dezembro 23, 2013

UNIVERSIDADE NÔMADE BRASIL

UNIVERSIDADE NÔMADE BRASIL


No site da UniNômade, de 9 a 15 de dezembro de 2013:

DESTAQUE

Vídeo do comum: hoje é um novo tempo. (Todomundojunto). Especial de fim de ano. Com introdução por Adriano Pilatti.

ARTIGOS


Maré: cinco anos sem Mateus (Rociclei Silva). "A toda sabotagem, a Casa Grande responde com um comando na tentativa de dobrar a senzala. Mas se o senhor trata a favela como senzala, o pobre tem a favela como quilombo, isto é, resistência. A favela nasceu das mãos do pobre, tornando-se território de autoprodução de espaços urbanos de luta e persistência dos pobres."

Revolução urbana (tem sido e deve ser) (Simona de Simoni). “A metrópole se tornou — e nesse devir a metrópole é dissolvente — um concatenamento de formas diferentes, heterogêneas e contemporâneas de valorização: não é o lugar (ou p posicionamento) que define a metrópole, mas um conjunto de relações (sem que isto signifique fluidificação e desincorporação das contraposições, desigualdades, injustiças e conflitos).”

Tata Mandiba (Laura Burocco). "Não falarei do estadista que desde quinta-feira está sendo acrítica e universalmente adorado. Prefiro falar do Madiba, o Tata Madiba que pessoas comuns estão celebrando nas ruas das cidades sul africanas, especialmente da cidade de Johannesburgo."

O céu em desordem se abate sobre a terra (Commonware). Editorial dos companheiros italianos sobre lutas dos "forconi" nas principais cidades, e sua conexão com questões das revoltas na Ucrânia e Brasil.

Truques ativistas para Tuíter (Bernardo Gutierrez). Dicas do midiativista espanhol radicado no Brasil.


=====================================

Para se inscrever na newsletter da UniNômade, basta responder com o e-mail desejado para recebimento dos boletins.

=====================================

A rede Universidade Nômade é uma rede transnacional, composta por militantes, intelectuais, artistas, grupos de pesquisa, coletivos, ativistas de cursinhos pré-vestibulares populares, blogues, e pontos em geral dispersos em redes sociais, produtivas e colaborativas. É também um estilo de militância, baseado nos conceitos de multidão, enxame, êxodo e produção do comum, que se organiza e nomadiza de um modo autônomo, independentemente de um centro orgânico, uma “sede” ou qualquer tipo de organização rígida de princípios, membros ou diretivas. A UniNômade, além de site, grupo no Facebook e perfil no Twitter, mantém ativas duas publicações: a Revista Global Brasil (desde 2003) e a Revista Lugar Comum (desde 1997), além de um ciclo anual de colóquios em parceria com a Casa de Rui Barbosa – RJ (desde 2006).
————–
Mais sobre a UniNômade:
FAQ – Perguntas Mais Frequentes (em breve)
Grupo do Facebook
Perfil do Twitter
Revista Global Brasil (ISSN 1807-2259)
Revista Lugar Comum – Estudos de mídia, cultura e democracia (ISSN 1415-8604)

Nenhum comentário: