maio 11, 2010

Festival Intergalático, Arrastão e Encontro de Rádios Livres


doiseffes 29 de julho de 2007Desobediência civil é necessário para as mudanças nas comunicações. Rádio Livre é uma resposta. Premiado no 1º Curta CUCA, promovido pela UNE.
http://www.une.org.br/home3/cultura/c...


***

Intergalático e Arrastão e Encontro de Rádios Livres

Ontem, dia 10/5, aconteceu na rádio livre Pulga a primeira reunião para a organização de um Festival entre os dias 15 e 23 de setembro no Rio e em mais qualquer outra cidade que queira participar com suas versões locais do Festival.

O nome ainda não está definido. Algumas propostas:

Festival Intergalático de Rádiodifusão
Festival Intergalático de Rádios Livres
Festival Intergalático de Comunicação Livre
Festival Intergalático de Comunicação

Algumas ações já pensadas para esta semana:

Arrastão Latino Americano de Rádios Livres (rádios livres de todo o continente retransmitindo os sinais umas das outras e fazendo assim dialogar horizontalmente os seus diversos povos sem intermediários.)

Encontros de Rádios Livres (pode ser descentralizado, com um encontro em Tefé, outro em Recife, outro no Rio (simultâneos)

Semana de comunicação da rádio Pulga

Semana cultura e pensamento em Campinas e Rio

Criação do Sítio Intergalático, com domínio Intergalático, em servidor livre local, e que na sua contribuição específica para o Rizoma de Rádios Livres formaria um híbrido com o www.radiolivre.org (os coletivos precisam dialogar sobre as formas técnicas possíveis deste híbrido)

Veja alguns antecedente
:
Festival das Resistências e Arrastão Latino Americano de Rádios Livres
http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2010/03/467341.shtml

Contexto:

O Rio de Janeiro está fervilhando. Desde o final do ano passado, os grupos autônomos e movimentos populares autogestionários de ocupações, comunidades (estigmatizadas como "favelas"), movimentos como MTD, FARJ, cooperativas de economia solidária, grupos de educação popular, jornais populares, rádios livres, etc, estão entrelaçando-se na Re-Unindo Retalhos. A Retalhos organiza-se em 4 GTs de economia solidária, moradia, transporte e comunicação. O GT de Comunicação visa facilitar a expressão dos movimentos da Retalhos, entrelaçar os movimentos de comunicação alternativa (livre, comunitária, popular, etc) e também as mídias dos outros movimentos, e facilitar a democratizaçao da comunicação em geral. Na
plenária da Retalhos do dia 8/5 já começou a ser discutida a integração do Festival a este processo maior de construção da horizontalidade, diversidade e autonomia. O Festival tende a catalizar o processo do GT de
comunicação, a agregar - re-unir - mais formas de comunicação autônoma e dialógica.

É nesse contexto fervilhante que o Festival Intergalático surge como processo de rizomatização dentro do Rio de Janeiro e para toda a América Latina (e, quem sabe, o mundo!) entre rádios livres e outros grupos
autônomos e movimentos populares autogestionários, bem como em relação a outras mídias e outras aberturas conforme os diversos interesses e gostos forem dialogando...

É mais ou menos isso que tá rolando...

Mensagem enviada para redes de rádios livres, CMI, etc:


Convidamos as rádios livres, CMIs e outros coletivos de todas as partes a começar a pensar em propostas de idéias sobre como participar no Rio, via streaming e outras formas de intercâmbio, ou realizando eventos em suas localidades, deste Festival Intergalático.

Processo organizativo colaborativo.

Próxima reunião do Festival no Rio: segunda dia 17/5, 18h, ao lado da rádio Pulga. No quarto andar do IFCS-UFRJ, Largo São Francisco, Rio de Janeiro.

Próxima reunião do GT de comunicação: sexta 14, 22h30, bar da cachaça da Lapa.

As idéias estão bem abertas ainda, para que sejam amadurecidas no diálogo entre coletivos.




Ajude a construir a rede de comunicação e solidariedade Flor da Palavra, unindo ativismo, pesquisa, arte, comunicação, festa, trabalho, educação e muito mais na construção de um mundo onde caibam muitos mundos.

Para a invenção da rede e suas veias de comunicação e solidariedade, já estão disponíveis um site de publicação aberta "drupal" em www.flordapalavra.org, e dois wikis: http://flordapalavra.sarava.org (senha "sarava") e http://wakka.midiatatica.info/wikka.php?wakka=FlorPalavra

Nenhum comentário: