março 10, 2008

Ferrovia x BR-319


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FERROVIA E BR-319 – UM DEBATE NECESSÁRIO E
URGENTE PARA O AMAZONAS
Prezado,
Você é nosso convidado para participar do evento “Ferrovia e BR-319 – Um
Debate Necessário e Urgente para o Amazonas”, sobre a pavimentação da
Rodovia BR 319, que irá discutir as possibilidades de construção de uma
ferrovia entre Manaus e Porto Velho, como modal substituto a BR-319,
apresentando importantes estudos e pontos de vista sobre sua viabilidade
econômica e financeira, implicações técnicas e jurídicas e seus possíves
impactos ambientais e sociais.
O evento será realizado em quatro painéis, que terão a duração de uma (01)
hora de palestra e mais 30 minutos de “mesa-redonda”, conforme apresenta
a programação abaixo.

FERROVIA E BR 319: UM DEBATE NECESSÁRIO E URGENTE
Data: 19 de Março de 2008

HORÁRIO ATIVIDADE
08:00-8:30 INSCRIÇÕES do público

ABERTURA

DISCURSO DE ABERTURA E MODERADOR: Mariano Cenamo
Secretário Executivo do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas
(IDESAM)
08:30-10:00
Virgilio Viana
Secretario de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS)
Roberto Mangabeira Unger
Secretario de Ações de Longo Prazo (SEALOPRA)
Marcelo Perrupato e Silva
Secretário de Política Nacional de Transportes/Ministério dos Transportes (MT)
João Paulo Capobianco
Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Augusto Cesar Rocha
Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM)
Padre Guillermo Cardona
Centro de Direitos Humanos - Arquidiocese de Manaus
Paulo Adario
Greenpeace

10:00-10:20 PAUSA P/ CAFÉ

PAINEL 1: Benefícios e Conseqüências da Ferrovia e da BR-319

MODERADOR: Adalberto Carin (Juiz de Direito da Vara Especializada de Meio Ambiente e Questões
Agrárias (VEMACA) – Tribunal de Justiça do Amazonas
10:20-10:40 Philip M. Fearnside – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)
10:40-11:00 “EIA da BR-319: Alternativas de Modais”
Alexandre Rivas – Universidade Federal do Amazonas
11:00-11:20
“Ferrovia Rei Brasil-Peru: Las Ventajas Econômicas e Ambientales de Una
Ferrovia”
José Torrico – Consórcio Ferrovia do Peru
11:20-11:40 Maria José da Silva Nazaré – Ministério Público Estadual - AM)
11:40-12:10 MESA REDONDA – Todos
ALMOÇO (12:10 - 14:00hs)

PAINEL 2: Análise de Viabilidade Técnica e Econômica
MODERADOR: Carlos Bueno (INPA)

14:00-14:20 “A Viabilidade da Ferrovia Entre Manaus e Humaitá”
César Cascão e Luiz Antônio Cascão - CP Empreendimentos
14:20-14:40 Thereza Aquino – BNDES
14:40-15:00 José Alberto Machado - SUFRAMA
15:00-15:20 “O Transporte Ferroviário de Cargas no Brasil”
Rodrigo Vilaça (Associação Nacional de Transporte Ferroviário - ANTF)
15:20-15:40 Representante da Associação Nacional de Transportes Terrestres - ANTT
15:40-16:10 MESA REDONDA
16:10-16:30 PAUSA P/ CAFÉ

PAINEL 3: Aspectos Ambientais e Sociais
MODERADOR: Paulo Moutinho (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia)
16:30-16-50
“O modal ferroviário na Amazônia como alternativa para o desenvolvimento
sustentável”
Marcos Mariani – Preserve Amazônia
16:50-17:10 Leonardo Fleck (CSF Brasil)
17:10-17:30 Manoel Cunha (CNS) / Adilson Vieira (GTA)
17:30-17:50 “Os índios e os impactos da BR-319”
Marcos Apurinã - COIAB
17:50-18:30 MESA REDONDA FINAL e ENCERRAMENTO
18:30 ENCERRAMENTO + possível coletiva de imprensa
Organização:
IDESAM, SDS, Zona Franca Verde, Governo do Estado do Amazonas
Contamos com sua presença!
Data: 19 de Março de 2008.
Local: Auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA)
Endereço: Avenida Ministro João Gonçalves de Souza, s/n - Distrito Industrial.
Horário: 8h30m às 18h30m.
Inscrições com Mariana Pavan: mn.pavan@idesam.org.br ou pelo telefone
3642-5698

2 comentários:

Anônimo disse...

Precisas escrever depois como foi o encontro! Abrir, re-abrir estradas na Amazonia significa assinar o fim de tudo... A ultima vez que falei algo assim quase me batiam :)
Astrid

PICICA disse...

A proposta da estrada BR 319 é do Ministro Alfredo Nascimento, do PR. Marcus Barros, quando estava no IBAMA, posicionou-se firmemente:"sem RIMA (relatório de impacto ambiental) nada passará). Ao que parece o governo estadual entrou na briga propondo uma ferróvia, cujo impacto é bem menor. É preciso considerar que os produtores daquela região precisar escoar seus produtos. Especialistas, entretanto, afirmam que o estado precisa de uma política hidriviária, isso sim. A questão está posta.