março 18, 2008

Assine o manifesto de adesão da candidatura do juiz Antonio Augusto Cançado Trindade à Corte de Haia


Antônio Augusto Cançado Trindade

Ph.D. (Cambridge) em Direito Internacional; Juiz e Ex-Presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos; Professor Titular da Universidade de Brasília e do Instituto Rio Branco; Ex-Consultor Jurídico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil; Membro Titular do Institut de Droit International e do Curatorium da Academia de Direito Internacional da Haia; Membro das Academias Mineira e Brasileira de Letras Jurídicas.

***

ADESÃO AO MANIFESTO DE APOIO À CANDIDATURA DO PROFESSOR DOUTOR ANTÔNIO AUGUSTO CANÇADO TRINDADE PARA ATUAR COMO JUIZ DA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA COM SEDE EM HAIA.

A independência da magistratura é a questão mais relevante para as sociedades democráticas. Dos julgadores, de qualquer instância ou Tribunal, nacional e internacional, depende a afirmação dos direitos humanos e da cidadania, constantemente obliviados e ameaçados não só nos países em desenvolvimento.

O Brasil tem papel relevante e compromissos jurídicos vinculantes na defesa dos direitos fundamentais e na superação das injustiças históricas decorrentes de todas as formas de violação contra a dignidade da pessoa humana.

Por sua importância e grandeza, o Brasil merece um representante à altura do país, para atuar como Juiz da Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia.

A Associação Nacional de Magistradas, por todas as suas associadas, o E. Tribunal de Justiça deste Estado e demais instituições subscritoras do judiciário nacional solicitam o apoio da sociedade à indicação do insigne brasileiro Professor Doutor Antônio Augusto Cançado Trindade, cuja luminosa trajetória de vida inclui a de Presidente eleito e reeleito da Corte Interamericana de Direitos Humanos, para exercer essa nobre e elevada função.

Curriculum Prof. Dr. Antônio Augusto Cançado


Para assinar acesse o Portal do Poder Judiciário do Estado do Mato Grosso

Nota (1): A candidata do Estadão é a juiza Ellen Gracie.

Nota (2): Por que este blog apoia o juiz Antônio Augusto Cançado Trindade?

É que nos últimos dias ganhou espaço na mída a notícia da indicação de uma segunda candidatura, de última hora, sem a menor expressão no campo do Direito Internacional, e sem nenhum passado de luta eficiente em prol do fortalecimento da proteção dos direitos humanos no mundo - como é o caso da história de vida do Prof. Cançado. Cansado de testemunhar inverdades que divulgadas na impressa tornam-se "verdades", acreditamos que a sociedade civil pode ter um papel importante apoiando a campanha e assinando a lista disponível no site do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso, acima publicada. Mãos à obra!

2 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei particularmente feliz com a notícia de que foi indicado o Dr.Antônio Augusto Cançado Trindade para a Corte Internacional deHaia .
Meus Parabens com orgulho brasileiro.
Paz e Saúde!!!!
Pr.lourival Nascimento
pastor.mvida@bol.com.br

Anônimo disse...

Parabéns ao Professor pela eleição!É motivo de orgulho para nós, brasileiros!
Sucesso!