março 03, 2016

BURACOS NAS RUAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DE MANAUS: um recado aos gestores públicos. Por Valter Calheiros

PICICA: "Cuidado com sua vida e tenha muita atenção ao trafegar na Avenida dos Oitis (a partir da Rotatória do Armando Mendes/Avenida Grande Circular) e na Avenida Buriti, no Distrito Industrial (D.I) de Manaus, zona leste! A qualquer momento você está sujeito a cair em um dos muitos buracos existentes nas pistas. Esta recomendação poderia ser motivo da realização de uma campanha publicitária feita por todos os Meios de Comunicação de Manaus, como forma de apoio e de alerta ao cidadão manauara que trafega na área do DI. O condutor de veículo desavisado corre o risco de perder a vida em um inevitável e previsível acidente de transito! Recorrer a uma campanha publicitária sem recursos públicos, nos parece ser uma solução que permitiria a todos falar sem medo e dar os nomes de todos os responsáveis por este descaso e falta de zelo público com a cidade de Manaus." 

BURACOS NAS RUAS DO DISTRITO INDUSTRIAL DE MANAUS: um recado aos gestores públicos.

*Valter Calheiros

Cuidado com sua vida e tenha muita atenção ao trafegar na Avenida dos Oitis (a partir da Rotatória do Armando Mendes/Avenida Grande Circular) e na Avenida Buriti, no Distrito Industrial (D.I) de Manaus, zona leste! A qualquer momento você está sujeito a cair em um dos muitos buracos existentes nas pistas. Esta recomendação poderia ser motivo da realização de uma campanha publicitária feita por todos os Meios de Comunicação de Manaus, como forma de apoio e de alerta ao cidadão manauara que trafega na área do DI. O condutor de veículo desavisado corre o risco de perder a vida em um inevitável e previsível acidente de transito! Recorrer a uma campanha publicitária sem recursos públicos, nos parece ser uma solução que permitiria a todos falar sem medo e dar os nomes de todos os responsáveis por este descaso e falta de zelo público com a cidade de Manaus.

As centenas de buracos existentes no DI causam diariamente prejuízos financeiros a todos que por ali precisam trafegar com qualquer tipo de veículo, seja moto, bicicleta, carro de passeio, ambulância, táxi, carretas, lotações da zona leste, ônibus coletivo e principalmente os vários modelos de carros que prestam serviços ao Polo Industrial e que conduzem os trabalhadores às empresas. Não importa o tipo de veículo, todos estão sujeitos a não concluir seu trajeto, impedindo condutores e passageiros a chegar ao seu destino.

A responsabilidade pelos buracos existentes nas avenidas e ruas do DI parece ser uma novela que propositalmente não tem fim. Os órgãos dos governos federal, estadual e municipal há vários anos assistem a situação se agravar, mas até o presente momento não conseguem fazer cumprir as determinações legais, como também em utilizar em favor da recuperação das avenidas do DI uma parte dos recursos arrecadados dos contribuintes amazonenses e das empresas instaladas no Polo Industrial.

O descaso com as ruas do DI e o longo período em que a situação de arrasta, revelam que nossas autoridades não possuem competência para resolver a situação ou então que o caso não lhes interessa resolver. Assim, diante da persistência dos fatos, a população não acredita mais que a solução possa vir simplesmente através de uma simples decisão governamental. Isso nos remete a recorrer, sem demora, ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual para que seja dado um último prazo aos gestores públicos para que as ruas sejam recuperadas, dando segurança ao cidadão que precisar ir e vir pelas vias do DI.

Tornou-se comum nos noticiários locais reportagens com fatos relacionados aos buracos existentes nas avenidas do DI. É de se lamentar que nenhuma providencia efetiva seja tomada para dar fim às obras que por diversas vezes foram iniciadas sem chegar a conclusão. Enquanto isso, as vítimas dos buracos ficam a lamentar os prejuízos econômicos causados pelos acidentes sem que os gestores públicos sejam responsabilizados.

É oportuno lembrar aos políticos de nossa terra que alguns buracos estão se tornando crateras e que nem eles poderão trafegar pelas ruas para chegar a seus compromissos de campanha eleitoral que se aproxima. Fica um recado que ouvi de um motorista de ônibus ao me ver fotografando os buracos: “Avisa a Suframa, ao governador e ao prefeito que paciência tem limite e que eles serão os próximos a cair dentro desses buracos!”

*Educador Salesiano / Pesquisador e fotografo do Movimento Socioambiental SOS Encontro das Águas / Graduado em Teologia pela Universidade Católica Santa Úrsula-RJ e Centro de Estudos do Comportamento Humano-CENESC-AM / Pós-Graduado em Pesquisa e Prática: Ação Social -Faculdade Tahirih/Manaus-AM. / Membro do Fórum Estadual de Assistência Social - FEAS.



































Fotos: Valter Calheiros



Nenhum comentário: