janeiro 08, 2009

Hipocrisia sangrenta

Faixa de Gaza - Palestina - Ataque israelense - dez. 2008
GAZA
«Hipocrisia sangrenta»
por JOSÉ GOULÃO
(inédito)

Altos responsáveis de países que se consideram faróis da «civilização» multiplicam apelos à «contenção» e ao«cessar-fogo» em Gaza, como quem procura assim cumprir uma obrigação perante o «agravamento da crise» no Médio Oriente. A hipocrisia de presidentes, ministros, diplomatas ou porta-vozes é tão óbvia como de costume, mas ainda consegue ser chocante tendo em consideração a tragédia que vitima mais de um milhão de meio de pessoas amontoadas num pequeno território inóspito aferrolhado entre Israel, o Egipto e o Mediterrâneo.

Tais apelos baseiam-se na objectividade de um pretenso distanciamento entre as «partes em conflito», assim se exigindo uma rigorosa simetria de comportamentos como numa guerra convencional entre exércitos clássicos. Simetria, pois, entre civis indefesos e as forças armadas que ocupam o quarto lugar no ranking das mais poderosas do mundo; entre ocupados e ocupantes; entre morteiros mais ou menos artesanais e o poder de fogo dos F-16 e dos tanques de última geração; entre comunidades famintas sujeitas há anos a um feroz bloqueio de bens essenciais e uma nação estruturada apoiada sem limites pelo mais poderoso país do planeta; entre as vítimas e respectivos descendentes de uma limpeza étnica e os ses autores.

O Hamas quebrou a trégua e tem de pagar, devendo desde já sujeitar-se ao regresso ao cessar-fogo faça o inimigo o que fizer, sentenciam os diplomatas civilizados. Trégua que verdadeiramente nunca existiu, uma vez que foi desde logo desrespeitada pelo Estado de Israel ao violar um dos seus pressupostos essenciais: o fim do bloqueio humanitário a Gaza. Durante os últimos seis meses o cerco não apenas se manteve como se apertou.

Como movimento terrorista, o Hamas tem que pagar, dirão ainda e sempre os civilizados senhores do poder de distinguir os que são e os que não são terroristas, do mesmo modo que lançam guerras contra possuidores de armas de extermínio que nunca existiram.

O Hamas, porém, praticamente não era nada quando se iniciou a primeira Intifada palestiniana, em fins de 1988. Hoje, o papel dos serviços secretos de Israel na criação efectiva de um movimento islâmico, o Hamas, para dividir a resistência nacional palestiniana dirigida pela Organização de Libertação da Palestina (OLP) já nem é sequer um segredo de Polichinelo. Os interessados em aprofundar o assunto poderão começar por pesquisar através da obra de Robert Dreyfuss e começar a desenrolar o novelo. Descobrirão elementos muito interessantes e com flagrante actualidade. A verdade é que de grupinho divisionista e terrorista o Hamas se transformou num movimento que, tirando dividendos dos fracassos sucessivos do chamado processo de paz, boicotado por Israel e Estados Unidos e assumido pela Fatah como única opção estratégica, conseguiu ganhar as eleições parlamentares palestinianas em 2006. O Hamas cresceu com as estratégias militaristas em redor, como os talibãs no Afeganistão (agora controlando zonas a menos de 50 quilómetros de Cabul) ou o Hezbollah no Líbano, fruto das invasões israelitas da década de oitenta.

Reconhecer que o Hamas é agora uma realidade evidente no problema israelo-palestiniana não significa fraqueza, simpatia ou conivência com o terrorismo. É, prosaicamente, uma simples questão de senso comum.

As eleições de 2006, proclamaram os observadores internacionais, muitos deles oriundos das terras «civilizadas», foram livres e justas. Logo, ao Hamas coube formar governo – diz-se que é assim que funciona a democracia.

Engano puro. A chamada «comunidade internacional» decidiu não reconhecer o governo escolhido pela maioria dos palestinianos; nem sequer aceitou uma aliança entre o Hamas e a Fatah, que praticamente fazia o pleno da vontade dos eleitores. Pelo contrário, também não são segredo as diligências da administração de George W. Bush e do governo israelita de Ehud Olmert para lançar a guerra civil entre as duas principais organizações palestinianas – chegando, para isso, a fornecer armas à Fatah – fazendo simultaneamente por ignorar o acordo entretanto estabelecido pelos dois movimentos sob mediação do Egipto e da Arábia Saudita.

Este processo conduziu à divisão palestiniana: a Fatah na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, dependente do que Israel lhe permite ou não fazer; e o Hamas controlando Gaza, território dos seus principais feudos. Daí ao bloqueio a Gaza e, agora, à invasão, foi um pequeno salto.

O massacre está em curso, assistindo-se na comunicação social a tão curiosos como ridículos esforços para distinguir entre vítimas civis e militares. Em Gaza, para que conste, não há militares, a não ser os invasores. Existem restos da polícia autonómica, militantes do Hamas armados e organizados como milícias. O resto é milhão e meio de desempregados, famintos e humilhados. Tal é o inimigo de Israel que lançou alguns morteiros, por exemplo contra a cidade de Asqelon, que em 1948 se chamava Al-Majdal e era uma aldeia árabe cuja população, vítima da limpeza étnica em que assentou a criação do Estado de Israel, se refugiou em Gaza.

Os dirigentes de Israel asseguram que os «civis» serão poupados durante a invasão. Tal como aconteceu em 1982 em Beirute, onde os militares comandados por Ariel Sharon, fundador do partido de Ehud Olmert e Tzipi Livni, destruíram o sector ocidental da cidade, acabando por patrocinar os massacres de Sabra e Chatila. Ou em 1996, quando Shimon Peres, actual presidente israelita, foi responsável pelo massacre de Canan, também no Líbano, e mesmo assim perdeu as eleições parlamentares.

Gaza, ainda assim, será diferente de Sabra e Chatila. Agora, os soldados israelitas sujam mesmo as mãos com o sangue das populações indefesas – salpicando inevitavelmente os hipócritas que os defendem.

*****

Israel comete crimes de guerra
Choque e pavor (II)
por ALAIN GRESH

Na noite de sábado, 3 de Janeiro de 2009, o exército israelita lançou uma ofensiva terrestre em Gaza, utilizando todos os meios ao seu dispor: tanques, fogo de artilharia, bombardeamentos, etc. A situação é tanto mais inquietante quanto Israel, apesar de uma decisão do Supremo Tribunal, está a proibir a entrada dos jornalistas no território. A associação Human Rights Watch, num comunicado datado de 5 de Janeiro em Jerusalém, pediu às autoridades israelitas que deixassem entrar em Gaza os jornalistas e os observadores. Segundo fontes palestinianas, na cidade de Beit Lahiya foram mortas pelo menos doze pessoas na sequência de disparos de artilharia. Uma ambulância enviada ao local foi também atingida, o que paralisou a assistência. Um vídeo transmitido pela Sabbah-TV mostra algumas vítimas de «erros» israelitas num mercado. [...]

Continue a ler este artigo inédito aqui.

* * * * *

Entrevista ao líder do Hamas, Khaled Mechaal:
«Queremos um Estado nas fronteiras de 1967»
por ALAIN GRESH

«O Hamas e as forças palestinianas ofereceram uma ocasião de ouro para encontrar uma solução razoável para o conflito israelo-árabe. Infelizmente, ninguém a agarrou: nem a administração americana, nem a Europa, nem o Quarteto. A nossa boa vontade esbarrou contra a recusa israelita, que ninguém tem capacidade ou vontade de contrariar. No documento de entendimento nacional de 2006 assinado com todas as forças palestinianas (à excepção da Jihad islâmica), afirmamos a nossa aceitação de um Estado palestiniano nas fronteiras de 4 de Junho de 1967, com Jerusalém como capital, sem colonatos e com o tópico (mawdu’) do direito de regresso. Este é o programa comum às forças palestinianas. Alguns querem mais, outros menos. Este programa data de há três anos. Os árabes querem uma coisa similar. O problema está em Israel. Os Estados Unidos têm um papel de espectador nas negociações e apoiam as reticências israelitas. O problema não está portanto no Hamas, nem nos países árabes: é israelita.» [...]

Continue a ler esta entrevista inédita
aqui.

*****

ASSINE O LE MONDE DIPLOMATIQUE

Assine a edição portuguesa do Le Monde diplomatique e receba todos os meses em sua casa a informação e as análises rigorosas de um grande jornal de referência no panorama mediático internacional. Ao assinar a edição portuguesa do Le Monde diplomatique, terá também acesso aos artigos exclusivos de autores portugueses que todos os meses publicamos. Contribuirá igualmente, dessa forma, para a consolidação deste projecto editorial, bem como beneficiará do preço vantajoso da assinatura em relação ao preço de capa do jornal (numa assinatura de 12 meses, paga apenas 10).
Posted by Picasa

Nenhum comentário: