março 26, 2008

Medalha Chico Mendes de Resistência

Advertência - Dia 1 de Abril, às 18h00, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, o Grupo Tortura Nunca Mais homenageará um grupo de pessoas físicas e jurídicas com a Medalha Chico Mendes de Resistência, versão 2008.

Como no banner aqui postado encontramos o Movimento de Luta Antimanicomial, perguntamos:

Qual o critério adotado para homenagear um movimento que desde o final dos anos 90 dividiu-se em duas correntes, qual sejam: o Movimento de Luta Antimanicomial (MLA) e a Rede Nacional Internúcleos de Luta Antimanicomial (RENILA) (este, fora do eixo-Rio São Paulo)?

Os representantes do MLA certamente foram notificados, e nada fizeram para o bem da formação de opinião pública. Não é a primeira vez que esse tipo de manipulação violenta a história da resistência à psiquiatria conservadora que proliferou à sombra da ditadura militar (isente-se o Grupo Tortura Nunca Mais) com a omissão mais abjeta de outros fazedores de história, como a dos companheiros da RENILA.

História - Para entender essa doença infantil que atingiu os semi-deuses que se apropriam da história do movimento por uma sociedade sem manicômios, basta dar-se ao trabalho de ler um artigo publicado no Observatório de Saúde Mental e Direitos Humanos, do grupo dissidente, sobre uma certa farsa ocorrida em Buenos Aires.

Até quando a atitude anti-ética de subtrair do cenário da luta política a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial que agrega nomes da maior importância na construção de uma sociedade sem manicômios? Por que os intelectuais que dão sustentação ideológica a um movimento que não tem proprietários silenciam sobre essa forma degradante de manipulação da história?

Justiça - Justiça se faça à RENILA. Em dezembro de 2007 em Bauru-SP, quando se comemorou 20 anos da Luta Antimanicomial, como uma das organizadoras do evento a Rede Nacional Internúcleos de Luta Antimanicomial teve o cuidado da garantir a presença de todos os atores políticos da cena antimanicomial no mesmo espaço de celebração e discussão.

Como diz o bom nortista: leseira tem limites!

Protesto - Daqui do estado do Amazonas, habituado a lidar com as tentativas de silenciar vozes discordantes, envio nosso mais veemente protesto. Enquanto perdurar esse estado de manipulação, nos recusamos a dar publicadade dos seus efeitos perversos no campo do convívio entre os contrários. Só por respeito à trajetória do Grupo Tortura Nunca Mais postamos a presente chamada para a premiação, já que os demais agraciados com a Medalha Chico Mendes de Resistência são merecedores da homenagem. Que fique claro: neste cenário está faltando um!

Nenhum comentário: