setembro 30, 2013

OUTRAS PALAVRAS: Alemanha forte, Europa social destroçada; Geopolítica e Ética Internacional; Tudo pronto para Semana de Mobilização Indígena; Aborto: as estranha razões da proibição



Boletim de Atualização - Nº 313 - 29/9/2013



Reeleição de Angela Merkel pressagia continente que abandona solidariedade, assume face punitiva do protestantismo e descamba para desigualdade e xenofobia. Por Roberto Savio (Outras Palavras)
 
Geopolítica e Ética internacional
 

Usar direitos humanos como pretexto para intervenções militares pressupõe hierarquia entre povos cuja ilegitimidade foi identificada já no século XVII. Por José Luís Fiori (Outras Palavras)

Tudo pronto para Semana de Mobilização Indígena
Protestos mostrarão, em todo país, que poder econômico e Legislativo procuram eliminar direitos -- mas sociedade resiste. Veja datas, locais e vídeos. No Instituto Socioambiental (Outras Mídias)

Em Luciara, latifúndio sem máscaras
Numa pequena localidade à beira do Araguaia, emerge a brutalidade dos que se julgam donos do Brasil. Por Bruna Bernacchio e Taís González (Blog)

Outro Dia da Criança é possível
 

Ansiedade provocada pelo consumismo pode deformar pequenos, psíquica e afetivamente. Feiras de Trocas são alternativa socializadora e divertida. Por Lais Fontenelle Pereira (Outras Palavras)

Aborto: as estranhas razões da proibição
 

Que leva a manter, por tanto tempo, uma interdição tacanha? Será apenas o preconceito contra o prazer sexual da mulher? Por Bia Cardoso, no Blogueiras Feministas (Outras Mídias)



Medida estimula encarceramento em massa, restringe adoção de penas alternativas e onera Estado, ao obrigá-lo a sustentar aprisionamentos fúteis. Por Eduardo Maretti, no Rede Brasil Atual (Outras Mídias)

Por uma escola além dos livros
Filósofo australiano fala sobre um museu da empatia e aposta que mudanças sociais ocorrerão através das relações entre as pessoas, do compartilhamento da "arte de viver". Por Patrícia Gomes, no Porvir (Outras Mídias)

Grafite: pintou Brasil na Alemanha
Em paralelo à Feira do Livro de Frankfurt, grafiteiros são desafiados a pintar prédios e ruas da cidade germânica – e mudam sua paisagem rígida. No Hypeness (Outras Mídias)

 
T
anta Água e a vida das horas mortas 

Diretoras uruguaias estreantes produzem filme sobre tempos aparentemente melancólicos, em que se operam transformações invisíveis. Adolescente concentra tensão. Por José Geraldo Couto (Outras Palavras)

“O que significa ser mulher”
 
Em curta de Agnes Varda, femininas respondem à sociedade de 1975 preconceitos que todavia persistem. Vídeo em Outro Canal

Nenhum comentário: