maio 11, 2008

Velhos camaradas

Foto: Rogelio Casado - Franco Basaglia e Fernando Casadei - Comunidade Terapêutica Enfance, Diadema-SR, 1978

Entre 1978 e 1979, convivi com uma das personalidades mais fascinantes da Comunidade Terapêutica Enfance, em Diadema-SP, onde fiz residência médica em psiquiatria social: Fernando Casadei.

Para mim, seu principal atributo era a atitude solidária. Em Manaus, temos um amigo em comum: o poeta Dorival Carvalho, que trabalhou na Livraria Zapata, em São Paulo, frequentada por Fernando nos anos 1970. Costumo dizer para Dorival que aprendi o sentido ético da solidariedade com Fernando, tanto no campo coletivo, como no individual. Dorival sabe muito bem disso: seu irmão (proprietário da Livraria Zapata) dividiu o cárcere na ditadura militar com Fernando.

Certa vez, precisava levar de São Paulo ao Rio de Janeiro a mãe e a tia do meu filho Pablo - até então meu único filho, com pouco mais de um ano de idade -, vindos de Manaus. Era meu período de férias. Estava saudoso da família. Fernando colocou-me à disposição um Volkswagen de 4 portas, pneus carecas e um limpador de para-brisas avariado. Comprei 4 pneus recauchutados, ajeitei o limpador de para-brisas e fizemos uma viagem inesquecível a 80 km por hora. Fernando ficou sem condução; em compensação, satisfeito por ter proporcionado a alegria do encontro. Grande e inesquecível amigo Fernando Casadei.

Foi ouvindo o programa de jazz do meu amigo Humberto Amorim que resolvi localizar Fernando. Eis que o encontro na Universidade de Sorocaba. Já o sabia doutor em educação. Há alguns anos atrás chegamos a trocar e-mails, até que essa geringonça cibernética colou o platinado e voltei a ficar sem saber do amigo. Pelo prazer da descoberta, divido com meu leitores o memorável encontro de Franco Basaglia com a Comunidade Terapêutica. O sorriso aberto de Fernando espelha o sentimento de todos com a visita do criador da Psiquiatria Democrática e dá uma pequena mostra do astral do velho amigo.

Conheça a qualificação de Fernando Casadei.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: