maio 10, 2008

Mauro Rubem promove audiência pública em favor de Caps 24 horas

Foto publicada no blog do deputado Mauro Rubem

Audiência pública promovida pelo deputado Mauro Rubem ressalta necessidade do Caps 24 horas em Goiânia
Mauro Rubem promove audiência pública em favor de Caps 24 horas

Audiência pública na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, discutiu a necessidade de implantação de Centros de Atenção Psico-social (CAPS) 24 horas nas redes públicas estadual e municipal. A iniciativa da discussão é do presidente da Comissão de Direitos Humanos e vice-presidente da Comissão de Saúde do Legislativo de Goiás, deputado Mauro Rubem.

A audiência teve a participação de representantes do Ministério Público (MP), da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e dos conselhos Estadual e Municipal de Saúde. O deputado lamentou a ausência de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A presidente do Conselho Regional de Psicologia, Heloisa Massanaro, apresentou material que expõe as dificuldades das unidades que têm como papel cuidar de quem sofre com problemas mentais. Defende a implantação de centros 24 horas porque “a crise não marca horários”. Justifica a afirmação contando histórias vivenciadas em um dos CAPS. Criticou também a falta de qualidade no atendimento a pessoas com problemas mentais nas redes públicas do município e do Estado. “A única alternativa para quem precisa, é procurar o hospital Wassily Chuc, que está com sua estrutura precária”, destacou. A psicóloga comentou que o atendimento dos CAPS 24 horas seria um minimizador desses problemas. “Não é assim que vamos resolver, mas já ajudaria a quem precisa e a qualquer momento que necessitar”.

O Ministério Público foi representado pela promotora do Núcleo de Apoio ao Cidadão, Janaina Gomes. A promotora se comprometeu a traçar metas para amenizar o problema e pediu o engajamento da população na apresentação de sugestões para a melhoria. “A partir desta reunião já poderemos traçar termos de ajustamento de conduta com o Estado e com o município com a previsão de novos CAPS”.

Fonte: Deputado Mauro Rubem - PT - Presidente da Comissão de Direitos Humanos-GO

Nota do blog: Aqui no Amazonas, o deputado estadual do PT Sinésio Campos fez duas audiências públicas para discutir a Política de Saúde Mental do Estado. A diferença é que Sinésio está no arco de aliança do governo Eduardo Braga, enquanto Mauro Rubem faz oposição ao governo de Goiás. Se aqui conseguimos a aprovação da Lei de Saúde Mental do Estado do Amazonas, sancionada pelo governador do estado, em Goiania há muito por fazer. A luta continua companheiros! Boa sorte a Deusdet e aos companheiros de Goiania que fazem a resistência contra a indiferença e o preconceito, na luta por uma rede de serviços diários de saúde mental. Que Manaus, que conta com apena um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), se mire nesse exemplo de luta!
Posted by Picasa

Nenhum comentário: