maio 03, 2008

Especialistas discutem inclusão social e impactos sobre as políticas públicas

Foto: Rogelio Casado - Palafitas de igarapés, Manaus-AM, início dos anos 2000
Qualidade de vida - A ocupação dos igarapés de Manaus por habitações do tipo palafita foi tolerada durante muitos anos pelas administrações públicas. Vista do bairro de Educandos, os fundos da Penitenciária do Estado do Amazonas, por exemplo, foi cercada por palafitas que conviviam com a sujeira e a doença até o início do século XXI. Hoje, o local está irreconhecível, para melhor. O projeto de saneamento do igarapés (Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus - Prosamim), do governo estadual, contribuiu para a melhoria da qualidade de vida em Manaus, ao criar moradias mais dignas para os habitantes daquela região. Outros igarapés estão recebendo o mesmo tratamento. Já era tempo!

BLOG do cebes

Especialistas discutem inclusão social e impactos sobre as políticas públicas
30/04/2008

Os brasileiros vêm provando de um aumento no padrão da qualidade de vida, bem como a elevação da renda e poder de consumo. Estes reflexos fazem parte dos indicadores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada em 2006 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Especialistas admitem que o crescimento econômico do país, aliado à geração de empregos e à distribuição de renda, contribuem para esse panorama. O Blog do Cebes aproveitou este momento para impulsionar o debate sobre a eficácia das políticas públicas no combate à pobreza, bem como a qualidade dos serviços prestados às classes mais baixas.

Essa situação foi constatada também pela pesquisa “O Observador – Brasil 2008”, realizada pelo Instituto Ipsos para uma empresa financeira francesa, que mostra o crescimento do número de brasileiros pertencentes à classe C, passando a reunir 86,2 milhões de brasileiros advindos principalmente das classes D/E, e o aumento de consumo das classes mais baixas.

Leia o texto na íntegra. Acesse o Blog do cebes.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: