novembro 09, 2010

Ideologia e contraideolodia, segundo Alfredo Bosi

PICICA: Tenho Alfredo Bosi como um dos meus autores prediletos. Tive o prazer de assistir uma aula deste eminente professor na USP, levado pelas mãos do então doutorando Gabriel Albuquerque. Inesquecível!

Machado de Assis: aspectos ideológicos e contraideológicos - palestra de Bosi

Alfredo Bosi apresenta a palestra baseada em sua obra recém-lançada, Ideologia e contraideologia, na próxima quinta-feira, 11 de novembro, às 15h, no Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo.

Sinopse da Livraria Cultura sobre esse livro de Bosi:
o autor percorre seis séculos de história da civilização ocidental em busca dos momentos decisivos da luta intelectual entre dominados e dominadores. Atento às formulações da tradição hegeliano-marxista e sem descartar os clássicos da Sociologia (Max Weber, Mannheim), Alfredo Bosi investiga a dinâmica de antagônicos, discursos que moldaram a feição da sociedade, bem como suas singularidades culturais. Na primeira parte, Alfredo Bosi discorre sobre alguns autores das áreas de filosofia, política e literatura universais, destacando as estratégias contraideológicas que utilizaram para combater o pensamento hegemônico. Em seguida, volta-se para o Brasil analisando as interseções com a cultura ocidental e detendo-se em figuras, como Joaquim Nabuco e Celso Furtado. O capítulo final tenta desatar o nó ideológico que reconhece na obra de Machado de Assis. 
Alfredo Bosi é professor emérito da FFLCH-USP, crítico e historiador literário, membro da Academia Brasileira de Letras. Entre as obras de Bosi, encontra-se Dialética da colonização, O ser e o tempo da poesia, História concisa da literatura brasileira, Brás Cubas em três versões, Machado de Assis: o enigma do olhar.

Local: Rua Maria Antonia, 294 - Vila Buarque, 3º andar – salão nobre
Tel.: (11) 3123-5201
Entrada franca


FONTE: Personal Escritor

Nenhum comentário: