novembro 02, 2010

Blog contra a xenofobia

PICICA:  Convidamos os leitores abraçar a causa. Na Europa, a onda de xenofobia atinge ciganos, árabes e negros de um modo geral. A xenofobia nacional, reacesa pela campanha tucana, volta a fazer dos nordestinos seu principal alvo. Tratam os nordestinos na categoria de raça, ou como estrangeiros que vivem erraticamente pelo território nacional. Em Manaus, o Facebook tem sido o território de grupelhos intolerantes. Os eleitores de Dilma e os militantes do PT passaram a ser nomeados como "gentinha". Aviso aos navegantes incautos que aquele que com o verbo fere, com o verbo pode ser ferido. O PICICA não dará trégua a esse tipo de incivilidade, tão ao gosto dos que abrigam no coração o ódio e o preconceito de classe. E, acrescente-se, também, que o PICICA não irá tolerar os preconceitos de gênero e raça.

Agradecimento

Gostaríamos de agradecer aos mais de 200 seguidores em menos de 24 horas de atividade, nosso sincero obrigado!
Por favor, quem tiver mais imagens, envia pelo próprio Tumblr ou para o xenofobianaoARROBAgmailPONTOcom.







Lei que pune discriminação e preconceito

Lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997:
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Pena: reclusão de um a três anos e multa.

Xenofobia

Atitudes xenofóbicas incluem desde o impedimento à imigração de estrangeiros ou de pessoas pertencentes a diferentes culturas e etnias, consideradas como ameaça, até a defesa do extermínio desses grupos. Por esta razão a xenofobia tende a ser normalmente associada a preconceitos étnicos ou ligados a nacionalidade.
via Rubens Junior. via Rubens Junior.


Errata

Gostaríamos de nos desculparmos publicamente com @thata_neri, @luanacunha, @robertofelix, @danizinhagalvao e @Entaovousim, pois coletamos de maneira equivocada seus tweets.
Porém, vale salientar que as mensagens das pessoas acima citadas foram postadas de forma ambígua, na medida em que os responsáveis não deixaram claro que havia continuidade entre tweets anteriores. Isso permitiu possibilidades de interpretações e ocasionou o engano.
Todos os posts foram obtidos a partir da pesquisa pela tag #nordeste no Twitter.

Nenhum comentário: