março 11, 2008

Memorial afetivo

Foto: companheiro desconhecido - Zé Dirceu e Rogelio Casado, Manaus-AM, 08.08.2008
O zen e a arte de conservar motocicletas - Ao narrar a história do meu encontro com o Zé Dirceu, na Manaus dos anos 1980 - quando comecei a fotografar os movimentos sociais de Manaus, depois que voltei de Diadema-SP, após cursar residência médica em psiquiatria social - nosso personagem sorriu com a lembrança do episódio. Disse-lhe que a motocicleta 400 four dera lugar a uma motocicleta Shadow, de 1.100 cc, da Honda - a mesma que o ônibus de Lula derrubaria (na garupa, meu amigo Jorge Laborda), durante a primeira carreata do candidato à Presidência da República em Manaus, em 2002. Como a nova motocicleta estava na oficina, não me fiz de rogado: coloquei à disposição meu fusquinha 74, inteiramente reformado. Zé Dirceu é chegado num veículo de trabalhador. O fusca, ainda hoje, o é. Mas, o Zé - cada vez mais zen -, aos 62 anos, prefere recordar com nostalgia dos agradáveis passeios de motocicleta pelo Malecón.

Homenagem ao fotógrafo desconhecido - Enquanto descia a rampa da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas, e abraçado conversava animadamente com o Zé, um companheiro fotógrafo (ao melhor estilo do linguajar petista) retirou-me do pescoço minha máquina fotográfica e clicou "esse momento lindo", que iria para o relicário das poucas fotografias em que apareço na cena política-social da minha cidade (geralmente, estou por trás das lentes), mas que resolvi dividir com meus leitores. Valeu, companheiro! Grande tem sido a generosidade dos companheiros da imprensa amazonense para com este militante das causas impossíveis.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah, o Zé Dirceu...
Lembrei de voce algum tempo atras quando estava na garupa de um amigo italiano e chovia enquanto percorriamos a regiao dos "Castelos Romanos" (é assim que se chama mas nao tem castelo).
Eu também nao tenho praticamente fotos da época da minha militancia, o Nestor, sabe-se la' como, havia algumas minhas e, se nao me engano, qualquer outro companheiro devia haver alguns negativos :)
Apos tantos anos vivendo aqui na Italia começo a duvidar que fui liderança, que fiz militancia... E' incrivel como sao poucos aqueles que querem lembrar disso...
Mas nao quero perder o foque: o Dirceu, ahh, o Dirceu. Como esta' o PT em Manaus, a proprosito?
Beijo
Astrid

PICICA disse...

Querida Astrid, que prazer vê-la por aqui! O cenário petista pré-eleitoral é o seguinte: apresentar candidatura própria, apoiar o autal prefeito Serafiam Corrêa à re-eleição ou apoiar Omar Aziz (candidato do governo estadual)- ex-PC do B, ex-PFL e atualmente numa sigla obscura. As bases estão em polvorosa. Abraços a todos, Andrea, Matteo, e um especial em você.

Anônimo disse...

Obrigada pelo presente. Esta' salvado dentro do computador.
:)
PS - por um periodo eu participei muito de debates nos foruns e blogs italianos e acho que a funçao do blog é essa de informar com um carater impessoal, afetivo.
Quando cheguei aqui 15 anos atras nao existia internet como conhecemos hoje e para conseguir ler a folha de sao paulo precisava brigar nas salas na embaixada brasileira.
Hoje é tudo mais facil mas a distancia é sempre a mesma e para quem esta' fora o tempo é como se tivesse se congelado. Eu te agradeço por esses pequenas gemas de memoria...