dezembro 02, 2013

"Manual para campanhas ativistas no Tuíter", por DRY Mallorca

PICICA: "Este artigo pretende ser um manual de iniciação para quem queira colaborar em futuras campanhas do Tuíter. Temos nos esforçado em apresentar o tema da forma mais simples possível, tratando principalmente o que mais se deva levar em conta ao fazer uma campanha. Este manual se concentra especialmente no papel que pode desempenhar o usuário médio na execução das campanhas, mais do que na sua preparação, ainda que ao longo do texto damos alguns conselhos úteis para isso; em artigos futuros trataremos com mais profundidade da elaboração de campanhas."


Manual para campanhas ativistas no Tuíter

02/12/2013


Por DRY Mallorca


Por Democracia Real Ya! Mallorca, em 3/4/13 | Trad. UniNômade Brasil



Índice.

1. Introdução.

2. Abreviações.


3. Este é Tuíter.


4. A importância das HTs e TTs.


5. Viralidade.


6. Campanha.


7. A comunidade


 8. A hora H.

9. Conclusão.


1. Introdução.

Este artigo pretende ser um manual de iniciação para quem queira colaborar em futuras campanhas do Tuíter. Temos nos esforçado em apresentar o tema da forma mais simples possível, tratando principalmente o que mais se deva levar em conta ao fazer uma campanha. Este manual se concentra especialmente no papel que pode desempenhar o usuário médio na execução das campanhas, mais do que na sua preparação, ainda que ao longo do texto damos alguns conselhos úteis para isso; em artigos futuros trataremos com mais profundidade da elaboração de campanhas.

2. Abreviações.

HT: Hashtag.

TT: Trending topics (tema do momento).


RT: Retuíte.

DM: Mensagem direta.


3. Este é Tuíter.


Antes de tudo, é preciso saber que, no Brasil, o Tuíter conta com 41,2 milhões de usuários, em franco crescimento e já o segundo país com maior número, depois dos Estados Unidos. O Tuíter onta com mais de 500 milhões no mundo todo.

4. A importância dos HTs e TTs.


Dito isto, é preciso ter a consciência que colocar uma HT nos TTs no Brasil nos fará chegar a 41,2 milhões de pessoas e, no caso dos TTs globais, a mais de 500 milhões. Com isso, não só chegaremos a cada usuário individualmente, como também aos meios de comunicação e pessoas muito influentes, quer dizer, nós decidiremos o que é notícia e o que não é. É preciso entender o TT como a oportunidade de fazer chegar uma mensagem a milhões de pessoas.

Uma HT é a abreviação de uma ideia mais complexa, deve conter as palavras-chave para intuir a ideia que se quer transmitir, a mensagem e os links contidos nos tuítes farão o resto.


5. Viralidade.

Deve-se nutrir cada tuíter com uma mensagem simples e original, além de inserir links, imagens ou vídeos relacionados com a ideia que se queira transmitir, isto possibilitará que a ideia possa sair, de certo modo, do próprio Tuíter.

Tens 140 caracteres para dizer tudo o que quiseres dizer se tivesses a atenção de milhões de pessoas, de tuas palavras depende que uma ideia progrida ou não, se original, busque que teu tuíte seja atrativo para o RT.

Um RT significa que teu tuíte passará automaticamente a ser lido por outro grupo de pessoas: os seguidores do usuário que te fez o RT, se teu tuíter é suficientemente original para que te façam o RT, teu tuíte rebaterá de grupo em grupo chegando assim a um grupo maior. A popularidade disto dependerá de quão influente seja quem faça o RT, e aqui está a importância de ser original, as pessoas mais influentes do tuíter não concedem RT a qualquer tuíter. A ti, interessa esse RT, no entanto, um RT não se pede isso danifica a tua reputação e a reputação da ideia.


O objetivo é chegar ao máximo de pessoas possíveis, não existe lugar para o ego. Pode ser que teus tuítes não tenham a viralidade que esperavas. Neste caso, não desistas, siga tuitando e ajude a viralizar os tuítes dos outros. Pode ser que teus tuítes não motivem um RT, neste caso, busque tuítes de outros que motivem o RT, faça RT e difunda-os, repito, o objetivo é chegar ao maior número possível de pessoas. Obviamente, para que um tuíte seja atrativo, deve respeitar as normas ortográficas, começar com maiúsculas, acabar com ponto final etc.

Para que um HT se converta em TT, se deve falar muito do tema, os RT ajudam muito ao TT, portanto, combine os tuítes com retuítes e citações de outros tuítes.

6. Campanha.

Para que uma campanha triunfe tem que ter uma coisa muito clara: o Tuíter premia a surpresa. É preciso entender isso como uma explosão:

“Silêncio => boom! => consequências/resultados”

Quando se decide uma hora para começar uma campanha, é preciso respeitá-la absolutamente, nunca se deve anunciar uma campanha publicamente nem começar antes da hora acordada. O êxito da campanha depende da sincronização dos promotores da ideia. É preciso ser bem sucedido em atravessar o silêncio absoluto à explosão pública da ideia, e isso só se consegue começando todos ao mesmo tempo. Isto é sério, existem objetivos a alcançar e se tem de realizar a ação exatamente como se tinha decidido.

Uma campanha triunfar ou não depende do grau de participação inicial e da regularidade do grupo promotor. Quando alguém participa numa campanha, isto significa que se está de acordo com a iniciativa, se deseja que a iniciativa vá em frente e que esta seja conhecida por mais gente. Partindo desta premissa, deves te esforçar em conseguir o que desejas, com isto me refiro que não vale apenas “deixar teu grão de areia”, porque se de verdade acreditas na campanha, deves esforçar-te para que vá em frente. Pensa que tu estás por trás da campanha, que pertences ao grupo que promove a ideia, que a campanha triunfe ou não dependerá da seriedade e o rigor que transmitas. A chave está na regularidade.

Por experiência, o triunfo de uma campanha se decide nos primeiros 30-45 minutos, aproximadamente, nesse tempo, se tem que começar a ver os resultados. Por resultados, entendemos:


A) Já é TT pelo menos no Brasil e a ideia se desprendeu do grupo promotor e passou à comunidade (ou começa a ter influência em várias comunidades autônomas).

B) Não é TT. (nem na Espanha nem em nenhuma comunidade autônoma).


A respeito do ponto A, a partir desse momento a campanha será ajudada pelos curiosos que se aproximem do HT, não obstante, não se deve parar, levantar um HT e garantir seu lugar nos TT dependerá, como dissemos, da regularidade. O grupo promotor deve acompanhar a ideia a todo momento.

Respeito ao ponto B, a partir desse momento, a estratégia não muda, o grupo promotor segue com regularidade tentando subir o HT a TT. Apesar disso, se é um ponto de inflexão, passará pouco tempo até que um HT seja sentenciado a não ser TT, e aqui está a importância da explosão inicial, não só para surpreender o sistema de TTs do Tuíter, como também para surpreender os tuiteiros e motivá-los a realçar a viralização da iniciativa.

7.  A comunidade.


O objetivo é chegar ao máximo de pessoas possível e que essas pessoas se interessem pelo tema de que estejas tratando. Para isso, deves estar disposto a dar retorno à comunidade, quer dizer, se os usuários respondem a teus tuítes mostrando o apoio à ideia tu podes premiá-los, por exemplo, com um RT, dando-lhes a entender que aprecias a colaboração.

É importante estar informado do tema que estejas tratando, se algum usuário te pede mais informação sobre o tema, sempre que não seja “confidencial”, deves proporcioná-la, sem que isso signifique perder muito tempo para responder-lhe, quer dizer, enquanto a esteja respondendo, não podes parar de continuar tuitando para ascender uma HT à TT, por isso, tenha à mão um conteúdo útil, para poder responder às dúvidas eventuais com a maior rapidez possível (Por exemplo: página principal do coletivo, correio eletrônico, página de Facebook, perfil oficial de Tuíter…).

Não te interessam para nada as críticas destrutivas, quer dizer, não alimentes o troll. Tem gente contrária a tuas ideias que tem como único fim te perturbar, o melhor que podes fazer é ignorá-los e, em situações extremas, relatá-los como SPAM. Apesar disso, ignorá-los completamente é a melhor solução.

Existem as críticas construtivas, deves saber diferenciá-las das destrutivas, deves escutar a comunidade a todo momento. Todas essas críticas construtivas são muito úteis para ver como sua ideia está sendo vista, desde outro ponto de vista que não o teu. Apesar disso, uma única crítica construtiva não deve ter a capacidade de mudar nada da tua proposta, se a verdade da tua proposta precisa mudar algo, a comunidade te fará saber.

Busque aliados, cuide da tua imagem, descubra quem tem mais influência no “nicho” a que pertença a tua ideia, descubra o que funciona com os usuários, em definitivo, explora a comunidade, viva-a. 

É preciso “fazer o dever de casa”, quer dizer, ter claramente qual é a iniciativa e seus objetivos, o que pretende alcançar, e então não descansar até alcançar, e aqui não há lugar para lamentações. Tendo aceitação ou não a tua ideia, é tua e queres que triunfe, se não agora, amanhã; escute à comunidade, pode ser que não estejas indo por um caminho bom ou não estejas executando o plano da melhor maneira possível, faça uma reflexão e volte ao campo de batalha. O triunfo depende da regularidade que tenhas, não te rendas facilmente.

8. A hora H.

A hora que se inicia a campanha é crucial para que triunfe ou não. Segundo o tipo de campanha que queiras lançar, são melhores em alguns horários ou noutros. A hora em que se inicia a campanha é muito importante quando o objetivo principal é alcançar a TT, considerando que precisa sincronizar-se para começarem todos ao mesmo tempo, na hora exata para conseguir “impressionar” o Tuíter.

A experiência nos ensina que uma das melhores horas para lançar uma campanha é às 11 de manhã, a comunidade já está acostumada a lançar campanhas nessa hora e isso facilita as coisas. Isto não significa que não se possa lançar antes ou depois, mas às 11 da manhã é uma boa opção.

A gente desaparece do Tuíter nos finais de semana, em feriados ou férias, não é um fato anormal, é totalmente compreensível, a gente aproveita os dias livres para se desligar da rotina e é preciso ter muito presente a hora de preparar/lançar uma campanha. Também é preciso ter em conta que a atividade no Tuíter acontece mais ou menos ao longo da semana.

Também é preciso estar atento às notícias de atualidade, se existe um tema que está dando muito o que falar, provavelmente se garanta um lugar entre os TT por algum tempo, diminuindo as possibilidades de ganhar um lugar nos TT. É algo a ter em consideração, apesar disso, não tem porque condicionar o lançamento da campanha.

É muito importante não lançar uma campanha ao mesmo tempo que outros lançam outra, sobretudo se são duas campanhas que pertençam a um mesmo “nicho” de usuários, considerando que divide esforços e diminui a efetivamente de ambas.

Podes programas teus tuítes que se publiquem automaticamente numa hora exata, com ferramentas como o TweetDeck, apesar disso, os tuítes programados devem ser complementados com tuítes escritos in situ e RTs, isto dará mais vida à campanha.

9. Conclusão.

O TT é a maneira que tem o Tuíter de premiar um tema popular, expondo-o diante de todos seus usuários, seja em nível nacional ou internacional (segundo a popularidade do tema). Quanto mais se fale do tema, mais alto estará na lista de TT, com a possibilidade de passar dos TT nacionais aos internacionais. A lista dos TT consta de 10 TT e já, de cima a baixo, do mais ao menos falado. Um TT pode ser uma frase, uma palavra ou um HT.

Um HT é uma palavra ou conjunto de palavras com números encabeçadas por uma encruzilhada “#” e serve como uma etiqueta para teus tuítes. Se alguém busca um HT em Tuíter, verá todos os tuítes que o contenham, quer dizer, todos os tuítes que falam de um tema em concreto.

Para conseguir que um HT seja TT, se deve ser bem sucedido que se fale muito de um tema. Obviamente, os tuítes sobre esse tema devem conter esse HT.

O trabalho do grupo promotor é apresentar o tema à comunidade e torná-lo interessante para que se popularize e chegue a um público maior. Tendo esse objetivo em mente, se deve lutar para conseguir um TT, considerando que é uma injeção instantânea de popularidade ao tema.

Um bom colaborador deve cumprir com os requisitos mínimos:

1. Guardar silêncio antes da hora acordada de início.

2. Começar exatamente na hora acordada.

3. Ser regular desde o princípio até o final.

4. Deixar o ego em casa.

5. Ter para si claramente que o objetivo é que a ideia chegue ao máximo possível de pessoas.

6. Ter clara toda a complexidade do tema que se apresenta.

7. Seus tuítes devem ser originais e únicos, e devem estar corretamente escritos.

8. Nutrir os tuítes com links, imagens e vídeos.

9.  Ajudar os demais a viralizar seus tuítes com o RT.

10. Manter regularidade.


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Fonte: Universidade Nômade

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