março 12, 2008

Memória do movimento estudantil

Foto: Rogelio Casado - Movimento estudantil secundarista, Manaus-AM, anos 1980
Pororoca de emoções - A passagem do Zé Dirceu evocou em mim uma pororoca de recordações dos anos 1980, intensamente vividos no processo de redemocratização do país. Abri o baú. Eis que me deparo com esta singela fotografia, feita nos fundos do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, cuja história da sua gloriosa retomada ainda está por ser feita, pelo menos do ponto de vista fotográfico. Na medida do possível, pretendo liberar algumas fotografias que fiz de encontros memoráveis naquele importante espaço político, como a CONCLAT, que precedeu a construção da CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Brasil. A propósito, a professora doutora Selda Vale, da Universidade Federal do Amazonas, trabalha num projeto para exposição de fotografias desse rico período de mobilização da sociedade brasileira. Estou entre os convidados.

Jovem liderança - Voltando à vaca fria. Eis que meto a mão no baú e encontro a mencionada fotografia. Um doce do legítimo cupuaçu amazonense - néctar dos deuses - para quem descobrir quem é a jovem liderança estudantil à esquerda, de bonezinho.

Dica - Por ignorância no manuseio dessa geringonça cibernética, durante muito tempo, involuntariamente, passei a idéia de que este blog navegava solitário nos mares virtuais. Ledo engano. Bem que tento fazer circular a palavra. Ao usar esse instrumento, não era outro o propósito. Graças ao meu querido companheiro Max, só agora domino o procedimento de disponibilizar links para os blogues e sites que aprecio, seja no campo das artes, da literatura, da ciência, da política ou da cultura. Pois bem! A identidade da personagem pode ser reconhecida em dois dos links. Dica: ambos tem a ver com cinema.

Para minha querida e saudosa amiga, resta-me saudá-la: Buon giorno.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com todo respeito pela tua companheira mas tenho que fazer uma declaraçao de amor!!!
Voce comprovou que, pelo menos ali, naquela reuniao (sabe-se Deus o que se estava discutindo) eu existia!
Um beijo.


PS - acho que era 1983 ou 1984
PS2- Voce viu a Mariane, a direita? Quanto tempo...