novembro 18, 2015

OUTRAS PALAVRAS: Terror: o Ocidente trama a pior resposta; Paris, hipóteses sobre um massacre; Paris, hipóteses sobre um massacre (II): os jovens da Jihad; De Paris ao Rio Doce: do horror político ao horror econômico; São Francisco, rio sazonal?; Bancada da Mineração atende pelo nome de PMDB; O Rio Doce, com agrotóxicos e mercúrio; Algo acontece em S.Paulo, no OcupaFernão; O intricado jogo de inventar uma pessoa

Imagem inline 1
Boletim de atualização - Nº 582 - 17/11/2015




Terror: o Ocidente trama a pior resposta
Evitar novos atentados exigiria enfrentar o ISIS, em coordenação com Rússia. Mas governantes parecem preferir duas políticas ineficazes: militarização interna e vigilância. Por Patrick Cockburn (Outras Palavras)

Paris, hipóteses sobre um massacre
Autoria do ISIS é quase óbvia. Sucesso sinistro dos atentados demonstra falência da “Guerra ao Terror” – mas haverá enorme pressão por mais Estado policial. Vêm aí tempos ásperos. Por Antonio Martins (Blog)

Paris, hipóteses sobre um massacre (II): os jovens da Jihad
Militarmente, extremistas estão sendo derrotados. Têm uma só chance: mergulhar governos ocidentais no terreno da barbárie e atrair muçulmanos que se ressentem de exclusão. Exatamente por isso, podem vencer… (A.M.) (Blog)

 
De Paris ao Rio Doce: do horror político ao horror econômico
Os atentados na França e o crime ambiental em Mariana não são hierarquizáveis; o problema consiste em minimizar uma das tragédias por determinadas conveniências. Por Alceu Luís Castilho (Blog do Alceu Castilho)

São Francisco, rio sazonal?

Estudioso do semiário brasileiro alerta: cresce risco de um dos principais rios brasileiros parar de correr, em parte do ano. Consequências sociais e ambientais serão dramáticas. Roberto Malvezzi ("Gogó"), entrevistado por Verônica Pragana, da Asa Brasil (Outras Mídias)

Bancada da Mineração atende pelo nome de PMDB
Jornais divulgam doações de campanha por empresas da Vale para deputados, mas se esquecem de apontar destinação majoritária da verba a políticos do PMDB. (ALC) (Blog do Alceu Castilho)

O Rio Doce, com agrotóxicos e mercúrio
Informações nos jornais sobre impactos no ser humano do maior desastre ambiental da história do Brasil estão dispersas, e não ganham destaque nas capas (ALC) (Blog do Alceu Castilho)

Kiko Dinucci, sobre escolas ocupadas em SP: estas crianças já são vitoriosas”

"Imagem dos policiais conferindo revistas parecia cena do "Fahrenheit 451. Mas pela primeira vez, estes garotos e garotas sentiram: é deles a escola que governador quer fechar". Por Kiko Dinucci, em sua página no facebook (Outras Mídias)

Algo acontece em S.Paulo, no OcupaFernão
Ocupação em Pinheiros virou ponto de encontro de estudantes e movimentos sociais e influencia novos protestos contra fechamento de escolas pelo governo Alckmin (ALC) (Blog do Alceu Castilho)

O intricado jogo de inventar uma pessoa
Em meio à Primavera Feminista, entremeando documentário e ficção, "O Olmo e a Gaivota" traz às telas a gravidez -- tema quase ausente do cimena. No site do Espaço Oca, parceiro de Outras Palavras (Espaço Oca)

Nenhum comentário: