março 25, 2008

Omissão ou sabotagem

Amazonino Mendes

Juro que não foi eu!

Omissão ou Sabotagem - Cesar Maia facilitou epidemia de dengue, avalia Ministério

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, responsabilizou o prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), pela explosão de casos de dengue na cidade em 2008. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou surpreso com a gravidade da situação e cobrou explicações de Temporão. O ministro informou que Maia e a administração municipal não adotaram os procedimentos técnicos para combater o mosquito Aedes aegipty, transmissor da doença. Prova disso é que o foco da epidemia se concentra no município do Rio de Janeiro e não no Estado.

Os casos da doença não param de subir e somente esse ano a dengue já fez 47 vítimas fatais. Outros 49 casos de pessoas que morreram com suspeita de dengue estão sendo investigados. Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam ao menos 39 mil casos esse ano sendo que a maioria foi registrada na capital. Somente nesta quinta-feira (20 de março) foram notificados mais dois mil casos de dengue na cidade do Rio de Janeiro.

Leia o texto na íntegra no blog a máscara caiu

*************

Este blog está oferecendo um doce de cupuaçu japonês para quem descobrir os responsáveis pela epidemia de malária em Manaus (o conceito diz que é o número de casos esperados mais 1; não precisa ser uma calamidade), com mais de 30 mil casos, no ano de 2003, que só no primeiro trimestre teve um aumento de 815% de casos. O Secretário Municipal de Saúde da época, Dr. Helder Cavalcante, no governo Alfredo Nascimento, num debate no auditório Gilberto Azevedo, da Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), revelou um dado intrigante: o governo estadual do período imediatamente anterior, em final de gestão, deixou de renovar o contrato dos agentes responsáveis pelo combate à malária (as ações de saúde sequer estavam municipalizadas), deixando o município vulnerável ao mosquito transmissor da malária. O novo governo estadual teve de contratar às pressas novos agentes de controle do mosquito. Quem tiver algum resgistro do fato pode enviar para este blog e concorrer ao prêmio "Leseira tem limite". Ah! Não vale o artigo da Kátia Brasil publicado na Folha de São Paulo.

Nenhum comentário: