julho 19, 2013

OUTRAS PALAVRAS: Médicos: os números por trás do preconceito; Os muito ricos driblam também o IPVA; De que o Roberto Gurgel tem medo?; Como ludibriar o leitor


Boletim de Atualização - Nº 290 - 18/7/2013


PETRÓLEO BRASILEIRO: UM DEBATE INDISPENSÁVEL

A era do Pré-Sal e suas polêmicas
No mega-campo de Libra, país começa a definir usos de sua nova riqueza. Algumas opções revelam tendência ao imediatismo. Por André Garcez Ghirardi (Outras Palavras)

Por que o leilão de Libra golpeia o país
Não era necessário começar exploração agora. Governo priorizou compromissos com mercado financeiro e atingiu Petrobras. Por Paulo Metri (Outras Palavras)

____________________________________________________________



OUTROS DESTAQUES

Stiglitz: É hora de questionar as patentes
Proibir privatização de genes humanos foi só primeiro passo. Para estimular ciência e inovação tecnológica, sociedades não precisam produzir desigualdades. Por Joseph Stiglitz (Outras Palavras)


Médicos: os números por trás do preconceito
Estatísticas das próprias entidades profissionais revelam: sistema de saúde é marcado por privatização e elitismo. Mas há quem ganhe com esta tendência... Por Paulo Moreira Leite, em seu blog (Outras Mídias)
 
Os muito ricos driblam também o IPVA
Finalmente, projeto quer estender imposto a jatos, iates e helicópteros. Arrecadação pode ser semelhante ao orçamento do Ministério da Cultura. Por Inês Castilho (Blog)

 
De que Roberto Gurgel tem medo?

 Quem diria? Procurador-Geral, que posa de ícone da moralidade, tenta bloquear investigação sobre licitações e contratos firmados em sua gestão. Por Pedro Benedito Maciel Neto (Outras Palavras)

Outra Copa-2014 é possível
Ana Moser, Raí, Hortência, Cafu e outros esportistas lançam movimento para que megaeventos multipliquem direitos sociais, ao invés de limitá-los. Por Ciro Barros, em APublica (Outras Mídias)

Europa: a face hipócrita da “austeridade”
Em nome dela, prosseguem cortes de direitos sociais e já se prevê que aposentadorias caiam a 480 euros. Enquanto isso, jorra dinheiro para bancos. Por Roberto Savio, na IPS/Envolverde (Outras Mídias)

Em Viena, lição de mobilidade e economia
Capital da Áustria reaproveita antigas linhas de bonde para que circulem por ela, a baixo custo, ônibus 100% elétricos. No EcoD (Outras Mídias)

Como ludibriar o leitor
Num episódio emblemático, jornais manipulam pesquisa segundo a qual população os consideraria "confiáveis". Por Luciano Martins Costa, no Observatório de Imprensa (Outras Mídias)

Nenhum comentário: