agosto 06, 2010

Boletim semanal do UNIC Rio - No 06 - 05/08/2010

unicrio.png
Boletim semanal do UNIC Rio - No 06 - 05/08/2010

ONU tenta reduzir tensão entre Israel e Líbano

5 de agosto de 2010 · Últimas notícias
Organização das Nações Unidas reuniu representantes de Israel e Líbano um dia após o conflito ao longo da chamada Linha Azul, que separa os dois países. Espera-se que através do diálogo possam ser prevenidos eventos similares no futuro.



Iraque: ONU pede a líderes que intensifiquem esforços para formar novo governo

5 de agosto de 2010 · Últimas notícias
Nações Unidas pediram aos líderes políticos do Iraque que trabalhem em conjunto para formar um novo governo, ainda pendente cinco meses após a realização de eleições legislativas.



Em visita a Nagasaki, Ban pede a eliminação das armas nucleares

5 de agosto de 2010 · Últimas notícias
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, com Sumiteru Taniguchi, um sobrevivente da bomba atômica. Atrás de ambos, uma conhecida foto de Taniguchi mais novo, pouco tempo após os ataques dos EUA. Foto: ONU.
Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon honrou hoje (5) as vítimas do bombardeio atômico de Nagasaki, lembrando que sua visita à cidade japonesa reforçou sua convicção de que as armas nucleares devem ser banidas.



Secretário-Geral parabeniza a realização pacífica do referendo em Zanzibar

4 de agosto de 2010 · Últimas notícias
O Secretário-Geral Ban Ki-moon saudou hoje (4) a pacífica realização de um referendo em Zanzibar, dizendo que ele irá contribuir com os esforços de reconciliação em longo prazo nas ilhas semi-autônomas da Tanzânia.

Kosovo: ONU sublinha a necessidade de diálogo

4 de agosto de 2010 · Últimas notícias
Com a Corte Internacional de Justiça (CIJ) tendo prestado o seu parecer sobre a legalidade da declaração unilateral de independência do Kosovo da Sérvia, ambos os lados agora devem se comprometer a um diálogo construtivo para resolver as questões pendentes entre si.



Doenças são a nova ameaça no inundado Paquistão

4 de agosto de 2010 · Últimas notícias
As agências humanitárias nas Nações Unidas alertaram ontem (3) sobre a possibilidade de surtos de doenças transportadas pelas águas no noroeste do Paquistão, onde aproximadamente 1.400 pessoas já morreram na pior inundação de que se tem lembrança na região. Mais chuvas fortes estão previstas para os próximos dias.


Petição da ONU contra a fome já tem mais de 280.000 assinaturas

4 de agosto de 2010 · Últimas notícias
Fazendeira na Guatemala assina a petição contra a fome. Foto: ONU.
Uma petição da ONU que visa encorajar os governos a tornar a erradicação da fome sua prioridade já foi, até agora, assinada por mais de 280.000 pessoas e está em vias de atingir sua meta de um milhão de assinaturas até o final de novembro, segundo divulgou ontem (3) a agência de agricultura da ONU.




Mudanças climáticas em pauta em Bonn

3 de agosto de 2010 · Últimas notícias
Christiana figueres, nova Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima. Foto: ONU.
Com o futuro da humanidade em pauta, os governos devem continuar a construir bases comuns para progredir em relação às alterações climáticas, disse a nova chefe da ONU para o assunto na última rodada de negociações internacionais que começou ontem (2) em Bonn (Alemanha).

Brasil recebe Exposição do Ano Internacional da Biodiversidade

3 de agosto de 2010 · Comunicados à imprensa
A Embaixada da França no Brasil, as Alianças Francesas e a UNESCO se uniram para promover a exibição da Exposição Itinerante do Ano Internacional da Biodiversidade, lançada pelas Nações Unidas para estimular o mundo a agir pela proteção da biodiversidade.

ONU pede moderação após troca de tiros na fronteira de Israel com o Líbano

3 de agosto de 2010 · Últimas notícias
UNIFIL em patrulhamento no sul do Líbano. Foto: ONU
Nações Unidas pedem a Israel e ao Líbano a agirem com máxima moderação depois da troca de tiros ocorrida hoje (3) na Linha Azul, uma região ocupada pela ONU e que separa os dois países. Relatos da imprensa apontam que três soldados libaneses e um jornalista foram assassinados.




Novos recrutamentos pelos exércitos do Nepal e maoístas preocupam ONU

3 de agosto de 2010 · Últimas notícias
Em 2006, rebeldes maoístas e o governo do Nepal assinaram um acordo de paz histórico.
A Missão das Nações Unidas no Nepal (UNMIN) expressou hoje (3) sua profunda preocupação face às notícias de que tanto o exército nacional quanto o exército maoísta planejam recomeçar a recrutar pessoas, o que constituiria uma violação do pacto de paz de 2006, que terminou com a década de guerra civil no país.


ONU pede o retorno de famílias palestinas um ano após despejo

3 de agosto de 2010 · Últimas notícias
Comissário-Geral da UNRWA, Filippo Grandi. Foto: ONU
Um ano após os despejos de refugiados palestinos de suas casas em Jerusalem Oriental, ontem (2), o Comissário-Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA), Filippo Grandi, pediu às autoridades israelenses que deixassem as famílias retornarem às suas casas e protegessem os direitos dos palestinos. Essa situação também já foi vista em outras regiões de Israel e muitos palestinos têm medo de demolições e despejos.

Agências da ONU intensificam assistência ao Paquistão

2 de agosto de 2010 · Últimas notícias
Elevou-se o número de pessoas afetadas pelas várias inundações na sequência das chuvas de monções torrenciais no noroeste do Paquistão. O número de mortos passa de mil e a maioria das zonas atingidas estão isoladas, limitando o acesso e os esforços de assistência.

Deportações de Somalis para Mogadíscio preocupam ACNUR

2 de agosto de 2010 · Comunicados à imprensa
Dúzias de civis somalis foram mortos ou feridos com a escalada de conflito esta semana entre forças governamentais e a milícia Al-Shabaab na capital Mogadíscio.


Praça de São Cristóvão, em Sergipe, recebe título Patrimônio Mundial

2 de agosto de 2010 · Comunicados à imprensa
Brasil possui agora 18 bens inscritos na lista de Patrimônio Cultural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Declaração do Secretário-Geral sobre a criação do Painel de Inquérito sobre o incidente da flotilha de 31 de maio de 2010

2 de agosto de 2010 · Comunicados à imprensa
“Nos últimos dois meses, me engajei em intensas consultas com os líderes de Israel e da Turquia sobre a criação de um Painel de Inquérito sobre o incidente da flotilha de 31 de maio (*). Hoje estou muito satisfeito em anunciar o lançamento do Painel. Este é um avanço sem precedentes.”


Terrorismo e crime organizado cada vez mais ligados à África

2 de agosto de 2010 · Últimas notícias
Presidente da CTITF, Jean Paul Laborde. Foto: ONU.
O terrorismo na África está cada vez mais ligado ao crime organizado, e os governos deste continente devem tomar medidas mais eficazes para reverter esta situação, declarou o Presidente da Força-tarefa da ONU Contra o Terrorismo, Jean-Paul Laborde.


Nicole Kidman visita Haiti pós-terremoto

2 de agosto de 2010 · Últimas notícias
A atriz Nicole Kidman, em seu papel como Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas, destacou a necessidade de abordar a violência com base no gênero e de apoiar iniciativas que contribuam com os meios de subsistência das mulheres enquanto o país se reconstrói após o terremoto de janeiro.


Darfur: Missão de Paz fica mais um ano

2 de agosto de 2010 · Últimas notícias
Membros do batalhão nigeriano da UNAMID em patrulha.  Foto: ONU
Conselho de Segurança estende por mais um ano o mandato da Missão de Paz conjunta das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (UNAMID), no Sudão. As tensões se instesificaram ultimamente na região e a violência tem aumentado significativamente.



ONU saúda entrada em vigor do pacto global que proíbe bombas de fragmentação

2 de agosto de 2010 · Últimas notícias
Cerca de 98% das vítimas são civis. Bombas de fragmentação provocaram mais de 10 mil perdas humanas, sendo 40% crianças. Brasil não assinou convenção.

Cerca de 90 mil pessoas deslocadas por confrontos no leste do Congo

30 de julho de 2010 · Últimas notícias
Aldeias foram saqueadas e pessoas obrigadas a viver com medo de serem roubados ou atacados nas cidades de Eringeti e Mutwanga, apontou relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA).


Sudão: Capacetes Azuis sob fogo em Darfur Ocidental

30 de julho de 2010 · Últimas notícias
Forças de manutenção da paz em patrulha no oeste da região devastada pela guerra sudanesa de Darfur foram emboscadas nesta quinta-feira (29) por homens armados não identificados, com sete Capacetes Azuis feridos.


Agência de refugiados da ONU pede que Arábia Saudita interrompa deportação de somalis

30 de julho de 2010 · Últimas notícias
Agência da ONU para Refugiados considera deportações incompatíveis com diretrizes das Nações Unidas sobre necessidade de proteção internacional de refugiados somalis e de requerentes de asilo.


ONU pede moderação após foguete da Faixa de Gaza atingir cidade israelense

30 de julho de 2010 · Últimas notícias
ONU condena disparo de um míssil da Faixa de Gaza para Israel, hoje (30), e pede moderação às partes envolvidas. O ataque atingiu uma área residencial da cidade de Ashkelon e causou muitos danos, mas não teve vítimas ou feridos.

Floresta Tropical em Madagascar é inscrita na Lista do Patrimônio em Perigo

30 de julho de 2010 · Comunicados à imprensa
Comitê do Patrimônio Mundial inscreve as Florestas Tropicais de Atsinanana (Madagascar) na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.


ONU expressa solidariedade após naufrágio no Congo com 140 vítimas

30 de julho de 2010 · Últimas notícias
Presidente da Assembleia Geral, Ali Treki. Foto: ONU.
O presidente da Assembleia Geral, Ali Treki, expressou nesta quinta-feira (29) profunda tristeza após saber que um barco virou em um grande rio na República Democrática do Congo (RDC), matando cerca de 140 pessoas.


Destituição de juízes hondurenhos é tentativa de intimidação, afirma ONU

30 de julho de 2010 · Últimas notícias
Tegucigalpa, capital de Honduras. Foto: ONU.
A recente destituição de três juízes e uma magistrada em Honduras, aparentemente porque eles se manifestaram a respeito da crise política que atingiu o país no ano passado, envia uma mensagem perturbadora a outros juristas no país, declararam três especialistas independentes em direitos humanos.

Nenhum comentário: