março 18, 2008

Movimento pede ao MP investigação contra mídia no caso da Febre Amarela

Aedes aegypti
Movimento pede ao MP investigação contra mídia no caso da Febre Amarela
Por Redação [Segunda-Feira, 17 de Março de 2008 às 15:29hs]

Na tarde desta segunda-feira, 17, o Movimento dos Sem Mídia, criado por Eduardo Guimarães, protocola representação ao Ministério Público Federal (MPF) contra as empresas detentoras dos principais jornais, revistas e televisões do país. O grupo defende que a mídia agiu de forma irresponsável ao apresentar os casos de Febre Amarela como o início de uma epidemia sem ter elementos suficientes para isso. O alarmismo, segundo eles, "pode ter causado a morte de ao menos uma pessoa", provocada por efeitos colaterais da vacina.

A investigação é solicitada em relação à cobertura dos veículos das Organizações Globo, Grupo Estado, Grupo Folha, Editora Abril (em Veja), Correio Braziliense, Jornal do Brasil, e Editora Três (IstoÉ). "Estamos oferecendo elementos para eles, que é o noticiário, vídeos de programas e telejornais, matérias de jornal. E estamos pedindo ao Ministério Público que investigue", explicou Guimarães ao Conversa-Afiada.

Leia a entrevista na íntegra.

Sem acreditar na possibilidade de divulgação da iniciativa na mídia comercial, Guimarães sustenta que, caso a investigação do MP comprovar que o alarmismo na população foi provocada pela mídia, o movimento pedirá, na Justiça, o ressarcimento dos recursos públicos despendidos com vacinas e atendimento hospitalar a pessoas que tiveram problemas causados pela vacina.

Redação

Fonte: Revista Fórum

Saiba mais sobre Dengue e Febre amarela

Nenhum comentário: