PICICA: "Yêda Maria tem trabalhos em coleções privadas no Brasil e no
estrangeiro e em instituições de arte, dentre elas o Museu de Arte da
Bahia e a Universidade de Illinois."
Morre em Salvador a artista plástica Yeda Maria aos 84 anos
Yeda era conhecida internacionalmente com obras em museus dos EUA.
Ela morava sozinha e foi encontrada por uma vizinha no apartamento.
no Olá Bahia
A artista plástica baiana Yeda Maria Correira de Oliveira, de 84 anos, foi encontrada morta no apartamento onde morava, no bairro da Pituba, em Salvador. De acordo com pessoas próximas à artista, ela foi encontrada no apartamento, por uma vizinha, na noite de domingo (27). Yeda morava sozinha e sofria de diabetes e hipertensão.
Segundo o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que fez o registro do caso, a suspeita é de que a morte tenha sido natural, já que não foram encontradas lesões no corpo da artista plástica.
O corpo de Yeda Maria foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Salvador, e por volta das 16h ainda permanecia no local. Ainda não há detalhes sobre o velório.
Yeda Maria era conhecida internacionalmente e tem obras expostas em museus dos Estados Unidos e Europa. Em novembro de 2015, obras de Yeda fizeram parte da programação especial do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) para o Mês da Consciência Negra.
Filha única do casal Elias Félix de Oliveira (do qual a própria artista tem poucas lembranças) e Theonila da Silva Correa (professora primária), a artista plástica Yêda Maria Correa de Oliveira, neta de Gabino da Silva Correa, também professor, nasceu em 1932, na cidade de Salvador.
Em 1936, com aproximadamente 6 anos, perdeu o pai.
Após terminar os estudos secundários graduou-se na Escola de Belas Artes da Bahia, em 1959. Enquanto fazia o curso recebeu, em 1956, menção honrosa no Salão Baiano de Artes Plásticas pelo trabalho Barcos da água de meninos. A obra, que mais tarde viria a ser considerada sua pintura inaugural, retrata um tema fartamente observado na história da arte ocidental desde o século XVII.
no Olá Bahia
A artista plástica baiana Yeda Maria Correira de Oliveira, de 84 anos, foi encontrada morta no apartamento onde morava, no bairro da Pituba, em Salvador. De acordo com pessoas próximas à artista, ela foi encontrada no apartamento, por uma vizinha, na noite de domingo (27). Yeda morava sozinha e sofria de diabetes e hipertensão.
Segundo o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que fez o registro do caso, a suspeita é de que a morte tenha sido natural, já que não foram encontradas lesões no corpo da artista plástica.
O corpo de Yeda Maria foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Salvador, e por volta das 16h ainda permanecia no local. Ainda não há detalhes sobre o velório.
Yeda Maria era conhecida internacionalmente e tem obras expostas em museus dos Estados Unidos e Europa. Em novembro de 2015, obras de Yeda fizeram parte da programação especial do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) para o Mês da Consciência Negra.
Yêda Maria: A cor sem rancor
do O Menelik
Por Alexandre Bispo especialmente para O MENELICK 2º ATO
Fotos MANDELACREW
Filha única do casal Elias Félix de Oliveira (do qual a própria artista tem poucas lembranças) e Theonila da Silva Correa (professora primária), a artista plástica Yêda Maria Correa de Oliveira, neta de Gabino da Silva Correa, também professor, nasceu em 1932, na cidade de Salvador.
Em 1936, com aproximadamente 6 anos, perdeu o pai.
Após terminar os estudos secundários graduou-se na Escola de Belas Artes da Bahia, em 1959. Enquanto fazia o curso recebeu, em 1956, menção honrosa no Salão Baiano de Artes Plásticas pelo trabalho Barcos da água de meninos. A obra, que mais tarde viria a ser considerada sua pintura inaugural, retrata um tema fartamente observado na história da arte ocidental desde o século XVII.
Em
1962, Yêda cursa gravura na Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de
Janeiro, importante meio de formação de novos artistas fundado por
Augusto Rodrigues, Lucia Alencastro Valentim e pela artista norte
americana Margareth Spencer, em 1948.
No mesmo ano volta à Bahia e estuda gravura com Henrique Oswald. O
professor, entusiasmado com os resultados da aluna, envia uma gravura da
artista para o Festival de Artes de Ouro Preto, em Minas Gerais, onde
ela é premiada no seguimento Artes Gráficas. Isso a estimula a conhecer
mais as técnicas de impressão.
“Da
mãe aprenderá uma lição poderosa: nunca se intimidar com a pressão
discriminatória dos preconceituosos que tentam reduzir ou desumanizar a
pessoa negra”.
Os anos 50 e 60 serão, para ela, marcados pela produção plástica de
paisagens e cenas marinhas. A pincelada inicial é forte e expressiva,
mas logo a artista direciona seus interesses para a síntese que une cor e
geometria. Os barcos são reduzidos a sugestões que captam deles o
mínimo geométrico; a cor que se tornará uma marca importante na produção
da artista começa a revelar-se frutífera.
Na composição Barco com frutas, de 1964, é exatamente o que ocorre: observe que os barcos são identificáveis apenas por triângulos a evocar velas hasteadas – tornam-se apenas detalhes, formas cromáticas. Nesse mesmo trabalho apresenta-se pela primeira vez o tema que ganhará enorme vigor na produção da artista – a natureza-morta.
Na composição Barco com frutas, de 1964, é exatamente o que ocorre: observe que os barcos são identificáveis apenas por triângulos a evocar velas hasteadas – tornam-se apenas detalhes, formas cromáticas. Nesse mesmo trabalho apresenta-se pela primeira vez o tema que ganhará enorme vigor na produção da artista – a natureza-morta.
“A arquiteta Lina Bo Bardi e o escritor Jorge Amado foram grandes incentivadores da produção plástica de Yêda”.
Este gênero, do qual Yêda extrairá uma incrível quantidade de cores alegres e iluminadas e que atualmente é a marca principal de seus trabalhos, é resultado da observação sistemática de seus modelos – frutas, flores, mesas arrumadas com esmero -, representações que dão o tom de uma organização estética do mundo. Assim, se nessa pintura as frutas têm certo destaque na composição, mais adiante elas se tornarão o centro das atenções e do investimento – a alimentação absorverá completamente os interesses da artista baiana.
Este gênero, do qual Yêda extrairá uma incrível quantidade de cores alegres e iluminadas e que atualmente é a marca principal de seus trabalhos, é resultado da observação sistemática de seus modelos – frutas, flores, mesas arrumadas com esmero -, representações que dão o tom de uma organização estética do mundo. Assim, se nessa pintura as frutas têm certo destaque na composição, mais adiante elas se tornarão o centro das atenções e do investimento – a alimentação absorverá completamente os interesses da artista baiana.
A arquiteta Lina Bo Bardi certa vez disse a Jorge Amado: “preste atenção a essa jovem, tem talento e futuro”.
Em meados de 1969, seus trabalhos passam a fazer alusão à feminilidade, misto de religiosidade afro e preocupações feministas comuns naquele período. Já em 1972, a artista une colagem e pintura como em Yemanjá com luz, trabalho que mostra uma imagem de Martin Luther King (1929-1968) na altura do ventre de Iemanjá, orixá importante na Bahia, no Rio de Janeiro e São Paulo. No mesmo ano, em decorrência desses experimentos, surge Yemanjá todos iguais e O mundo de Yemanjá, trabalhos fortes que difundem esse orixá como sendo, no limite, capaz de dar uma lição de humanidade; Yemanjá une a diversidade humana em si mesma.
YêdamariaEdição: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Museu Afro Brasil
Direção de arte: Paulo Otávio Gonçalves
Coordenação editorial: Cecília Scharlach
2006
Em meados de 1969, seus trabalhos passam a fazer alusão à feminilidade, misto de religiosidade afro e preocupações feministas comuns naquele período. Já em 1972, a artista une colagem e pintura como em Yemanjá com luz, trabalho que mostra uma imagem de Martin Luther King (1929-1968) na altura do ventre de Iemanjá, orixá importante na Bahia, no Rio de Janeiro e São Paulo. No mesmo ano, em decorrência desses experimentos, surge Yemanjá todos iguais e O mundo de Yemanjá, trabalhos fortes que difundem esse orixá como sendo, no limite, capaz de dar uma lição de humanidade; Yemanjá une a diversidade humana em si mesma.
Entre
1978 e 1980 Yêda Maria vai para a Universidade de Illinois, nos Estados
Unidos, fazer seu mestrado, lá, segundo ela, o tema religioso não é
aceito, mas ela produz Cabeça de orixá 1978, posteriormente adquirido
por aquela universidade. Uma das coisas que vai marcar sua experiência
em solos norte-americanos é o fato de seu talento e capacidade não serem
postos em questão pelo fato dela ser negra. Ela vai dizer que a
diferença entre cá e lá é que a comunidade negra norte americana tem
muita garra e coragem. Yêda conhece a luta política por direitos
jurídicos nos Estados e a constituição de uma classe média negra
orgulhosa de sua condição racial.
De volta ao Brasil, em 1982, novos temas surgem em seus trabalhos,
como as relações interétnicas onde explora as potencialidades da
monotipia, como em Namorados, de 1983, onde ela parece afirmar que a
mestiçagem não só é possível como positiva. Em Jantar para uma convidada
especial, produção do mesmo ano, uma pintura a óleo de grandes
dimensões apresenta brancos e negros juntos sem qualquer segregação.
Atualmente com 78 anos e morando em uma pacata rua do bairro de
Pinheiros, em São Paulo, cidade onde vive a menos de um ano, a artista
está envolvida com a produção do tema que mais tem afinidade, a
natureza-morta. Sua versão é cheia de vida; arranjos cromáticos de
formas precisas. Suas obras tratam de um embelezamento do cotidiano:
mesa bem posta, utensílios domésticos de gosto apurado e alimentos
fartos. Mesas sempre à espera dos convidados.
Yêda Maria tem trabalhos em coleções privadas no Brasil e no
estrangeiro e em instituições de arte, dentre elas o Museu de Arte da
Bahia e a Universidade de Illinois.
LEIA
YêdamariaEdição: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Museu Afro Brasil
Direção de arte: Paulo Otávio Gonçalves
Coordenação editorial: Cecília Scharlach
2006
Nenhum comentário:
Postar um comentário