Nota do blog: Paulinho José é filiado da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, atualmente licenciado para concluir o curso de Comunicação. Filho das Minas Gerais, Paulinho é um dos miloitantes mais estimados no movimento por uma sociedade sem manicômios. Em 30 de setembro de 2009, ele esteve presente na Marcha dos Úsuários por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, em Brasília, sobretudo nas mesas de negociações com as autoridades da república, onde foi presença das mais importantes.
***
Ato Médico ??
O que você precisa entender:
1. INTRODUÇÃO
Desde que o Brasil era colônia de Portugal, quando as famílias podiam enviar seus filhos para estudar na Europa, existia no imaginário popular, que a profissão de Médico poderia ser considerada superior a todas as outras profissões. Era uma questão cultural da época. Naquele momento da história, existiam poucas profissões de nível superior, eram elas: Médico, Farmacêutico, Advogado e Engenheiro. O médico que passava mais horas por dia na universidade e tinha que estudar por mais anos era considerado um semi-Deus e um Gênio Capaz de entender de tudo, até o que não tinha estudado.
Hoje os tempos são outros e os conselhos de medicina querem ressuscitar esta cultura, fora de época, por várias motivações diferentes, sendo que a principal é a questão de reserva de mercado.
Para se entender melhor esta questão, levantaremos vários pontos, de forma simples para que qualquer usuário do SUS (Sistema único de Saúde) e qualquer cidadão Brasileiro possam fazer suas escolhas e opinar de forma participativa sobre as decisões que farão o sistema de saúde brasileiro ser ou não ser mais eficiente, consciente e democrático.
Leia mais em Paulinho Legal - Comunicação Inteligente
PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
maio 02, 2010
O Ato Médico (vixe!), na visão crítica de Paulinho José
Marcadores:
Ato Médico,
cartilha,
paulinho josé,
RENILA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário