PICICA: Bruno Cava estabelece relação entre práticas de poder e criminalização do uso livre das máscaras.
As máscaras são a verdade
Em grego antigo, prósopon é simultaneamente “máscara” (usada nos teatros públicos) e “rosto”. Mas também pode ser traduzido simplesmente por “pessoa”, no sentido de existência social na cidade. “Prósopon”, por sinal, foi traduzida para o latim como “persona”. A prósopon exprime o estado emocional em uma determinada situação. Não era tanto uma expressão da alma do indivíduo, mas um signo de sua existência implicada num ato coletivo, na figura do coro.
Na teologia cristã dos primeiros séculos, Jesus se torna a unidade “prosópica” das naturezas divina e humana. Isto é, Deus e Homem são um só enquanto face: a imagem e semelhança de que fala a bíblia. Disto, seguem sucessivas manobras cristológicas cujo pano de fundo é a interiorização da máscara, individualizando a consciência que pensa e sente (e se culpa, e tem de confessar e expiar). A obra de Agostinho testemunha a respeito. A face humana passa a ser considerada manifestação de uma “verdade interior”, do genuíno e autêntico estado de espírito de cada um.
Essa hipostasiação da prósopon que só existia enquanto socialidade atinge o máximo no romance burguês do século 19, centrado na inadequação angustiada do indivíduo diante da sociedade. Mas também dessa manobra, já na idade média, disparam os inquéritos policiais, dedicados a sondar o interior de cada um, atrás de algo até então inédito, um novo conceito de verdade (Foucault). A verdade nasce imediatamente implicada com o interrogatório, a confissão, a tortura.
É o começo da história de um longo cinismo, que o estado vai aproveitar para fixar a máscara de cada um, segundo um poder catalogador. Registrada nos documentos oficiais, a substancialização da prósopon estabelece ao mesmo tempo a identidade individual (você e seu rosto são um só) e coletiva (você tem RG, é cidadão). Não admira a obsessão em evitar o teatro das ruas, em criminalizar o uso livre das máscaras. Nessa tecnologia de poder, a verdade não pode libertar-se dos aparelhos de estado, de sua dor característica, e seu inquérito infinito. Tentam impedir o retorno de uma realidade já ancestral: nossos rostos, afinal, não exprimem nada de “fundo”. São máscaras, pele social, superfície de relações, e não tem nada mais rico e desejante (e perigoso) do que isso.
Fonte: Quadrado dos Loucos
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