maio 08, 2008

Comissão rejeita descriminalização do aborto

7/5/2008

Comissão rejeita descriminalização do aborto

A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 1135/91, que descriminaliza o aborto provocado pela própria gestante ou com seu consentimento. Foram 33 votos contrários à proposta, que seguiram o parecer do relator, deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP).

Em uma reunião tumultuada, marcada por manifestações favoráveis e contrárias à proposta, um grupo de deputados que defendia a continuidade da discussão se retirou do plenário em protesto. Eles queriam a realização de mais uma audiência pública e apresentaram vários requerimentos para o adiamento da votação, que foram rejeitados.

Mudalen considerou a votação histórica e lembrou que três audiências públicas sobre o tema foram realizadas na comissão, no ano passado. "Depois de 17 anos tramitando, nós fizemos audiências, ouvimos pessoas favoráveis e contrárias, mas a vida acaba de vencer aqui, agora e democraticamente. A gente tem que saber perder e ganhar", disse.

A deputada Cida Diogo (PT-SP), autora de um dos sete votos em separado apresentados ao projeto, defendeu o fim da criminalização do aborto. Ela lamentou a votação, especialmente por ter ocorrido uma semana depois de a Justiça do Mato Grosso do Sul ter indiciado quase 10 mil mulheres pelo crime de aborto. "Estamos vivenciando um processo no qual a questão dogmática, fundamentalista foi priorizada em detrimento do debate democrático, do debate sobre o estado de Direito que vivemos no nosso País, que é laico e democrático. Infelizmente, a correlação de forças hoje é desfavorável a essa lógica de pensamento, e foi o reflexo dessa votação".

O projeto segue agora para votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Processo sobre aborto pode ser tema de comissão externa

Parto anônimo poderá ser regulamentado no Brasil

Comissão quer evitar processo de mulheres que abortaram

Deputados protocolam pedido de CPI contra aborto
Penas para aborto podem ficar mais rigorosas
Deputados e vereadores lançam manifesto contra o aborto
Câmara poderá criar CPI para investigar aborto ilegal
Projeto criminaliza venda de substância abortiva
Proposta cria número telefônico para denúncias de aborto


Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - Patricia Roedel


Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
Posted by Picasa

Nenhum comentário: