novembro 09, 2015

Manaus - PROAMA: vazante expõe colunas tortas da ponte de captação de água

PICICA: O primeiro acidente ocorrido na estação de captação de água do Programa Água para Manaus / PROAMA, construído nas proximidades do bairro Colônia Antonio Aleixo, no entorno do Encontro das Águas, teve pouca repercussão pelo baixo potencial do acidente: um barco de pequeno porte à deriva foi de encontro às colunas sem causar danos. O movimento socioambiental SOS Encontro das Águas advertiu as autoridades para o perigo de novos acidentes, sem que nenhuma providência fosse tomada. O segundo, narrado abaixo pelo companheiro Valter Calheiros, do referido movimento, deixou 500 mil pessoas da zona leste de Manaus sem água. Depois da tragédia de Mariana, em Minas Gerais, a população da região manauara tem razões para se sobressaltar, dado o crescente número de irregularidades nas obras oriundas das parcerias público-privadas. 















PROAMA: vazante expõe colunas tortas da ponte de captação de água


Em junho de 2014 a estação de captação de água do Programa - Água para Manaus / PROAMA, localizada do entorno do Encontro das Águas, foi danificada por uma balsa, causando interrupção no abastecimento de água para mais de 500 mil pessoas nas zonas norte e leste de Manaus. Os trabalhos de recuperação da estação duraram 7 meses, sendo concluída no final do mês de janeiro de 2015.

A grande vazante deste ano do Rio Negro deixou à mostra que duas colunas da ponte da estação de captação de água estão tortas, inclinadas, estando diferente das demais colunas que sustentam a ponte. Registra-se que no período de conclusão de recuperação da ponte o rio estava cheio, não permitindo a visão que temos na vazante.

As colunas tortas nos levam a questionar se a inclinação é uma recomendação dos engenheiros para dar total segurança à estação de captação de água, ou se o fato representa um erro de cálculo no período da recuperação da ponte. Sem dúvida a situação merece esclarecimento por parte da empresa responsável pelo PROAMA, pois recursos públicos foram utilizados para a reconstrução da estação de captação de água.

Os registros fotográficos com as duas colunas tortas foram realizados no dia 07 de novembro (sábado), por um grupo formado por educadores, fotógrafos, jornalista e liderança comunitária do bairro Bela Vista do Puraquequara. Para comparar os atuais registros que apresentam as colunas inclinadas, recorremos às imagens de março e outubro de 2010 e setembro de 2011, onde as colunas aparecem perfiladas.

Valter Calheiros

Nenhum comentário: