maio 07, 2010

Rumo à autonomia universitária

Luta pela democratizacão da Universidade do Amazonas
Foto: Rogelio Casado - Manaus-Amazonas - Anos 1980
Nota do blog: Eleições diretas na UEA, em todos os níveis, sobretudo para escolha do reitor, exige um percentual de professores e servidores concursados ainda não atingidos. Esse detalhe legal ainda frusta os três segmentos da universidade na busca da democracia e autonomia desejada.

***


Unidades da UEA na capital vão ter eleições diretas para escolher diretores
06/05/2010

O governador Omar Aziz considerou justas as reivindicações apresentadas

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vai promover eleições diretas para a escolha da direção das unidades educacionais da capital. A autorização foi dada na manhã da quinta-feira, 6, pelo governador do Amazonas Omar Aziz, durante reunião com lideranças da instituição.

Ele também autorizou o pagamento de ticket-alimentação para os professores da instituição e o subsídio da alimentação para os alunos, com o objetivo de viabilizar a criação de um restaurante universitário.

“Estas reivindicações são justas. Lutei minha vida inteira por uma universidade de qualidade e agora tenho a oportunidade de consolidar projetos importantes para a UEA, como a construção do movimento democrático dentro da instituição com a eleição direta dos diretores de unidade”, disse o governador.

Em mais de duas horas de reunião, Omar decidiu com os representantes de alunos, professores e funcionários da UEA, que será formada uma comissão paritária para ouvir e discutir os projetos para a universidade a curto, médio e longo prazo.

O governador também ouviu questionamentos relacionados com a construção da sede do novo campus da UEA e explicou haver uma questão judicial envolvendo o caso. “Temos uma situação judicial a ser resolvida e a partir daí poderemos avançar nas conversas”, destacou.

Avanços

Para a representante dos alunos, Gislândia Batista, a conversa com o governador foi importante e significa avanços para a construção de uma universidade melhor. “Ser recebido pelo governador e perceber que ele está sensível a nosso projeto é importante. Tivemos avanços significativos e a chance de dizer o que pensamos e ouvir que há a possibilidade da construção de uma UEA melhor, sobretudo com a formação da comissão”, afirmou.

Ricardo Serudo, presidente do Sindicato da UEA, afirmou ter sido importante perceber que conceito de universidade o governador Omar Aziz possui. “Ele pensa como nós e a grande vitória ob
tida aqui foi a chance de discutirmos esta universidade, além da previsão de eleições para os diretores de unidades”.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Amazonas
Posted by Picasa

Nenhum comentário: