PICICA: ""Sem Destino" foi o filme inscrito oficialmente pelos Estados Unidos em
1969 no Festival de Cannes tendo sido premiado como o Melhor Filme de um
diretor estreante (Dennis Hopper), neste clássico incomum, que a
Revista Time elogiou como um dos dez mais importantes filmes da década.
Indicado para o Oscar de Melhor Roteiro em 1969, Sem Destino é um
clássico dos anos 60, que refletiu as atitudes e o comportamento de uma
geração inteira."
Easy Rider e o comportamento de uma geração
EASY RIDER
"Sem Destino" foi o filme inscrito oficialmente pelos Estados Unidos em 1969 no Festival de Cannes tendo sido premiado como o Melhor Filme de um diretor estreante (Dennis Hopper), neste clássico incomum, que a Revista Time elogiou como um dos dez mais importantes filmes da década. Indicado para o Oscar de Melhor Roteiro em 1969, Sem Destino é um clássico dos anos 60, que refletiu as atitudes e o comportamento de uma geração inteira.
Dois motociclistas (Peter Fonda e Dennis Hopper) partem numa odisséia de costa a costa em busca da América verdadeira, encontrando ao longo do caminho as muitas faces das cidades grandes e das pequenas uma comunidade "Hippie", drogas e sexo num bordel de Nova Orleans. O Filme assinala também a atuação de Jack Nicholson.
Uma das frases que marca muito bem o destino dos personagens do filme e que coloca em xeque uma sociedade mesquinha, individualista e preconceituosa e essa: "Falar da liberdade ou vive-la são duas coisas diferentes: É difícil ser livre quando se é comprado e vendido no mercado "
No Brasil, em 1970, o filme foi classificado pela censura para maiores de 18 anos, na época seria impossível , 16 anos era a minha idade. Easy Rider passava no Cinema Pigalle que não existe mais, ficava no Largo do Arouche, em São Paulo, filme não era nada comercial e a sociedade da época, nem imaginava o que estaria a caminho... mudanças no mundo.. novas perspectivas. Minha paixão pelas motocicletas e rock faziam uma somatória de mudança de rumo, buscando novos caminhos.
A trilha sonora The Pusher e Born To Be Wild Steppenwolf ; The Weight Smit; Wasn't Born to Follow The Byrds; If You Want to Be a Bird The Holy Modal Rounders; Don't Bogart Me Fraternity of Man; If 6 Was 9 The Jimi Hendrix Experience; Kyrie Eleison / Mardi Gras (When the Saints) The Electric Prunes; It's Alright Ma (I'm Only Bleeding) Roger McGuinn; Ballad of Easy Rider Roger McGuinn... era algo inimaginável
Para assistir a Easy Rider, optei pelo subterfúgios da carteira de estudante, com 16 anos passei a ter os sonhados 18 anos que permitiriam meu acesso ao sonhado filme, entrar na primeira sessão e sair na última... Era a conquista a glória.
Sem Destino ficou uma semana em cartaz em seguida foi proibido pela censura da época , por atentar ao uso e bons costumes, durante anos não foi exibido, segundo consta a lenda sua copia havia sido destruída,...
Muitos filmes como Zabriskie Point de Michelangelo Antonioni lançado em 1970 que mostrava o movimento de contracultura dos EUA na época. IF (Se)f ilme britânico de 1969, dirigido por Lindsay Anderson, vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes daquele ano. Laranja Mecânica filme anglo-estadunidense de 1971 escrito, produzido e dirigido por Stanley Kubrick, adaptado do romance de Anthony Burgess de 1962, todos proibidos. Alguns destes filmes poderiam ser vistos no lendário Cine Biju I e II, pequenas salas de cinema, localizado na Praça Roosevelt em São Paulo, de grande importância na historia cultural paulista .
Nesta época, vivíamos como a ficção do filme Fahrenheit 451 dirigido por François Truffaut. Easy Rider foi o passaporte do sonho realizado, comprei a minha primeira motocicleta, realizando meu sonho de viajar pelo Brasil e América do Sul, com a sonhada motocicleta, ficou a lição: "NADA PODE TIRAR O SONHO DA SUA LIBERDADE..."
Geraldo Costa
Resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas... .Fonte: OBVIOUS
Nenhum comentário:
Postar um comentário