setembro 24, 2013

"Desutopia das ruas", por Fabrício Toledo

PICICA: "A multidão jogou na cara do poder o desaparecimento do favelado Amarildo; a chacina dos pobres da Rocinha, do Vidigal, da Maré, do Jacarezinho e tantas, a chacina do dia a dia, normalizada; a regulação mafiosa do transporte urbano, da saúde pública, da educação; o genocídio dos índios, a vampirização do futebol e sua alegria, dentre outros muitos crimes contra o comum da cidade."



Desutopia das ruas
24/09/2013
Por Fabrício Toledo

Por Fabrício Toledo


monster


Os ventos da democracia sopram desde muito tempo. Eles parecem mais fortes desde junho de 2013, quando irrompeu um ciclo de insurgências no país todo. “Jornadas de junho” é um dos nomes dele. Um período curto do calendário, um tempo imenso se abrindo. Foi principalmente no Rio de Janeiro que o ciclo encontrou a sua expressão mais quente e contínua. Pelo centro da cidade (17J e 20J), a multidão explodiu a verdade sobre o poder: a potência da cidade está nos corpos da multidão.


A multidão jogou na cara do poder o desaparecimento do favelado Amarildo; a chacina dos pobres da Rocinha, do Vidigal, da Maré, do Jacarezinho e tantas, a chacina do dia a dia, normalizada; a regulação mafiosa do transporte urbano, da saúde pública, da educação; o genocídio dos índios, a vampirização do futebol e sua alegria, dentre outros muitos crimes contra o comum da cidade.


A indignação reuniu massa crítica e saiu do controle. Os indignados estavam repletos de dignidade, dispostos a não renunciá-la diante dos crimes do poder. Não a dignidade abstrata dos princípios universais, de um homem apartado do processo histórico, livre e igualitário apenas como ideal, mas a dignidade material das lutas. A dignidade que se conquista, apesar da dor, do sofrimento, da escassez forjada e da miséria imposta de cima. Aquela que tem a sua história, sua geografia de afetos, e que é sempre uma história menor, forjada nas lutas das minorias. É a luta material e concreta, com nomes, datas, sangue e alegria. Essa vibração tensionada em todas as minorias do mundo e seus territórios precários; do migrante nordestino que se torna operário, sindicalista e presidente do Brasil, até as jovens que escancaram os seios fazendo da libido (a Marcha das Vadias) um manifesto em meio a peregrinos católicos (a “Xota-M-Xota” no meio da Jornada Mundial da Juventude). Se a religião é momento simultaneamente de miséria e de protesto, como dizia Marx, é aí que essa marcha pôde resgatar a santidade dos corpos, enquanto veículos de transfiguração do sofrimento e da morte. Foi essa plenitude de dignidades, uma dignidade que se faz, e cujo direito só merece quem arrisca, que encorajou a reocupação da Aldeia Maracanã, a batalha da ALERJ e da Presidente Vargas, as duas ocupações diante da casa do Governador (Ocupa Cabral), as tantas assembleias, desafios e pequenas insurgências em lugares que sequer podemos imaginar, porque são tantos, tudo isso! – e tudo isso nunca será esquecido – que fez reduzir o preço da passagem. Os famosos vinte centavos.


A luta é por libertação, justiça e democracia, como já foi antes e será. A história, afinal, é sempre a história das lutas. História da potência. E isso os jovens inscrevem nas pequenas pedras atiradas contra a história do presente. Hoje, a democracia se faz lutando pela livre circulação, incluindo a melhoria das condições dos transportes públicos e o fim das tarifas abusivas. A complexidade desta jornada – que não se resume ao mês de junho, que não começou aqui no Brasil, não começou agora em 2013 e que não parece ter tempo para acabar – nos convida à paciência para perscrutar os pequenos movimentos subterrâneos, discernir as vozes entre os gritos, e compreender os pequenos sussurros. Como diz Michel Foucault[1], espreitando por baixo da história o que a rompe e agita. E vigiar por trás da política o que deve incondicionalmente limitá-la.


Nestes termos, as insurgências nas cidades brasileiras não carecem de pautas, como se tornou lugar comum acusar; e não se resumem a uma suposta violência dos confrontos com a polícia. As insurgências estão prenhes de pedidos, lutas e desejos. Trata-se mesmo de demarcar o limite do intolerável, berrar a indignação. Lutar por “melhores condições de trabalho”, o que implica, agora, no tempo da cidadania-produção, trabalho dos direitos, em distribuição das riquezas (imateriais e materiais, certamente) produzidas em comum. As lutas implicam agora em melhores condições dos serviços públicos, incluindo transporte, mas também moradia, lazer, conexões, etc. A greve nas fábricas ou nos serviços dá lugar à paralisação de toda a produção urbana. E se os jovens pretendem a paralisação do trânsito, a ocupação dos espaços políticos institucionais, a depredação dos símbolos mais evidentes da expropriação, é porque estas são as formas estratégicas de sabotar o complexo produtivo inteiro.


E quanto ao futuro das insurgências? A qual destino nos levam as jornadas? O que fazer depois do inverno? Desde os primeiros dias havia já havia certa apreensão quanto ao futuro, uma angústia quanto à possibilidade real e concreta de mudanças. Há também um indisfarçável pessimismo, resultado talvez de inúmeras desilusões com promessas não cumpridas e esperanças frustradas. Pessimismo que é sobretudo fruto do inevitável hábito de conceber o futuro a partir do medo ou como utopia. Indagar sobre o futuro é inevitável; mas deve ser inevitável também encontrar desde já as novas brechas para a produção constituinte. Devir-esquerda, devir-revolução. Revolução permanente. “Onde será nosso próximo encontro?”, parece a pergunta mais condizente com o ritmo deste tempo.

Apressar o futuro não para que algo aconteça logo, mas para investir o próprio desejo e assim constituir o tempo. E conjurar qualquer utopia. A definição de nosso futuro, ou melhor, de nosso investimento no futuro e no futuro do poder constituinte não é encontrada em seu êxito, mas pelo esforço efetivo de tentar sempre um novo êxito e, neste esforço, a produção de uma subjetividade, a subjetividade da criação. A marcha do poder constituinte, em vez de acumulação quantitativa, consiste num percurso e numa ação subjetiva. É a história daquilo que Spinoza chamaria de paixão constituinte da multitudo[2].



Fabrício Toledo é advogado, trabalha com refugiados e participa da Rede Universidade Nômade.


—–




[1] “É inútil Revoltar-se?, in FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.



[2] Ibidem, pág. 422.


Divulgue na rede

Nenhum comentário: