agosto 10, 2015

NÃO HÁ SAÍDA DA CRISE, TEMOS QUE ABRIR UMA BRECHA. Por Bruno Cava Rodrigues

PICICA: " Chega de sofismas: o governo é um dos líderes do tal "avanço conservador". É o passo necessário de perder o medo de gritar "Fora todos", já que a bipolaridade molar PT-PSDB com o pemedebismo de fundo está exaurida."
                                                                                        Imagem: Google
 
NÃO HÁ SAÍDA DA CRISE, TEMOS QUE ABRIR UMA BRECHA 

Três textos de ontem que recomendo, dois do João Telésforo e um da Isabella Gonçalves Miranda:

1) "Ir além dos partidos, nas eleições de 2016" (JT): a referência das plataformas municipalistas espanholas que venceram no 24M de 2015, quatro anos depois da explosão da crise da representação no 15M de 2011. No Brasil, é preciso um partido dos sem-partido, um partido dos indignados para forçar uma reabertura democrática de um sistema que gira em falso entre polarizações falsas e corrupção. Lamentavelmente, o editor do Outras colocou uma foto do Boulos no topo do artigo, embora o líder do MTST, por razões organizativas (de velho tipo), ainda esteja preso à ideia de "frentismo de esquerda". É preciso todavia dar o passo decisivo e se livrar de vez de qualquer governismo residual, para ter chances de eficácia.
http://outraspalavras.net/…/ir-alem-dos-partidos-nas-eleic…/

(outras dicas: "Reorganizar as forças, contra-atacar o contra-ataque", do sempre sintético e antenado Moysés Pinto Neto, https://moysespintoneto.wordpress.com/…/reorganizar-as-for…/; e a entrevista abrangente de Giuseppe Cocco "O capital que neutraliza e a necessidade de uma nova esquerda", comentada por mim mesmo, http://uninomade.net/…/o-capital-que-neutraliza-e-a-necess…/).

2) "Lutar contra o governo" (JT): sobre por que seria o cúmulo do masoquismo os movimentos e ativistas defenderem, direta ou indiretamente, um governo que propôs em regime de urgência a inédita lei do terrorismo. Chega de sofismas: o governo é um dos líderes do tal "avanço conservador". É o passo necessário de perder o medo de gritar "Fora todos", já que a bipolaridade molar PT-PSDB com o pemedebismo de fundo está exaurida. http://brasilem5.org/2015/08/06/lutar-contra-o-governo/
(outra dica: sobre a beleza sonora dos panelaços na favela, "O panelaço no Morro dos Cabritos", por Alexandre Mendes, http://uninomade.net/tenda/o-panelaco-no-morro-dos-cabritos/)


3) "As manifestações do Equador" (IGM): breve análise sobre o descolamento dos "governos progressistas" em relação às mobilizações sociais e o comum das lutas, que não pode ser explicado apenas lançando mão da polarização imperialismo x anti-imperialismo, mas por estratégias conscientes e deliberadas e de esquerda, associadas às tecnologias de governo, aos projetos de desenvolvimento e à capacidade de abertura a movimentos de contestação. http://brasilem5.org/…/as-manifestacoes-do-equador-e-a-cri…/
(outras dicas: Bruno Santos N Dias sobre as manifestações de junho no Equador e um correísmo cada vez mais autoritário, e "O fim da narrativa progressista na América do Sul", Zeitgeist por Salvador Schavelzon, http://uninomade.net/…/o-fim-da-narrativa-progressista-na-…/)


Boa leitura!

Fonte: Bruno Cava Rodrigues

Nenhum comentário: