão para ocupações ser massacrados por um aparato policial imenso e sob o silêncio do governo que preza pelos direitos humanos (para humanos, o que exclui índios, gays, pobres…).

A intelectualidade será formada por UniEsquinas subsidiadas pelo governo, ao passo que as universidades públicas passarão a cobrar um pouco aqui e um pouco ali, especialmente nas pós-graduações de cursos lucrativos — perfumaria como Filosofia e outros cursos desimportantes serão fechados por falta de público e/ou utilidade “prática” dos mesmos. As universidades públicas terão apenas professores contratados por prazo, como substitutos, sem dignidade, isto quando não houver claros déficits de pessoal/material/bibliotecas ou mesmo de estrutura.

Mas as privadas florescerão. Com seus acordos com as igrejas — que agora são parte do poder e da institucionalidade –, enriquecerão e crescerão, “formando” cada vez mais pessoas para um mercado mais e mais precarizante. Os salários dos professores são apenas um pouco maior que o mínimo, afinal, eles dão aula só por prazer e vocação. E lembrem-se que a aposentadoria deles não está garantida, pois ela também serve ao pôquer mercadológico.

Os que não conseguirem chegar lá nem com tanta “ajuda”, poderão garantir trabalho nas obras faraônicas, mas sem direito à greve, sem dignidade, levando porrada no lombo da polícia mancomunada com os interesses privados (com helicópteros alugados por empresas para policiais apontarem fuzis para o povo ilegalmente em greve), sendo demitidos por protestar e, claro, garantindo prostitutas para apaziguar ou arrefecer os ânimos mais exaltados, ideia excelente de um deputado ligado ao governo e líder sindical anti-greve.

Tudo isto será garantido por uma milícia de consciência. Fanáticos pagos ou não pelo governo, prontos a repetir incansavelmente os mantras governamentais e sustentar tudo e todos. Qualquer oposição será duramente castigada e reduzida a #mimimi. Ameaças serão feitas também, e virão junto com um ufanismo deslocado e pseudo-nacionalista, ao passo que nossas riquezas serão desnacionalizadas e destruídas para produzir produtos primários para exportação.

Mas, como uma mãe tolerante, esses fanáticos estarão sempre de braços abertos para receber qualquer “desertor” do outro lado disposto a fingir apoiar ideologicamente o governo mas que, na verdade, apenas ajudará a aprofundar a teocracia e a ladroaria geral. Mas serão “companheiros”, tratados melhor do que qualquer crítico, mesmo o bem intencionado.

Tudo isso, porém, não será de graça. Teremos um consumismo desenfreado pautado por juros baixos e muito endividamento. Mas, bem, consumir é o principal propósito ou razão da vida, não?

Mas o Brasil é o país do futuro, e o futuro já chegou.

Raphael Tsavkko Garcia


Formado em Relações Internacionais (PUC-SP) e mestrando em Comunicação (Cásper Líbero).

Fonte: Amálgama

Nenhum comentário: