março 02, 2010

"100 anos de 8 de março: mulheres em luta por autonomia, igualdade e direitos"


De março a outubro de 2010, a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) vai ganhar as ruas dos quatro cantos do mundo, África, Américas, Ásia / Pacífico, Europa para sua Terceira Ação Internacional. Mais uma vez, o movimento expressará a força da autorganização das mulheres com experiências, culturas políticas e etnias diversas, mas com identidade e objetivos comuns: a vontade de superar a injusta ordem atual, que provoca violência e pobreza. O mundo que queremos se baseia na paz, justiça, igualdade, liberdade e solidariedade. Nele, autonomia, autodeterminação e solidariedade são os pilares da organização da sociedade.

As atividades de 2010 serão organizadas em torno de duas etapas principais:

- A primeira, 8-18 de Março, com simultâneas marchas e manifestações nacionais de diferentes tipos, formas, cores e ritmos que também marcará o centenário da Declaração do Dia Internacional da Mulher.

- A segunda, entre 7 e 17 de Outubro, com marchas e ações simultâneas em países e forte mobilização internacional no Kivu do Sul na República Democrática do Congo, para expressar a solidariedade internacional com as mulheres que vivem em guerra e reforçar o papel destas na resolução de conflitos.

Em todo o mundo, as mulheres estão se mobilizando em torno de quatro campos de Açãoo:
- Bem Comum e Serviços Públicos
- Paz e desmilitarização
- Violência contra mulheres
- Trabalho e Autonomia das Mulheres

O vídeo traz cenas das ações da Marcha Mundial das Mulheres em 2000, 2005 e outras mobilizações realizadas nos últimos anos, além de contar com entrevistas de mulheres da República Democrática do Congo.

***

"100 anos de 8 de março: mulheres em luta por autonomia, igualdade e direitos"
Ainda há por que lutar!


MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES REALIZA AÇÃO INTERNACIONAL
"Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!" Com este chamado, milhares de mulheres em dezenas de países realizarão jornadas de luta este ano,comemorando uma década de MMM. No Brasil, a marcha será de Campinas a São Paulo, de 8 a 18 de março. A Ciranda acompanhará a ação.

Mulheres marcham em SP no centenário do 8 de março
Neste ano, mais uma vez, feministas saem as ruas em comemoração ao 8 de março. A concentração tem início às 10h30, na Praça Patriarca - rebatizada no ano passado de Praça da Matriarca. Comemoram o já conquistado neste século, e mostram que a luta por autonomia, igualdade e direitos é ainda muito atual. Leia o manifesto.

Leiam mais: http://www.ciranda.net

Nenhum comentário: