março 31, 2008

Excelências: como se comportam nossos parlamentares

Vereadores de Curitiba no projeto Excelências

A Câmara Municipal de Curitiba é a 34ª Casa legislativa a integrar o Excelências (aqui), projeto da Transparência Brasil que reúne informações sobre parlamentares brasileiros.

Num ano em que quase todos os vereadores buscarão reeleição, é importante que o eleitor conheça melhor quem pede seu voto.
Além de informações referentes à vida política de cada vereador, o projeto traz dados sobre:

* Ocorrências na Justiça e/ou punições nos Tribunais de Contas.
* Perfil de seu financiamento eleitoral.
* Citações em matérias jornalísticas sobre corrupção.
* Afinidade com grupos de interesse (evangélicos, sindicalistas, concessionários de radiodifusão e outros).

Pouca transparência

A Câmara de Curitiba não publica na Internet informações a respeito de presenças de seus integrantes nas sessões plenárias ou nas comissões temáticas e tampouco presta conta do uso das verbas para compra de material de escritório que que são distribuídas aos vereadores ou o uso que fazem dos automóveis a quer cada qual tem direito. Também não há informações sobre as viagens dos edis nem sobre outros aspectos de sua atividade, como a quantidade de “assessores” contratados para seus gabinetes, quanto estes recebem, onde estão lotados, o que fazem e assim por diante.

Custos

O orçamento para 2008 da Câmara Municipal de Curitiba é de R$ 76 milhões. Dividindo-se esse número pela quantidade de vereadores, atinge-se o montante de R$ 2 milhões. Isso é o que cada mandato de vereador custará aos cofres municipais em 2008. Entre os orçamentos de Câmaras Municipais de capitais estaduais, o custo por mandato de Curitiba é o quarto mais alto do país.

Em 2008, cada habitante de Curitiba desembolsará R% 42,28 para manter a Câmara de sua cidade.

O Excelências é o único sítio de Internet em que são visualizadas essas diferentes famílias de informação sobre parlamentares eleitos. O projeto venceu o Prêmio Esso de Reportagem de 2006 na categoria "Melhor contribuição à imprensa".

Fonte: Transparência Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá companheiro, eu sou do www.alagoasnacontramao.blogspot.com e estou aqui para socializar informações importantes sobre Alagoas e também porque tenho muita afinidade com a Psicologia, ate porque também faço parte dela; de uma olhadinh no nosso blog e estaremos agradecidos