PICICA: "A guinada da Igreja ao conservadorismo - e seu consequente recuo depois do avanço do Vaticano II - leva o PT, um movimento fortemente católico - aliás, o maior movimento político vinculado de algum modo ao catolicismo a surgir no Brasil - a ser jogado na berlinda e precisar se agenciar com setores evangélicos para chegar, e se manter, no poder. O que é tão paradoxal quanto as lideranças evangélicas precisarem de um força de esquerda no governo para ascenderem, embora a ascensão dos pobres, mais dos quais seus fiéis, se por um lado representa mais ganhos para seus negócios, por outro lado, é uma ameaça vindoura, pois eventuais laços de solidariedade e segurança social estimulam a laicidade."
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A "Classe C", Católicos & Evangélicos, O Novo Brasil
Os
recentes dados sobre as transformações sociais no Brasil pós-Lula
continuam a sair, sempre acompanhados de certa atenção e gravidade por
parte da intelectualidade brasileira e global. A denominada Classe C
perturba, seja nos impactos meramente econômicos, culturais ou políticos
que sua ascensão resulta ou pode resultar. Quando você for pensar em
"Classe C", "Nova Classe Média" ou, como preferimos, Consumitariado, esqueça simplificações. Se você consegue ver na Classe C apenas tecnobrega,
novelas ou extremistas evangélicos, sua perspicácia é a mesma de quem
só vê arcos e flechas, cocares e "atraso" quando pensa em índios.
Um dado interessante acerca desse fenômeno são as transformações no credo dos brasileiros.
A tendência histórica de decadência do catolicismo e crescimento do
neopentecostalismo, sobretudo do último quarto do Século 20º para cá,
prossegue, só que agora de forma acelerada. Como nos lembra o próprio Rudá Ricci, de quem tomamos a liberdade de linkar o post, saídas fáceis como dizer que o crescimento do neopentecostalismo
no Brasil remete necessariamente à consolidação do Capitalismo, ou
mesmo de seu redesenho por conta da correção de forças sob Lula, é
simplório - inclusive por uma cartografia da realocação dos credos no
Brasil.
Uma dessas
constatações, sobretudo em relação aos neopentecostais, é que as
regiões que experimentaram um considerável aumento do crescimento
econômico em Lula remetem a áreas pouco evangélicas como o Nordeste e
Minas Gerais. Outro ponto a se notar, é que se o avanço do
neopentecostalismo tem muito a ver com a nova realidade urbana
brasileira - coisa que o catolicismo não soube se adaptar - por outro
lado, as novas fronteiras agrícolas, abertas em caráter hiperagressivo
pelo agronegócio, são marcadas pela penetração de um neopentecostalismo 2.0,
com implicações políticas conservadoras e reativas às transformações
atuais. O que não o evento Lulo-Dilmista nada tenha a ver com os
evangélicos.
Em outras palavras, não é que o Capitalismo leve ao neopentecostalismo, ou que o neopentecostalismo nade na mesma direção do evento
produtor da ascensão da Classe C ou coincida com ele, é mais complexo
do que isso - inclusive porque o Brasil é um país cada vez mais laico,
feito de "católicos não-praticantes", que só não estão mais bem
organizados politicamente porque partes relevantes da esquerda insistem
em uma retórica de ateístas contra teístas, quando o que poderia ser
pautado (e o que interessa, afinal) é a laicidade e o anti-clericalismo.
Há algo
que perpassa o fenômeno do Lulismo - e sua continuação descontinuada em
Dilma - é a crise do catolicismo tradicional. Não à toa, Lula é filho
da Teologia da Libertação e é a partir das comunidades eclesiais de base
e das pastorais que o novo-sindicalismo e o PT ascendem. Mas a Igreja
reage a esse catolicismo renovado e prefere se trancafiar em bases
conservadoras, incapazes de compreender o Brasil do final do século 20º -
um misto de hecatombe urbana com a desagregação social do capitalismo
2.0 que as igrejas neopentecostais, flexíveis e ramificáveis soube bem
se aproveitar.
A
aliança que conduziu Lula à Presidência, no já distante 2002, dava
pistas do que poderia ser o resultado final do seu governo. Porque o PT,
majoritário entre os setores organizados da sociedade, percebeu que
esses setores, em vista do tamanho da sociedade brasileira, era
insuficiente, portanto, era preciso abraçar o povão, os pobres - na sua linguagem, na sua estética, em seus desejos. Para um partido de esquerda, no qual o marxismo tradicional
ocupava um papel importante, isso sempre produziu uma certa crise, uma
inquietude senão de personalidade, ao menos de como agir.
A guinada
da Igreja ao conservadorismo - e seu consequente recuo depois do avanço
do Vaticano II - leva o PT, um movimento fortemente católico - aliás, o
maior movimento político vinculado de algum modo ao catolicismo a surgir
no Brasil - a ser jogado na berlinda e precisar se agenciar com setores
evangélicos para chegar, e se manter, no poder. O que é tão paradoxal
quanto as lideranças evangélicas precisarem de um força de esquerda no
governo para ascenderem, embora a ascensão dos pobres, mais dos quais
seus fiéis, se por um lado representa mais ganhos para seus negócios,
por outro lado, é uma ameaça vindoura, pois eventuais laços de
solidariedade e segurança social estimulam a laicidade.
A questão é que o Consumitariado
não é conservador, mas querem - porque precisam - que ele seja. Ele é o
precariado - o bolsão da classe média empobrecida e dos pobres
errantes - autorizado a desejar e com meios para satisfazê-lo; sua
explosão é polifônica e multicolor, justamente pela sua potência, sua
errância e sua propensão a ser quase inominável - e inordenável, por
tabela. A armadilha da economia da dívida é um caminho para tanto.
Fonte: O Descurvo
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