agosto 01, 2015

Jesus de Montreal - 1989. Uma crítica à sociedade contemporânea, à mídia, à cultura e à igreja

PICICA: "O filme trata de um grupo de atores de Montreal contratados para encenar a paixão de Cristo, com um ator chamado Daniel no papel de Jesus. Entretanto, a interpretação do grupo sobre a vida de Cristo é pouco convencional e, apesar da produção se tornar a sensação da cidade, a Igreja Católica se opõe firmemente à sua interpretação bíblica e tenta impedir os atores. O filme é estruturado de forma que a vida de Daniel corre em paralelo com aquela de Cristo. Na cena de abertura, um ator aponta Daniel e diz que ele é "muito melhor ator", o que ecoa a previsão de João Batista sobre a chegada do messias. A cabeça do primeiro ator é mais tarde usada em uma propaganda, um paralelo com a decapitação de João Batista. Os atores então se reúnem para a peça, alguns deles abandonando trabalhos seguros para tal, remetendo a Jesus reunindo seus discípulos. Daniel estraga uma sessão para seleção de elenco de um comercial, assim como Jesus expulsou os agiotas do Templo. Sua prisão e aparição diante da côrte se assemelha a Jesus diante de Pôncio Pilatos.
O ambicioso advogado que arranja uma grande carreira comercial para Daniel, olhando de cima de um arranha-céus na cidade, refere-se à tentação de Cristo pelo diabo de cima de um alto cume. Milagres atribuídos a Jesus, assim como a encarnação, fazem um paralelo com Daniel a se tornar doador de órgãos, e a fundação da igreja se torna os planos para uma companhia experimental de teatro."

Jesus de Montreal - 1989 - Legendado Português - Filme Completo

Walter Santos
***

Jesus de Montreal. Uma crítica à sociedade contemporânea, à mídia, à cultura e à igreja

Uma sociedade com valores perdidos, obcecada e movida pelo consumo. Uma mídia destruidora, que faz o que quer com os indivíduos e uma igreja tradicional que só aceita a versão clássica de Cristo. Jesus de Montreal (1989, 118min), do canadense Denys Arcand é uma critica a sociedade atual. O filme aborda problemas de egoísmo, individualismo e consumismo, diz o Prof. Dr. José Baldissera, da Unisinos.  

Diferente da maioria dos filmes produzidos sobre a vida de Cristo, Jesus de Montreal, embora seja uma releitura do Evangelho de São Marcos, não é um filme de época que tenta retratar a vida do Salvador e sim, uma tradução das palavras de Jesus para nossos dias. O longa-metragem apresenta um cristo atual e concreto, representado no jovem ator Daniel Coulombe, (interpretado por Lothaire Blutheau) que fala para uma humanidade insensível e indiferente com o próximo. 

No filme, a vida de Jesus é encenada através da peça teatral A Paixão. A escolha do diretor pelo grupo de teatro, diz o Prof. Dr. José Baldissera, da Unisinos, é para mostrar que tudo é uma interpretação, e dispara “Nós não conhecemos Jesus, então o que ele (diretor) quer dizer é que nem a igreja conhece”, fazendo uma critica ao clérigo. Embora tenha sido pouco badalado, Jesus de Montreal é sem dúvida o filme que melhor representa a falta de compreensão da sociedade na mensagem de Cristo. Para a Prof. Dra. Cleusa Andreatta, da Unisinos, o filme trata sobre a busca da humanidade por algo mais, a busca por valores mais consistentes que dão sentido à vida humana. 

O momento mais marcante e comentado pelo público na exibição de Jesus de Montreal, foi a maneira como o diretor retratou a ressurreição através da doação de órgãos. A morte como algo positivo e que proporciona o renascimento de novas vidas. De todos os filmes, esse é uma das melhores atualizações para nossos dias, diz a Prof. Dr. Cleusa Andreatta, da Unisinos. “Ele proporciona a discussão critica sobre situações da sociedade atual e é ao mesmo tempo uma reflexão sobre o sentido de nossas próprias vidas”, conclui. 

O Ciclo de Filmes e Debates Jesus no Cinema  termina no próximo sábado, 31-03-2007, com a exibição do filme A paixão de Cristo (2004, Mel Gibson, 126min.). O debate será conduzido pelo Prof. Dr. Érico Hammes – PUCRS. O encontro está marcado para as 8h30min, na Livraria Padre Réus, em Porto Alegre. 

O mesmo Ciclo foi realizado na Casa do Trabalhador em Curitiba, promovido pelo Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores - CEPAT. A última sessão realizou-se no domingo passado.

Fonte: IHU

Nenhum comentário: