novembro 03, 2010

Xenofobia na internet: um legado de Serra, o Obscuro

PICICA:  A intolerância e o preconceito de classe tem endereço na internet: http://www.facebook.com/pages/Revoltados-ON-LINE/144205978939296 Leia, abaixo, o texto do professor de Direito Internacional da Universidade Federal do Amazonas Everaldo Fernandes sobre o preconceito que se disseminou entre alguns grupelhos insatisfeitos com a vitória de Dilma Rousseff. O PICICA abre espaço para este e outros textos do ilustre professor. O vídeo abaixo é uma dica do blog do Miro. Leia, também, "Massa cheirosa deverá responder por crime de racismo", no blog da Mario Frô.
 
juliquinhafreitas | 2 de novembro de 2010
Vídeo em 'homenagem' à 'massa cheirosa' do país!

***
Sobre preconceito. O preconceito é intrinseca e deliberadamente irracional. O mesmo Serra que criticou a posição de diálogo do Brasil frente ao Irã, porque esse era um Estado religioso e fundamentalista, promoveu a maior campanha fundamentalista dos ultimos 45 anos no Brasil. Ou seja, quem afastou o Brasil (e campanha) do caminho laico e secular foi o critico do Irã.

Hoje quem xinga os nortistas e nordestinos são aqueles mesmos que durante décadas tiveram um jardineiro, um chofer ou uma doméstica baiana ou paraíba (respectivamente as denominações preferidas por São Paulo e Rio para retirar a identidade desses migrantes reduzindo-os a um outro difuso).

Pra ser breve, deve ser por esse mesmo motivo, mas agora com sinal contrário, que esses autoimportantes e arrogantes praguejam contra a eleição da presidenta. O motivo é o mesmo só que agora um paraíba ou um baiano tem empregos decentes ou, se for o caso, não precisam trabalhor por comida, porque o bolsa família esta ai. 
Everaldo Fernandes


Nenhum comentário: