agosto 27, 2015

Pesquisadora Elisa Wandelli, militante do movimento socio ambiental SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS, participou da II Seminário Visões do Rio Negro

PICICA: Ontem, quarta-feira, 26 de julho, a estimada companheira Elisa Wandelli, militante do movimento socioambiental SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS, participou de uma mesa redonda no II Seminário Visões do Rio Negro. Essa mesa teve como tema Patrimônios Socioambientais. Elisa abordou a questão do Encontro das Águas.

Nessa oportunidade Elisa Wandelli convidou as ONGs que participam do evento (ISA, FVA, IPE, Secoya, WCS, WWF) a assumir a luta pelo nosso Encontro das Águas, sobretudo a criação da Unidade de Conservação de Uso Sustentável do Encontro das Águas, um projeto que garante o respeitos aos direitos sociais, econômicos e culturais das comunidades tradicionais de ribeirinhos da área rural de Manaus, à leste da cidade.

Os militantes do SOS ENCONTRO DAS ÁGUAS, vistos aqui em fotografias de Valter Calheiros, aguardam com entusiasmo os novos companheiros.
 
 








 Fotos: Valter Calheiros

II SEMINÁRIO VISÕES DO RIO NEGRO

25 a 27 de Agosto de 2015 – Inspetoria Laura Vicuña – Aleixo, Manaus

Durante os últimos anos a Rede Rio Negro (ISA, FOIRN, WCS, FVA, IPÊ, WWF, e SECOYA) tem atuado com objetivo de "estabelecer um espaço de debate e intervenção socioambiental para construção de bases e propostas de promoção da qualidade de vida dos habitantes, da conservação, do uso sustentável e da repartição de benefícios da biodiversidade da Bacia do Rio Negro" (rionegro.org.br).

Em 2007 realizamos o seminário "Visões do Rio Negro" que gerou a publicação disponível no link: http://issuu.com/instituto-socioambiental/docs/visoes_rn 


Agora, oito anos depois, queremos reunir pessoas e instituições que contribuíram para a agenda criada naquela ocasião, para refletir sobre “o que há de novo" na Bacia do Rio

O Seminário terá formato de mesas de diálogo e miniconferências nos dias 25 e 26 e uma oficina de trabalho no dia 27, com objetivo de criar uma agenda positiva e colaborativa a ser trabalhada/discutida/implementada nos próximos anos pela Rede Rio Negro e seus parceiros.

O objetivo é proporcionar encontros, atualizar/nivelar informações e, juntos, encarar o desafio do desenvolvimento regional com responsabilidade socioambiental.

Agradecemos desde já sua atenção e solicitamos confirmar sua participação através do e-mail natasha@socioambiental.org .


* * *

PROGRAMAÇÃO

II SEMINÁRIO VISÕES DO RIO NEGRO

08:30 Credenciamento e Abertura

ISA, WCS, IPÊ, FOIRN, FVA, WWF e SECOYA


09:00 

Visões do Rio Negro – Resgate Histórico

Beto Ricardo e Carlos Durigan



9:30  às 10:45
Mesa 1: Impactos Das Politicas Sociais nas Comunidades Indígenas e Ribeirinhas

Moderador: Victor Py Daniel

Adriana Áthila

Almerinda Ramos

Daniel RDS PC


A inadequação das políticas públicas à realidade dos povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia têm gerado impactos significativos nos modos de vida e nas dinâmicas territoriais do Rio Negro. As condicionalidades estabelecidas, aliadas à falta de fiscalização e de infraestrutura nas comunidades e nas cidades, em muitos casos, subvertem os objetivos iniciais dos programas de transferência de renda. Esta mesa de diálogo tem como objetivo elucidar tal questão, proporcionando subsídios para uma reflexão sobre o futuro destas políticas no Rio Negro.


10:45  às 12:30
Mesa 2: Infra-estruturas Pressões e Ameaças

Moderador: Ciro Campos

Beto Ricardo

Fundacion Gaia Amazonas (a confirmar)

Manuel Vieira


No Rio Negro o baixíssimo índice de desmatamento contrasta com projetos estatais de desenvolvimento com base na monocultura, no latifúndio e na mineração. As plantações de coca, a criação de gado e a mineração ameaçam ainda importantes áreas das nascentes do rio Negro. A abertura de estradas, a construção de barragens, e os incentivos governamentais à agricultura e à pecuária extensiva ameaçam todo o rio Branco onde há o maior potencial eólico do Norte do Brasil. Essa mesa de diálogo tem objetivo de apresentar o atual cenário de pressões e ameaças a agro-socio-biodiversidade e oferecer novas perspectivas sobre o desenvolvimento da região


ALMOÇO

TARDE: ORDENAMENTO TERRITORIAL NA BACIA DO RIO NEGRO

14:00 às 15:15

Mesa 3: Mosaico do BRN/Recategorização de UCs no Baixo Rio Negro

Moderador: Marco Antônio

Henrique Santiago

Francisco “Peba”

Jaime Junior


No Rio Negro atualmente existem unidades de conservação federais e estaduais com processos de redefinição de limites ou de mudança de categoria. Outra Unidade de Conservação acaba de ser criada a partir do reconhecimento da ocupação e uso de comunidades tradicionais no baixo rio Negro. Todas essas unidades integram um Mosaico de Áreas Protegidas e propostas de gestão integrada.
 

A Mesa de diálogo objetiva apresentar a proposta de gestão que vêm sendo trabalhado no Mosaico do Baixo Rio Negro, as recentes análises participativas realizadas e a visão dos moradores sobre o processo de recategorização das áreas.

15:15 às 16:00
Mesa 4: Ordenamento Territorial na Bacia do Rio Negro

Moderador: Wilde Itaborahy

Julio Araújo

Sergio Borges

Michael Golding


Territórios indígenas e um território Quilombola estão em processo formal de reconhecimento no Rio Negro. Os processos se arrastam por quase dez anos e passaram a ser acompanhados pela 6a câmara do Ministério Público Federal. Além disso, a criação de novas Unidades de Conservação são requeridas por comunidades tradicionais da Região. A Mesa de diálogo tem como proposta
trazer uma atualização sobre o processo de criação e reconhecimento destas áreas e traçar um mapa de onde estão e quais são as áreas com proposta de ordenamento ainda não atendidas.



16h INTERVALO / MERENDA


DIA 2 (26 DE AGOSTO)

MANHÃ: INICIATIVAS PROMISSORAS PARA A SOCIOBIODIVERSIDADE DO RIO NEGRO

9:00 às 10:30
Mesa 5: Turismo

Moderador: Camila Barra 

Marivelton Barroso

Susy Simonetti

CIR (à confirmar)


O turismo tem se mostrado, cada vez mais, uma opção de renda associada à conservação e sustentabilidade na bacia do Rio Negro. Nos últimos anos diversas modalidades de turismo têm sido implementadas, legais e ilegais, regulares e experimentais. Trata-se desde propostas de turismo de base comunitária, pesca esportiva em terras indígenas, aos cruzeiros e o turismo empresarial com alto
padrão de conforto. A mesa de diálogo tem como objetivo traçar um perfil dessa atividade a partir da visão dos seus protagonistas: comunidades, empresários, indígenas e órgãos públicos.



10:30 às 12:00
Mesa 6: Economias Emergentes

Moderador: Ignácio Josa 

André Baniwa

Levi Castro

Porfírio Carvalho


Artesanatos, castanha, óleos, fibras, e outros produtos da agrobiodiversidade, têm sido uma fonte de renda cada vez mais importante para as populações tradicionais do Rio Negro. Esta mesa de diálogo tem objetivo de apresentar iniciativas inovadoras que geram renda a partir do manejo de recursos, aumentam a coesão e a organização social e estimulam a geração e a transmissão de conhecimentos entre jovens e velhos.


ALMOÇO

TARDE: GESTÃO TERRITORIAL, CONSERVAÇÃO E MANEJO DA BIODIVERSIDADE

13:30 às 15:00

Mesa 7: Produção dos Conhecimentos, Calendários e Mudanças Climáticas

Moderador – Carlos Durigan

Aloisio Cabalzar

José Pimentel

Sineia do Vale

Rita Mesquita


O Rio Negro/Rio Branco, mais que uma região de altíssima diversidade socioambiental, é também uma arena estratégica para a produção de conhecimento e o diálogo intercultural sobre uso sustentável de recursos naturais e repartição dos benefícios da biodiversidade. Esta mesa de diálogo tem como objetivo apresentar novos olhares sobre a ciência e o diálogo entre pesquisadores, povos indígenas e comunidades tradicionais.


INTERVALO/MERENDA

15:15 às 16:45
Mesa 8: Patrimônios Socioambientais do Rio Negro


Moderador: Aline Scolfaro

SOS Encontro das Águas (a confirmar)

Marcia Lederman

Higino Tenório

Sandra Gomes


No Rio Negro as paisagens são resultado de complexas interações entre os ecossistemas locais e as práticas de manejo e cosmovisões de populações que há pelo menos 3 mil anos ocupam a região. Nas duas últimas décadas o esforço pelo reconhecimento formal de conhecimentos e práticas culturais, paisagens naturais e sítios arqueológicos tem se constituído como um mecanismo importante de valorização e proteção desse patrimônio socioambiental. A proposta da mesa é trazer uma atualização dessas iniciativas no rio Negro e discutir os avanços e os limites dos processos de patrimonialização em curso.


16:45 às 17:30
Antônio Nobre Conferência: Rios Voadores no Norte da Amazônia


DIA 3 (27 DE AGOSTO)


9:00  às 16:00
Oficina de Trabalho "Uma agenda comum para o Rio Negro"

Moderação: Wilde Itaborahy e Marcia Lederman

18:30 

Evento cultural e Lançamento do livro BARÉ, Povo do Rio
Local: Praça São Sebastião – Largo do Teatro (Haverá transporte para o local do evento)

Nenhum comentário: