agosto 19, 2015

BH: Rosemeire Silva defende dissertação de mestrado, pariticipa de Seminário de Redução de Danos e lança o Atêlie Intervalo de Redução de Danos

PICICA: "queremos trazer e tornar visível e audível, no espaço onde uma tentativa de desqualificação da política e do modo de cuidar da rede teve lugar, além  do jeito e da orientação política da rede, as consequências da aposta: a vida e a cidadania de sujeitos que podem - enfim e em razão da opção desta política - falar em nome próprio, exercer seus direitos e recriar a vida. (Rosi)"





caros companheiros,

no dia 21/8/15, às 08:00hs na sala 062 da faculdade de medicina da UFMG vou defender minha dissertação "Reforma Psiquiátrica e redução de danos: um encontro intempestivo e decidido na construção política da clínica para sujeitos que se drogam".

ao longo do mestrado - e era um dos objetivos da pesquisa - elaboramos um projeto para implantação de um dispositivo de formação para trabalhadores das redes públicas de saúde, assistência social, educação, justiça e militantes dos movimento sociais, sobre drogas na perspectiva antimanicomial e antiproibicionista: o ateliê intervalo de redução de danos.

participamos do edital de seleção da SENAD para implantação de CRR  com este  projeto  e fomos aprovados. a pesquisa acabou por se constituir como um percurso teórico e político deste dispositivo. daí, decidimos, após a defesa, realizar o seminário de lançamento do Ateliê Intervalo, com uma mesa redonda da qual participarão os membros da banca: Elisaldo Carlini, Eduardo Vargas e Virgílio Mattos. teremos ainda, neste dia, uma intervenção artística dos centros de convivência, mercadinho maluco, apresentação do trem tamtam, coffee-break da suricato e banners com relatos dos trabalhos da rede.

queremos trazer e tornar visível e audível, no espaço onde uma tentativa de desqualificação da política e do modo de cuidar da rede teve lugar, além  do jeito e da orientação política da rede, as consequências da aposta: a vida e a cidadania de sujeitos que podem - enfim e em razão da opção desta política - falar em nome próprio, exercer seus direitos e recriar a vida.

espero por cada um de vcs lá, comigo. nos dois momentos, na chatura da defesa e no seminário.

estou concluindo o cartaz de divulgação da defesa (a sala só foi definida hj), mando o cartaz do seminário e peço que divulguem a todos. é aberto, franqueado a todos.

até lá!.


Rosi
EM TEMPO: Rosi é a estimada companheira da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA) Rosemeire Silva, vista aqui, com o autor dessas mal-traçadas, em fotografia feita no ano de 2006, na cidade de Belo Horizonte, durante o I Encontro Nacional de Saúde Mental, realizado pela RENILA e pelo Conselho Federal de Psicologia. Parabéns Rosi pela dissertação, boa defesa e um excelente seminário. A luta continua.

Nenhum comentário: