setembro 06, 2011

Em Manaus, o Grito dos Excluídos terá a participação do movimento por uma sociedade sem manicômios

PICICA: "Terceira Parada ► Em frente ao hospital Eduardo Ribeiro ► Tema: Saúde Mental - Responsável → (Pastoral da Saúde/Rogelio Casado). ► Debater o tema da saúde mental, da morosidade na implantação dos CAPS, da situação dos internos no Hospital Eduardo Ribeiro..."
Rogelio "Bispo do Rosário" Casado - Foto: Nivya Valente

Pela Vida grita a terra... Por direitos todos nós
Programação do dia 07 Setembro - Grito dos Excluídos e Excluídas 2011

Concentração: 15 horas: Em frente a Stock Casa – av. Constantino Nery ► Temas abordados na concentração:
Grandes Projetos para Amazônia:Responsáveis → (CIMI/CPT); ► trabalhar a questão dos grandes projetos para a Amazônia, situação agrária da região (conflitos agrários), meio ambiente (degradação ambiental);
  • Copa do Mundo e as implicações sociais para a cidade de Manaus: → (Comitê Popular Copa 2014 Manaus); ► Expor as implicações que as obras da copa do mundo trará para a cidade de Manaus: transporte, mobilidade urbana, água e saneamento, segurança pública;
  • Extermínio de Jovens: (Pastoral da Juventude);
  • Corrupção: → (Fórum de Combate a Corrupção);
  • Comarcas e Judiciário→ (CDH);
O tempo de apresentação para cada tema ficou definido entre 5 a 10 minutos.
Depois dos temas abordados haverá uma Tribuna Livre, onde haverá manifestação de movimentos e reivindicações localizadas, o tempo para o uso da tribuna será de 3 minutos.
Saída em caminhada: 16 horas
Primeira Parada ► Em frente a Fechacon ► Tema → Trabalho – Responsável → (Pastoral Operária). ► debater a questão do trabalho no distrito industrial versus a maior renda per capita, questão dos trabalhadores informais, fazer ligação com o programa ‘Brasil sem miséria’.

Segunda Parada ► Em frente a quadra da Chapada ► Tema: Moradia - Responsável → (Movimento Nacional de Luta pela Moradia – MNLM). ► Debater a questão da habitação, déficit habitacional, programas do governo, propriedade de terra, habitação direito social...

Terceira Parada ► Em frente ao hospital Eduardo Ribeiro ► Tema: Saúde Mental - Responsável → (Pastoral da Saúde/Rogelio Casado). ► Debater o tema da saúde mental, da morosidade na implantação dos CAPS, da situação dos internos no Hospital Eduardo Ribeiro...
Quarta Parada ► Em frente ao Vivaldão ► Tema: Exploração sexual de crianças, jovens e mulheres e tráfico de mulheres - Responsáveis → (Fórum Permanente das Mulheres de Manaus – FPMM e Pastoral do Menor)
Ato Final ► Área externa da arena Amadeu Teixeira ► Ato simbólico sob responsabilidade da coordenação.


IMPORTANTE:
Ficou definido que o tema central que conduzirá toda a reflexão do Grito será a Ligação com a Campanha da Fraternidade que teve como tema: Fraternidade e a Vida no Planeta e a Copa do Mundo e suas implicações para a população e a cidade de Manaus, a idéia é estabelecer uma ligação entre o tema tratado na Campanha da Fraternidade e o discurso corrente do tal “legado da copa do mundo” expondo as contradições do tema.
Na concentração serão abordados dois grandes temas: Grandes Projetos para a Amazônia e Copa do Mundo e suas implicações para a população e a cidade de Manaus. Contudo será espaço para expor outras demandas.
Venham! Movimentos e entidades, grupos das mais diversas etnias, comunidades e cidadão identificados com as lutas populares, tragam suas faixas, suas reivindicações, seus gritos e vamos Gritar Pela Vida Grita a Terra... Por Direitos Todos Nós!
Coordenação das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Manaus
Contato: Guadalupe (92) 9120-7657 / 8401-1117 / 3212-9047
Antonio Fonseca (92) 9162-4048 / 8423-0265
Pe. Anselmo Dias (92)8186-9129 / 3212-9042

Nenhum comentário: